Os processos logísticos precisam ser muito bem organizados para que não se tornem uma dor de cabeça para as empresas. É necessário que sejam definidas medidas adequadas para que os procedimentos sejam realizados de forma correta e os colaboradores envolvidos saibam como agir em cada caso.
Para que você tenha resultados mais eficientes nesse sentido, listamos 5 dicas para otimizar os processos logísticos da sua empresa. Acompanhe nos tópicos a seguir!
1. Invista na terceirização de serviços
Terceirizar algumas etapas dos processos logísticos é uma boa alternativa para otimizá-los. Afinal, ao contratar outras empresas para executar atividades, você conseguirá ter mais tempo para as ações de cunho estratégico.
Certamente você já terceiriza atividades operacionais, como o transporte, e reconhece que isso gera resultados positivos. Considere, porém, ampliar o conceito de “outsourcing”, ou seja, buscar fora da empresa a eficiência e competência para algo que não é fundamental fazer dentro de casa.
2. Faça uma auditoria de frete
A auditoria de frete é a atividade de conferência de todas as faturas dos transportadores, para identificar se elas condizem com condições negociadas e as cargas transportadas.
Também podem ser executadas ações para verificar os custos que os fretes têm para cada tipo de produto, a fim de analisar se há a possibilidade de eles serem reduzidos.
Traçar rotas diferentes e considerar outras táticas de entrega são ações a ser pensadas além de fazer as auditorias de frete.
3. Melhore o controle de entregas
É imprescindível que o responsável pela logística tenha um controle das entregas nos processos logísticos. Deve-se analisar tudo o que se passa, desde que um produto sai da companhia até o momento em que ele chega no destino do cliente.
Nesse sentido, contar com sistemas de monitoramento é fundamental. Dependendo da situação, pode ser importante saber exatamente onde a carga está a cada momento, ou apenas saber que foi entregue e que isso ocorreu no local correto.
4. Defina e mensure indicadores de desempenho
Indicadores de desempenho são ferramentas de gestão utilizadas para mensurar resultados e contribuir para a tomada de decisões. Tais métricas servem para orientar o gestor logístico sobre ações que podem ser efetuadas visando otimizar os processos em sua empresa.
Entre os principais indicadores que podem ser monitorados na área logística, destacamos os seguintes:
- nível de serviço de entregas;
- tempo de ciclo do pedido;
- índice de ocorrências;
- percentual de cargas rastreáveis;
- exatidão das notas de transporte;
- cálculo da conta frete;
- tempo de atraso das entregas.
5. Automatize processos rotineiros
A automatização de processos rotineiros também é uma boa alternativa. Atualmente existem softwares de gestão que possibilitam que as atividades logísticas sejam monitoradas a distância pelo gestor.
Além disso, tais sistemas viabilizam a gestão de todas as áreas de transporte, calculando custos de transporte e fazendo a auditoria de fretes, por exemplo. Assim, o gestor tem seu trabalho otimizado.
Seguindo essas dicas, sua empresa conseguirá otimizar os processos logísticos em suas operações. E nós, da GKO Informática, podemos ajudá-lo, oferecendo os melhores softwares do mercado.
Entre em contato conosco e conheça nossos produtos! Certamente você gostará das opções que temos para o seu negócio!
A GKO também disponibiliza software para gestão de armazéns, WMS?
Boa tarde, Tadeu.
A GKO não trabalha com WMS.
Somos especialistas em soluções para gestão de transporte (TMS), incluindo outsourcing de processos do gerenciamento de fretes.
De qualquer forma, estamos à disposição para ajudá-lo caso precise de mais detalhes sobre nossa área de atuação.
Fique à vontade para entrar em contato conosco: https://gkofrete.com.br/contato/
Abs