As organizações que trabalham com a área de logística e não fazem uma gestão de transporte adequada acabam gerando mais custos aos seus negócios. Uma das maneiras para diminuir esse problema é utilizar o sistema em nuvem, pois proporciona menos despesas, mais segurança, agilidade nos processos e, consequentemente, lucratividade.
Por isso, não perca tempo e nem dinheiro com infraestrutura de software e hardware físicos robustos, eles já estão ultrapassados. Agora, a tendência é empregar a tecnologia de ponta a ponta para obter o máximo de informações e a otimização dos processos.
Então, vamos entender mais a respeito do tema lendo a entrevista do gerente de produto do Confirma Fácil, Pedro Ubirajara. Podemos começar?
O que é um sistema em nuvem?
Para explicar o sistema em nuvem, é preciso dividir a resposta em duas. Primeiro, entender que a nuvem é uma rede de computadores (servidores) dotados de softwares e bancos de dados que são executados nesses locais. Ela também é conhecida como Software as a Service (SaaS), ou seja, um aplicativo que é instalado e configurado no ambiente virtual e, a partir dela, é executado.
Assim, os servidores de nuvem estão localizados em data centers espalhados pelo mundo todo. Consequentemente, usuários e empresas não precisam gerenciar servidores físicos e nem de sistemas em seus computadores.
No entanto, para esse serviço, existem duas modalidades básicas: a pública e a privada. A pública significa que você e qualquer um que tenha contratado o trabalho compartilhem o mesmo aplicativo e servidores. Já a privada é o oposto, pois é disponibilizado para o usuário um aplicativo e servidores dedicados, de tal forma que ninguém poderá acessá-los, a não ser a pessoa autorizada.
Da perspectiva de custos, a pública é mais barata que a privada. No entanto, esse recurso se modernizou nos últimos anos, devido à popularização da computação remota e pelo aumento do uso de dispositivos móveis.
Como esse sistema em nuvem funciona para garantir a gestão de monitoramento de entregas logísticas?
Usaremos, como exemplo, o sistema em nuvem do Confirma Fácil. Ele tem o propósito de acompanhar a entrega de uma mercadoria e os eventos que ocorrem nesse processo. Desse modo, o número da nota fiscal e/ou número do pedido são indicadores que possibilitam isso.
Por ser virtual, a garantia da gestão desse processo está na flexibilidade que o usuário tem em utilizar a plataforma de qualquer lugar e dispositivo que esteja, desde que tenha acesso à internet. Ele informa, inclusive, quase em tempo real o que está acontecendo em campo.
Muitos softwares disponibilizam aplicativos mobile que facilitam o acesso e o envio de dados daquele que está operando o serviço. Em resumo, a alta disponibilidade e flexibilidade oferecem às empresas a capacidade de se monitorar processos, no nosso caso, o de entregas logísticas, pelo Confirma Fácil e seus aplicativos mobile.
Qual é a importância de integrar a tecnologia para a gestão de monitoramento de entregas logísticas?
Hoje, principalmente, nessa área de logística, deseja-se saber o que está acontecendo com a entrega de uma mercadoria, onde ela está, se vai atrasar ou antecipar etc. A tecnologia, tanto de software quanto de hardware, vem evoluindo com velocidade para poder atender às expectativas do mercado. Sobretudo, segundo Pedro, da perspectiva das empresas e dos seus clientes.
Afinal, os sistemas em nuvem e os aplicativos mobile trazem essas tecnologias. Assim, possibilitam às organizações ser mais ágeis e melhores no atendimento dos seus consumidores, que também ganham mais visibilidade do processo de entrega logística.
Por que o sistema em nuvem é indicado para as empresas que precisam de agilidade na troca de informações?
O sistema em nuvem permite o acesso de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo. Eles ajudam, principalmente, as operações que requerem informações de campo e que estejam, o mais breve possível, disponíveis para os gestores.
Saber o que está acontecendo naquele exato momento proporciona às empresas a oportunidade de corrigir eventuais problemas. Ainda, resolvê-los ou contorná-los, trazendo maior transparência e mais qualidade ao atendimento para o cliente final.
Por que há uma redução nos custos de infraestrutura com o sistema em nuvem?
Até o início dos anos 2000, a maioria dos sistemas que as organizações adquiriam eram instalados e configurados usando a sua própria rede de computadores. Para manter toda a infraestrutura necessária trabalhando, visando a ter um data center estável, escalável e confiável, era preciso uma equipe de Tecnologia da Informação com diversas especialidades.
Entre elas, estavam analista de redes, administrador de banco de dados, administrador de servidor, entre outros. Além disso, somava-se aos custos dos projetos a atualização dos aplicativos, que variavam muito conforme o produto.
Entretanto, com o advento dos sistemas em nuvem, que têm sua própria infraestrutura e pessoal para mantê-los, as empresas não necessitam mais ter equipes de TI grandes. Inclusive, há aquelas que, em alguns casos, nem têm uma. Também, o uso de infraestrutura se reduz ou até desaparece completamente, ficando-se com o mínimo para possibilitar que se faça uso dessa plataforma.
Portanto, os custos internos e as despesas gerais da TI são minimizados porque o provedor do sistema em nuvem mantém os servidores e a estrutura que sustentam a aplicação. Dessa forma, a empresa só paga o valor da assinatura cobrada.
Quais as outras vantagens em destaque do sistema em nuvem?
Existem diferentes benefícios do sistema em nuvem, além do custo. São eles:
- acessar de qualquer lugar e em todo dispositivo: essa característica permite que as empresas possam ter colaboradores pelo mundo trabalhando com o dispositivo que desejarem;
- não requer projetos de atualizações ou instalações: as correções e atualizações de melhorias são realizadas pelo provedor do serviço;
- oferecer escalabilidade do sistema: o provedor é que se preocupa com os espaços no banco de dados, a performance do sistema e sua estabilidade, conforme o negócio da organização cresce e gera demandas a mais;
- ter agilidade na troca de informações: gestores e colaboradores se comunicam rapidamente por meio de dispositivos mobile com acesso à internet. Logo, há um fluxo maior de informações em tempo real para ajudar nas tomadas de decisões;
- garantir segurança no armazenamento das informações: mais um benefício é que os dados armazenados ficam protegidos, pois, são realizados backups automáticos, tornando mais fácil recuperar as informações, com segurança 24 horas, devido à criptografia. Além desses, ainda há a vantagem da otimização dos processos e a possibilidade da customização.
Como o sistema da Confirma Fácil funciona?
O sistema Confirma Fácil é em nuvem pública, portanto, comercializado como serviço. Ele pode ser acessado de qualquer lugar ,desde que haja uma conexão de internet disponível. Também oferece dois aplicativos mobile: um para o transportador e outro para ser usado pelos gerentes do processo de entrega logística.
Afinal, a implementação técnica dele segue as melhores práticas de desenvolvimento de software. Ele separa a camada de apresentação do sistema da parte interna, em que as regras de negócio, os acessos aos dados e todo o processamento deles acontecem.
O sistema em nuvem confere às empresas mais mobilidade e segurança, permitindo a maior produtividade e redução de custos. Tudo isso se reflete na satisfação dos clientes, favorecendo maior lucratividade do negócio.
Se deseja saber mais sobre a plataforma e os serviços oferecidos, convidamos você a acessar o site para tirar suas dúvidas.