Ter bons relacionamentos é essencial para a sobrevivência de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Apesar de muito se falar sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente (ou Customer Relationship Management – CRM), existem outras relações que merecem total atenção no universo empresarial, como o relacionamento com transportadoras.
No setor da logística, por exemplo, o bom relacionamento com transportadoras traz benefícios que vão além da redução dos custos com o trabalho. A correta gestão nesse setor garante mais agilidade, competitividade e capacidade de superar desafios tão comuns nessa área.
Ou seja, uma empresa que firma parcerias concretas com os responsáveis pela sua logística é capaz de conquistar muitas vantagens financeiras e estratégias. Além, é claro, de fortalecer o seu relacionamento com os clientes, que terão as suas demandas atendidas da melhor forma.
Nesse contexto, como é possível desenvolver a mais eficiente gestão de relacionamento com transportadoras? Confira algumas dicas!
Priorize a transparência e a ética nos processos
Uma empresa que não segue os princípios da transparência e da ética provavelmente não terá vida longa no mercado. Porém, na área da logística, manter uma postura impecável é ainda mais essencial.
Isso porque a responsabilidade dessa área envolve mais do que a negociação de preços e prazos. Pense, por exemplo, que o trabalho da empresa não termina quando os seus produtos estão embalados. Eles precisam chegar até o seu destino final, seja ele o revendedor ou o próprio cliente.
Ou seja, a logística, ainda que terceirizada, é como mais um processo da empresa. Se o item chegar às mãos do consumidor avariado ou, então, não chegar, a culpa não é da transportadora — é da sua marca.
Por isso, seja transparente em relação às suas demandas, respeite os contratos e não pressione a transportadora além do que foi combinado, fazendo com que o serviço perca qualidade e o relacionamento seja abalado.
Estabeleça canais de comunicação
Comunicar-se é sempre a melhor forma de manter um bom relacionamento com as transportadoras. Ao fechar um contrato, por exemplo, é essencial que sejam bem definidas as demandas, os tipos de cargas, os preços etc.
Durante a execução do trabalho, manter contato com os responsáveis também é essencial. Dessa forma, é possível, por exemplo, rastrear as entregas e repassar as informações para os clientes, e também agir, caso seja necessário.
Além disso, caso aconteça algum imprevisto, os canais de comunicação certos vão permitir que a sua equipe responda em tempo hábil, com responsabilidade e profissionalismo.
Portanto, estabeleça canais de comunicação que funcionem para ambas as partes, sejam eles aplicativos, e-mails, telefones ou softwares específicos.
Tenha uma relação de confiança no relacionamento com transportadoras
A confiança é outro fator essencial nessa gestão de relacionamento na logística. Por isso, antes de fechar a parceria com uma transportadora, vale a pena avaliar se as competências dessa empresa estão de acordo com a sua demanda.
Alguns parâmetros que podem nortear essa decisão são o custo-benefício, o cumprimento de prazos, o padrão de qualidade, a sustentabilidade, os valores e o suporte ao cliente.
Ao perceber que a fornecedora oferece aquilo que você precisa, esforce-se para estabelecer a confiança e uma relação amigável entre vocês. Lembre-se de que boas parcerias podem ajudar em momentos decisivos e de que juntos é possível driblar as dificuldades financeiras, de infraestrutura etc.
Organize os processos e mantenha um bom nível de integração
Pouco vai adiantar contratar a melhor transportadora do mercado e ter um relacionamento bem estruturado se os processos dentro da sua própria casa (no caso, a sua empresa) não funcionarem como deveria, não é mesmo?
Na verdade, a desorganização por parte da empresa contratante pode ser fatal para essa relação. Os prejuízos para o próprio negócio provenientes de processos mal acompanhados ou mal estruturados são claros, mas como eles podem afetar a transportadora?
Imagine, por exemplo, que o setor de logística combina com a transportadora para recolher determinados volumes, em determinado dia. Quando a transportadora chega, a carga não está pronta, o que vai atrasar o seu trabalho e comprometer a qualidade do serviço para que a entrega chegue no prazo combinado.
Além disso, processos desorganizados podem fazer com que haja desencontros nas informações: a sua equipe pode afirmar que entregou à transportadora um número determinado de pacotes, mas a contratada assegura que não. Percebe como essa saia justa pode abalar a relação entre vocês?
Não se esqueça também de que os processos entre empresa e transportadora devem estar bem alinhados desde o primeiro dia de serviço, para que não aconteçam desencontros e consequentes prejuízos para os dois lados. Por fim, permita que a contratada conheça a demanda, as necessidades e os processos do seu trabalho, para que possa se adaptar ou solicitar ajustes, se necessário.
Negocie com respeito
Um bom relacionamento com transportadoras se baseia no “ganha-ganha”. Ou seja, os dois envolvidos devem ser beneficiados e, claro, respeitados.
Da mesma maneira que a contratada precisa conhecer os seus processos e necessidades, a sua empresa também precisa garantir que está trabalhando de forma alinhada com os entregadores. Somente assim essa relação tem chances de se tornar uma parceria forte e duradoura.
Seja claro e respeitoso durante as negociações, expondo os desafios, as oportunidades, os prazos e demais fatores que devem ser considerados. Esteja aberto a ouvir o outro lado, buscando um acordo transparente.
Procure manter esse mesmo respeito no dia a dia de trabalho, cumprindo o que foi acordado em relação aos prazos, volumes, documentação dos lotes, fretes e pagamentos.
O relacionamento com transportadoras no setor da logística é tão fundamental quanto pode ser desafiador, mas se você costuma ter problemas com essa gestão, vale a pena analisar friamente se está falhando em alguma etapa. As nossas dicas são um bom norte para que as interações aconteçam de uma forma mais eficiente e profissional.
Tenha sempre em mente que boas parcerias são capazes de fazer os dois negócios sobreviverem a qualquer situação que aconteça no mercado, inclusive às crises. Porém, para que elas sejam sólidas, é preciso que os dois lados estejam perfeitamente alinhados e sejam respeitados e beneficiados.
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