Diversos fatores devem ser observados para vencer a concorrência no mercado. Dentre eles, está trabalhar com uma operação mais enxuta, sem perder a eficiência e qualidade dos serviços, garantindo a satisfação dos clientes. Em relação aos processos logísticos, um elemento que pode contribuir para esse objetivo ser alcançado é a simulação de frete.
Isso porque o valor cobrado para realizar a entrega de uma carga está entre os principais aspectos que compõem a decisão de compra e negociações por parte do consumidor, tendo em vista que, em muitos casos, o montante gasto com o frete vai recair diretamente no preço dos produtos, o que pode aumentar as chances de desistências de parceiros. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar a importância de contar com a simulação de fretes e como a tecnologia pode ajudar nesses casos. Confira!
De que forma o frete influencia as operações logísticas?
O valor do frete está entre os principais custos logísticos de uma empresa. Além disso, fazer o cálculo do frete é um dos principais desafios dos negócios em relação ao transporte de cargas, afinal, um cálculo mal executado pode ocasionar sérios prejuízos.
Entre as variáveis que integram o valor final do frete estão associadas as questões pertinentes à operação de transporte, por exemplo, tipo de frete, tipos de carga, tributos e taxas. Sendo assim, por envolver tantos pontos, pode se tornar uma tarefa muito complexa.
Entre os tipos de frete, podemos destacar o frete direto, realizado entre a empresa contratante a transportadora, em que o produto vai do remetente ao seu destinatário final. Também há o frete por subcontratação, em que a transportadora repassa o frete a outras organizações e administra toda a logística da entrega. Além disso, existe o frete por redespacho, no qual a retirada da mercadoria é realizada na empresa contratante.
Em relação aos tipos de carga, a modalidade fechada é aquela em que há alto volume e ocupa todo o espaço do veículo, enquanto a fracionada se trata do transporte de pequenas quantidades de produtos variados, entregues a diversos destinatários.
Após tantas variáveis, é comum que os embarcadores penem para calcular o frete de forma precisa e rentável. Sendo assim, uma boa ideia é contar com a tecnologia, levando em conta que um sistema para simulação de frete consegue cruzar todas as informações mencionadas automaticamente e entrega ao embarcador o preço mais adequado, ajudando-o a fazer a melhor escolha.
O que é a simulação de frete?
No processo de simular o frete está a escolha de um bom parceiro. Afinal, confiar a carga para que um terceiro faça a entrega com responsabilidade e eficiência é um grande diferencial competitivo, além de agregar valor às operações do negócio.
Por meio do uso de um simulador específico para realizar o cálculo do frete, é possível verificar alguns indicadores para que o embarcador faça uma cotação e identifique a melhor opção.
Os indicadores são variados e ficam a critério do responsável por fazer a simulação, como região, prazo de entrega, transportador e muito mais. Dessa forma, fica mais fácil compreender o custo do serviço de transporte e qual a empresa ideal para realizá-lo.
Como funciona a simulação de frete?
A simulação de frete ocorre por meio de uma ferramenta usada para agilizar os cálculos na hora da cotação. Nesse caso, em vez de requerer um novo cálculo de valores cada vez que precisar de um frete, é possível que, em parceria com as transportadoras, a companhia elabore uma tabela de simulação de frete.
Essa tabela contará com dados sobre os valores das transportadoras cadastradas, assim, ao colocar as informações da entrega ou coleta a ser realizada, por exemplo, modal de transporte desejado ou tipo de carga, destino e demais fatores, a solução vai calcular os valores e os prazos de maneira automática.
Quais erros a simulação de frete ajuda a evitar?
A simulação de frete ajuda a evitar alguns erros prejudiciais às operações logísticas de uma empresa. Veja quais são!
Cálculo dos valores
Caso a companhia realize o cálculo do valor de frete de maneira errada, pode ocorrer o risco de perder a credibilidade, o que afeta negativamente a imagem da empresa em geral. Desse jeito, o simulador de frete, ao automatizar essa tarefa, também colabora para que o cálculo de valores seja executado corretamente, o que impacta diretamente o relacionamento com seus parceiros.
Dados sobre a entrega
Uma ferramenta que simula o frete funciona para além de somente disponibilizar cálculos corretos em relação aos serviços, levando em conta que gera algumas informações relacionadas ao processo de entrega, por exemplo, prazo para finalizar o pedido.
Assim, existe a chance de passar informações exatas para quem entre em contato com o atendimento da organização, o que pode ser mais uma vantagem competitiva para o embarcador.
Como escolher uma ferramenta de simulação de frete?
Para alcançar os resultados esperados, é necessário que a empresa embarcadora saiba quais questões avaliar ao escolher o melhor simulador de frete conforme as necessidades do negócio. Sendo assim, separamos alguns pontos que precisam ser observados.
Registro das operações
Com a finalidade de o negócio ter um controle mais efetivo nas operações logísticas, é fundamental criar um registro de todas as demandas. Por esse motivo, o mais adequado é que a companhia procure por uma solução que realize auditorias, nas quais serão apontadas as performances de todas as tarefas desenvolvidas, bem como ofereçam dados significativos para a tomada de decisão.
Desenvolvimento e mecanismos de gestão
Veja se a empresa responsável por fornecer o simulador desenvolve mecanismos de gestão e integração, de forma que todos os processos do negócio sejam otimizados. Com isso, existe a oportunidade de promover a integração entre seus parceiros e a logística da empresa, influenciando a qualidade do serviço.
Informações geradas pelo sistema
Outra dica importante é fazer um teste da solução e, dessa forma, conferir quais são os principais dados adquiridos pelo sistema. Entre as principais informações às quais os colaboradores podem ter acesso, estão:
- gráficos que proporcionam ao negócio os dados realizados com transporte;
- número de CT-e expedidos;
- total de entregas realizadas dentro e fora do prazo;
- conferências dos fretes realizados;
- consulta dos comprovantes de entrega etc.
Verificação dos erros
A capacidade do simulador de identificar eventuais erros nos processos logísticos é outra questão que precisa ser observada. Por exemplo, existem ferramentas que conseguem detectar incoerências até mesmo nas cobranças encaminhadas pelas transportadoras.
Com isso, há como averiguar casos que registraram algum tipo de divergência e realizar todas as conferências diretamente com a empresa parceira.
Automatização das operações de frete
É importante contar com uma solução completa e que atue em prol da redução de erros, e isso pode ser alcançado por meio da automatização das diferentes funções. Sendo assim, verifique as possibilidades disponibilizadas pelos recursos que eliminam a necessidade de cálculos manuais, além de minimizar a chance de inserir informações em planilhas. Esse cuidado vai fazer com que consiga transmitir mais confiança para fornecedores, clientes e outros parceiros.
Quais os benefícios da simulação de frete?
Adotar a simulação de frete pode proporcionar diversos benefícios para a empresa. Confira os principais, a seguir!
Ajuda na identificação do valor mais competitivo
O simulador de frete assegura a escolha do preço mais competitivo para cada caso. Em uma empresa, existem várias formas de alcançar esse diferencial em relação à concorrência. Ao atingir diferentes patamares nessa questão, surge uma chance a mais de atrair e fidelizar novos clientes, além de criar propagadores do negócio, em que os próprios parceiros incentivam a negociação com outras pessoas.
Por intermédio do simulador de frete, em tempo hábil, a organização poderá realizar um cálculo que seja mais competitivo, o que eleva a satisfação dos clientes em relação ao negócio.
Apresenta dados centralizados
Por se tratar de uma ferramenta inteligente que reúne as informações e permite a análise detalhada desses dados, é possível ter um melhor alcance dos resultados, que poderão ser verificados da melhor forma. Essa centralização também é importante para administrar o relacionamento com as transportadoras, integrar recursos para rastrear mercadorias e planejar programas de fretes de maneira efetiva, o que evita problemas que possam ocasionar erros e aumento dos custos logísticos.
Oferece mais agilidade
Na empresa ainda é necessário procurar por opções que permitam aos seus colaboradores desenvolverem atividades mais estratégicas.
Caso os integrantes do time precisem realizar cálculos manuais do valor de frete, além de aumentar as possibilidades de falha (principalmente pela quantidade de contas diárias), aquele funcionário perde a oportunidade de executar demandas que, de fato, influenciam os resultados. Dessa forma, o simulador de frete colabora para:
- redução dos casos de retrabalho;
- aumento da produtividade;
- maior eficiência nas entregas, entre outros.
Diminui os custos
Minimizar os custos é uma das grandes preocupações dos gestores de todos os departamentos da empresa, e na logística não é diferente. Então, procurar essa redução de gastos sem perder a qualidade da operação deve ser um propósito do negócio, e a simulação de frete pode contribuir.
Como o simulador gera diversas alternativas para o frete a ser realizado, avaliar e escolher opções mais rentáveis se torna uma tarefa mais fácil. Dessa forma, ao escolher a transportadora com melhor custo-benefício você consegue economizar alguns custos.
Proporciona efetividade nas entregas
Outra vantagem da simulação é gerar informações mais assertivas e precisas. Isso significa que o embarcador pode confiar nos dados simulados e optar pelo fornecedor mais benéfico para realizar o serviço de transporte. Assim, quando o embarcador escolhe a transportadora com melhor performance, ele acaba assegurando mais efetividade nas entregas.
Contribui para o alcance de negociações otimizadas
O bom uso da ferramenta de simulação de frete também permite que o embarcador possa testar alternativas diferentes para identificar quais vão proporcionar melhores resultados e, com isso, ocasionar menor impacto na tabela para o transportador.
Aumenta a vantagem competitiva do negócio
Pelo fato de o simulador realizar um comparativo rápido dos valores de fretes, a empresa tem a oportunidade de escolher a transportadora mais interessante e competitiva, o que vai melhor seu próprio preço.
Além disso, os parceiros da empresa buscam por agilidade e qualidade, bem como desejam que suas entregas sejam realizadas com a maior rapidez possível, mas é claro que sem perder a segurança. Sendo assim, um simulador de frete otimiza os processos, o que é importante para a garantia da satisfação do cliente e, consequentemente, colaborar para o aumento da vantagem competitiva do negócio.
Como a simulação influencia a redução de custos?
A simulação de preços de frete possibilita uma avaliação em tempo real, conforme a carga vai sendo montada, disponibilizando as melhores alternativas considerando os custos. Assim, a ferramenta oferece preços de acordo com tabelas de prazos e valores publicadas pelas transportadoras. Com isso, o embarcador pode escolher a melhor opção para seus negócios durante a simulação, garantindo as taxas mais vantajosas e com um menor custo.
É importante ressaltar que o sistema em si não gera grandes dificuldades de operação, sendo de fácil manuseio. Então, grande parte da confiabilidade do processo está no sistema que realiza essas simulações. Por este motivo, é notória a necessidade de escolher uma solução logística adequada às demandas do negócio, que ofereça segurança e gere, de fato, rapidez e oportunidade para minimizar custos de frete da sua operação.
Logo, antes de adquirir um sistema como este, é necessário verificar a reputação e referências do fornecedor da ferramenta no qual pretende efetuar a contratação. Outra questão que deve ser destacada está ligada ao uso dos simuladores de frete em parceria com outras boas práticas logísticas, como a análise de indicadores de desempenho e, dessa forma, averiguar a eficácia após a adoção do recurso.
Conseguiu entender melhor o que é a simulação de frete e como funciona? Então, essa pode ser uma boa oportunidade para contar com uma ferramenta eficaz, que vai gerar melhorias nos processos logísticos da empresa, reduzir custos e proporcionar os demais benefícios apresentados neste conteúdo, contribuindo, assim, para o alcance de melhores resultados e aumento da competitividade da empresa no mercado.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para conhecer as soluções da GKO para simulação de fretes.