Estar atualizado com as mudanças do mercado é fundamental para que o melhor serviço possa ser oferecido ao cliente, desde o início da compra até a entrega. A área de distribuição tende a ser repleta de desafios, afinal, diversos fatores são difíceis de controlar, o que pode trazer riscos para toda a operação.
A tecnologia torna-se a melhor aliada, tanto para que esses riscos sejam controlados quanto para garantir a excelência do serviço prestado e do próprio produto comercializado. A utilização de um software para logística de transportes tem um importante papel para que seja possível alcançar a satisfação completa do cliente.
Vamos falar um pouco mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura para entender melhor!
O que é um software para logística de transporte?
Um TMS (Transport Management System) é um sistema responsável por auxiliar a empresa a gerenciar a cadeia de distribuição, desde a expedição até a chegada da carga no destino.
Com isso, dependendo do nível do software contratado, é possível controlar toda a operação, por meio de dados que evidenciam os pontos fortes e as falhas ocorrentes a cada transporte, permitindo a melhoria contínua em todos os processos.
Por que é tão importante implementar na sua empresa?
Os serviços de entrega, quando falham, ocasionam grande insatisfação ao cliente. Ainda que o prestador de serviço seja terceirizado, o responsável pelo frete é sua empresa, e a imagem que fica marcada é a sua.
Sendo assim, a utilização de um software para logística de transporte agrega valor ao seu produto. As falhas tendem a ser reduzidas, e a experiência de compra proporcionada ao cliente auxilia na fidelização e no marketing positivo para sua empresa, o que aumenta a possibilidade de prospecção de novos clientes.
7 funcionalidades que não podem faltar no software para logística de transporte
Cada operação funciona de forma diferente, mas algumas funcionalidades do sistema se aplicam a qualquer organização que depende da logística de transporte, seja qual for o setor. Selecionamos alguns desses fatores para você conferir:
1. Agendamento de entregas
O planejamento de entregas, dependendo do tamanho da operação e do volume de mercadorias a serem despachadas para diferentes destinos, pode ser algo complexo de ser organizado. Isso pode aumentar o risco de atrasos, principalmente quando falamos de mercadorias que precisam ser consolidadas.
O agendamento de entregas é importante porque permite que esse planejamento possa ser otimizado, agilizando as rotas e melhorando o nível de informação para o cliente.
Assim, há vantagem para o cliente, que poderá se organizar para que as entregas sejam recebidas conforme a janela planejada, e para a empresa, que não terá custos de retorno ou diária do veículo contratado, reduzindo os gastos totais de cada operação.
2. Seleção do melhor transportador
A escolha da melhor transportadora não diz respeito apenas a custo. Empresas experientes prestam melhores serviços, mas tendem a custar mais. O ideal é que o sistema de logística possa ajudar a ranquear as opções.
Ter a possibilidade de comparar as transportadoras, seja por ordem de custo, seja de qualidade de serviço, faz com que sua empresa escolha a que mais se adequar a cada entrega, otimizando os custos e mantendo o controle dos parceiros.
3. Confirmação de entregas
A funcionalidade de confirmação das entregas é essencial para que haja o controle de cada mercadoria enviada ao cliente, de maneira que as informações transmitidas a ele estejam corretas, e também para que qualquer problema durante o processo possa ser identificado e eliminado, deixando a operação mais precisa e confiável.
4. Acompanhamento do processo
O processo de entrega deve acontecer dentro do prazo planejado e precisa ser bem controlado, pois, se houver falha, não importa a qualidade do produto, o cliente ficará insatisfeito, o que influencia diretamente na imagem da sua empresa.
O mínimo que um sistema para logística de transporte deve oferecer é a opção do monitoramento de cargas, que permite que tanto a empresa embarcadora quanto os clientes possam acompanhar a entrega em tempo real.
Com isso, qualquer imprevisto que aconteça durante um frete pode ser controlado de forma mais rápida, e o cliente pode ser avisado logo que o problema ocorrer, fazendo-o confiar mais na empresa graças à transparência da informação.
5. Planejamento de embarques
Para empresas que possuem um grande fluxo de entregas com destinos diferentes, ter um sistema que ofereça um bom planejamento de embarques é essencial para redução dos custos e otimização dos prazos de entrega.
Com este recurso se pode assegurar que sempre se utilizará os veículos mais adequados, na melhor rota, reduzindo ociosidade e assegurando custos ótimos.
6. Gestão de custos
Um sistema para logística de transportes reflete na gestão de custos de diversas formas. Os dados gerados pelo sistema podem ser facilmente analisados e comparados, fazendo com a equipe consiga encontrar erros e eliminar os gargalos.
Os custos podem ser reduzidos com a otimização das rotas de entrega, automação das rotinas logísticas e da mão de obra da equipe responsável, com a comparação dos custos cotados e dos realizados, entre outras possibilidades.
7. Auditoria de fretes
O controle dos custos é fundamental para que o negócio se mantenha competitivo, principalmente em um mercado repleto de concorrentes, afinal, manter os gastos dentro do planejamento também auxilia para que o melhor preço possa ser oferecido ao cliente.
Por esse motivo, é preciso saber exatamente o que está sendo gasto com os fretes, e comparar se esse custo é o que havia sido cotado no início da negociação. O grande problema é que essa atividade se torna muito trabalhosa e pouco confiável quando feita de forma manual.
Ter um sistema que faz a auditoria de fretes de forma automática permite que a empresa não tenha grandes custos com mão de obra, e ainda assim consiga resultados confiáveis e mais precisos.
Para que todas as funcionalidades gerem os benefícios planejados, contratar uma empresa com experiência comprovada no mercado faz com que sua empresa possa trazer confiança nas operações, e, com isso, melhorar a competitividade no mercado.
Para ampliar sua vantagem competitiva, é preciso que a organização invista em soluções que deixem a operação mais precisa, reduzam as falhas e potencializem os lucros. A utilização de um software para logística de transporte pode ser o que sua empresa precisa para melhorar sua operação e deixá-la exatamente como seu cliente deseja.
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