Com a concorrência global, as empresas procuram oferecer produtos com melhores preços e qualidade. Esta concorrência consiste em buscar a redução dos seus custos de fabricação e movimentação de seus produtos. A busca por aumento do lucro faz com que sejam reformuladas as operações, inclusive no setor de logística.
Com a busca em reduzir os custos logísticos, ocorre a necessidade de gerenciar cada vez mais e com mais rigor os custos relacionados ao transporte. Nesse momento entra o apoio da tecnologia.
Atualmente, existem simuladores que realizam um planejamento completo do transporte, desde o recebimento da demanda até a liberação da carga e esse processo acaba diminuindo custos e aumentando a velocidade e acuracidade da operação. Otimizam o máximo possível das cargas, diminuindo os embarques fracionados e reduzindo a quantidade de veículos embarcados por dia.
Esses sistemas permitem um planejamento automatizado para geração do Picking List de separação e da relação das viagens necessárias para realização das entregas, determinando o transportador e tipo de equipamento necessário. Leva em consideração informações disponíveis e relevantes para o contratante do frete com base em diversas regras para a separação, transporte e entrega.
Algumas características desse tipo de sistema.
Materiais
Possibilitam o cadastro dos materiais, considerando a possibilidade de manter informações como: Cubagem, Volume e Regras de paletização.
Agendamento
Permitem a comunicação junto ao cliente através do agendamento da carga desde a integração do pedido até a entrega final.
Romaneio
Através de regras pré-definidas, realizam a montagem automática das cargas, considerando regras negociadas com os transportadores, clientes e características do embarcador. O processo tem um fluxo de aprovação e pode ser integrado ao ERP permitindo o acompanhamento de status das cargas.
Cálculo de Frete
Linhas de cálculos de fretes podem ser calculadas para o pagamento ou comparações de valores junto a transportadoras.
Notfis
Enviam o arquivo Notfis para a geração do CTE.
Resumindo, esses sistemas resumem em um clique o Picking List de separação e uma relação de todas as viagens necessárias para realização das entregas, levando em consideração o que é relevante para o contratante do frete.
Reforçando, alguns dos principais objetivos que os simuladores precisam observar são:
- escolha dos transportadores aptos a realizar as entregas demandadas;
- cálculo das quantidades em unidades de movimentação e armazenagem de cada item;
- distribuição dos volumes ou paletes dentro das capacidades de cargas de cada tipo de veículo disponibilizados pelo transportador;
- garantia que o valor a ser pago pelo transporte é o menor entre as diversas combinações possíveis para a demanda de transporte apresentada;
- evitar devoluções ou reentregas provocadas por restrições burocráticas no local de entrega;
quantidades de viagens ou cargas dentro da capacidade que o destinatário poderá receber em um dia; - assegurar a chegada em data ou hora adequada para o destinatário;
- garantir que os produtos estejam embalados ou paletizados conforme combinado com o destinatário.