Saber como é feito o cálculo de frete é importante tanto para quem contrata frete conhecer as variáveis que as transportadoras utilizam para definir seus custos como para embarcadores que façam parte de seu transporte utilizando frota própria.
Seu cliente entra em contato e chegou a hora de calcular o frete e precificar o transporte. Seu time de logística irá consultar as tabelas de frete que possui para definir qual delas é a que apresenta o melhor custo benefício. As tabelas cadastradas foram repassadas pelos parceiros ou montadas pela própria empresa, quando ela utiliza, em sua estratégia logística, parte do transporte com recursos próprios.
Diferentes fatores, como distância e características do produto, formam o valor do frete. Veja a seguir a melhor forma de realizar o cálculo de frete.
O que é cálculo de frete?
Calcular o frete significa precificar o transporte de algum produto, de forma que esse valor cubra todos os custos de operação, além de render lucro à empresa.
Para realizar esse cálculo, é preciso diferenciar as duas modalidades de frete:
Frete CIF
CIF (Cost, Insurance and Freight) é a sigla em inglês para Custos, Seguro e Frete. Nesse modelo, o pagamento do frete é feito na origem, e a responsabilidade pelo risco e seguro da carga é do remetente.
Frete FOB
A sigla FOB (Free On Board) corresponde em português à expressão Livre a Bordo. Nessa modalidade, todos os custos do transporte, assim como o seguro e gerenciamento da carga, são de responsabilidade do cliente.
Como calcular o preço do frete?
Para calcular corretamente o valor do frete, é necessário levar em conta diversos fatores. Entre eles:
Tamanho e peso da carga
O preço é definido levando em consideração o peso e o espaço ocupado pela carga. Se o tamanho ocupado for maior que o peso, é o primeiro que será levado em conta.
Cargas valiosas
Para cargas valiosas, o frete é calculado em função do valor apresentado na nota fiscal.
Outras características da carga
Além das cargas valiosas, existem outros tipos de características que impactam no valor final do transporte, como cargas vivas ou perecíveis.
Distância percorrida
A distância percorrida impacta diretamente no preço que será cobrado pelo frete. Quanto maior o percurso, mais alto será o custo.
Características do destinatário
Local perigoso ou de difícil acesso são fatores que interferem no cálculo do preço.
Modal de transporte
É necessário analisar como a carga será transportada. O uso de balsas ou outros modais influenciam no valor cobrado pelo transporte.
Quais são as taxas e tributos que incidem no preço?
Na contratação do transporte, é indispensável verificar quais taxas e tributos serão cobrados. O respectivo valor precisará ser embutido no preço final, ou será necessário definir quem ficará responsável por esses custos.
Além dos tributos, as principais taxas referentes ao frete são:
- taxa de coleta e entrega;
- taxa de restrição do trânsito (TRT);
- taxa de dificuldade na entrega (TDE);
- taxa de reentrega;
- frete mínimo.
O que é e como funciona a cubagem?
A cubagem é a forma que as empresas de transporte encontraram para melhor calcular o preço do frete. Ela leva em consideração o peso e o espaço ocupado pelo objeto transportado.
A cubagem é feita para planejar com mais eficiência o processo de carregamento, em especial no transporte de:
- carga muito volumosa, porém leve (deixando de aproveitar todo o peso útil de carga do veículo);
- pequenos volumes, porém pesados demais, deixando de aproveitar espaço do veículo (em virtude do limite de peso).
O cálculo de frete é fundamental para processo logístico, principalmente no caso de embarcadoras ou outras empresas do setor de transporte. Como o cálculo envolve um conjunto de variáveis, é importante que seja realizado com atenção e por profissionais experientes. A tecnologia também é de grande auxílio, e há sistemas especializados em gestão de frete disponíveis no mercado, como a solução oferecida pela GKO Frete.
Este artigo foi útil para você? Gostaria de saber mais sobre como se aprimorar no mercado? Temos um conteúdo para você no qual explicamos os 4 indicadores de logística que a sua empresa deve acompanhar!