Case L´Oreal

L´Oreal Brasil reduz custos reais dos fretes em até 30% com apoio do GKO FRETE

A filial brasileira da multinacional francesa de cosméticos L´Oréal está comemorando uma importante marca alcançada por sua área de transportes em 2017: usuária há mais de 10 anos do software GKO FRETE , desenvolvido pela GKO Informática, a empresa que realiza mais de 120 mil entregas por ano conseguiu, através do módulo de Simulação e de relatórios de análises de custos de fretes, compensar o impacto da inflação entre os anos de 2013 a 2017 no fluxo de distribuição final para seus clientes.

Antes do GKO FRETE, a L´Oréal Brasil realizava a conferência de fretes utilizando planilhas eletrônicas que precisavam de entrada de dados manual, o que no final não gerava um banco de dados completo para auxiliar na tomada de decisão. A falta de controle e de visibilidade das operações eram uma constante na rotina da área de transportes, que fazia a validação dos fretes manualmente, por amostragem.

Leonardo Pinheiro, responsável financeiro pela distribuição física da L´Oréal Brasil, comenta que em 2013 o GKO FRETE sofreu uma reformulação. “Em sua reimplantação, foi corrigido e recriado um banco de dados para que a L´Oréal Brasil pudesse obter todas as informações necessárias referentes ao frete”.

Também foram corrigidas todas as falhas relacionadas às interfaces entre o GKO e o sistema corporativo SAP da empresa agregando maior confiabilidade ao banco de dados. Foram implementados a validação eletrônica dos CT-es junto ao SEFAZ, e com intuito de otimizar a rotina dos usuários, foram desenvolvidas automatizações e otimizações em todas as etapas do processo de pagamento. “Para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no software, a L´Oreal Brasil criou uma área administrativa e financeira dedicada para analisar os custos de fretes”, revela Aislan Ventura, Analista de Negócios da GKO Informática.

“Começamos a utilizar o banco de dados gerado pelo GKO FRETE, o que nos proporcionou visibilidade a respeito das oportunidades que tínhamos relacionadas ao frete, e alcançamos nos últimos três anos a redução entre 25 e 30% no frete em termos relativos. Junto com esta ferramenta passamos por uma reestruturação internamente dos nossos processos e controles, desde a mesa de negociação até o pagamento. Esta melhor organização nos possibilita hoje garantir um fluxo de pagamento ágil, de qualidade e sempre garantindo correta alocação e competências contábeis. Um lado interessante e também gratificante de tudo isso e saber que a L´Oréal Brasil não foi única a se beneficiar dessa nova organização, os transportadores também ganharam muito com as otimizações que alcançamos”, destaca Pinheiro.

O executivo aponta que dois grandes benefícios no uso do banco de dados são otimizar e acompanhar as auditorias de frete e ter informações detalhadas que permitem utilizar de forma mais inteligente as tabelas das transportadoras.

“Passamos a analisar a frequência de pedido dos clientes e, com mais alguns desenvolvimentos em nosso sistema corporativo, passamos comparar sistemicamente tabelas de modalidades de frete diferentes e isso nos permitiu otimizar os embarques para o mesmo destinatário. É uma ferramenta estratégica para a gestão de fretes da L´Oréal Brasil e que nos posicionou como referência nesta atividade dentro do grupo L´Oréal”, encerra.

Ver outros cases