Da forma como percebemos, reduzir custo de frete é uma das maiores prioridades para as empresas embarcadoras, que estão constantemente na busca de novas soluções e sistemas para diminuir as despesas e elevar o faturamento. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo sobre o tema.
O nosso objetivo é apresentar as melhores dicas para a sua gestão, demonstrando como a tecnologia, o planejamento e a capacitação podem elevar a rentabilidade e a qualidade dos seus trabalhos. Então, não perca tempo e acompanhe!
Qual o impacto dos custos do frete para as empresas embarcadoras?
Para quem embarca as mercadorias, o custo logístico é um dos maiores drenos de recursos em toda a operação. Por conta disso, bons gestores estão sempre atentos a novas tendências, soluções, métodos e sistemas, com o intuito de automatizar etapas e cortar gastos.
Entre os principais problemas, por exemplo, há a flutuação constante do preço do combustível — além do fato de que esse insumo está cada vez mais caro. Mas tratando-se de combustíveis, não é como se os embarcadores contassem com alguma alternativa — já que esse custo impacta diretamente a transportadora, sendo repassado no frete.
É por isso que as embarcadoras devem se atentar a soluções alternativas para a redução do custo do frete. Afinal de contas, se não é possível lidar com o principal problema na composição desse custo (combustível) de maneira direta, a melhor solução é focar na eficiência e otimização de tudo que estiver ao seu alcance.
Quais as 7 melhores dicas para reduzir custo de frete?
Planejamento, tecnologia e muito mais. Em um todo, elencamos 7 dicas práticas e importantes para a redução do custo logístico na sua gestão. Dê uma olhada!
1. Elabore um planejamento enxuto e eficiente
Tudo começa com o planejamento. A logística é um dos setores que mais se beneficiam desse tipo de abordagem — organizada, disciplinada e orientada por dados. Aqui, falamos especialmente do planejamento operacional, que envolve desde a roteirização até uma análise cuidadosa da própria gestão.
Com uma supervisão atenta e diagnóstica, é possível identificar pontos de melhoria em toda a operação. Assim, é possível aplicar correções em tempo real, estancando desperdícios, coibindo práticas e vícios operacionais, e estabelecendo uma comunicação mais direta e corretiva com quem está na linha de frente do seu trabalho.
2. Identifique todos os custos no mercado
Enquanto Gestor Logístico de uma embarcadora, é seu papel identificar os melhores valores e prestações de serviço no mercado. A fidelidade com uma transportadora só pode existir após comprovada a eficiência e a pontualidade na execução do serviço. Enquanto você não atinge esse ponto, é necessário sondar o mercado.
Muito além de avaliar a qualidade e a reputação dessas empresas, é importante estudar as diferentes tabelas de custo. Inclusive, uma excelente forma de reduzir custos é por meio da localização de transportadoras, trabalhando com empresas específicas de acordo com a rota e a região.
3. Encontre e contrate parceiros confiáveis
Agora, um complemento à dica anterior. Depois de sondar muitas transportadoras, é momento de avaliar a confiabilidade de cada uma delas. Mais do que tudo, é importante entender o impacto que essa parceria exerce sobre a satisfação do seu consumidor, pois é a transportadora que faz esse último contato, e não a sua marca.
Assim como a dica anterior, isso exige pesquisa, dedicação e planejamento. Aqui, você avalia muito mais do que a competitividade dos preços, mas, principalmente, a qualidade, a responsabilidade e a consistência dos serviços prestados por essa marca, que tem um impacto gigantesco sobre a percepção do seu cliente.
4. Preste atenção aos dados de envio
Grande parte dos problemas relacionados a uma entrega surgem por conta de inconsistências no endereço do destinatário. Por isso, é fundamental escolher um bom mecanismo de coleta desses dados. É importante contar com formulários inteligentes, inclusive, capazes de identificar um CEP e facilitar o preenchimento para o cliente.
Com essa iniciativa, aparentemente simples, mas essencial, é possível reduzir drasticamente o número de entregas malsucedidas, que muitas vezes acontecem por um erro de informação inserida pelo próprio consumidor. Aqui, assim como em muitas outras etapas, a tecnologia é essencial.
5. Negocie o agendamento com clientes de pedidos frequentes
Como todos sabemos, qualquer veículo rodando em LTT (menos do que a capacidade de carga) acaba onerando mais custos na composição do frete. Por isso, é do interesse do embarcador garantir que as frotas saiam o mais cheias possíveis, justamente para evitar a repetição de rotas e a elevação dos custos.
A dica aqui é começar a incentivar os seus clientes frequentes, com pedidos recorrentes, a agendarem a entrega dos pedidos em datas estratégicas. Assim, é possível combinar o despacho de cargas cheias, evitando que as unidades rodem com “less than truckload”, menos do que a capacidade de carga.
6. Simule todas as condições com um bom sistema especializado
Com um bom sistema para a simulação de fretes, a sua gestão ganha um edge competitivo sobre as demais marcas. Com esse tipo de ferramenta, a empresa embarcadora ganha agilidade nas cotações, acessa ofertas de valores mais competitivos, otimiza suas negociações e consulta informações mais precisas.
No fim das contas, isso se converte em uma grande vantagem competitiva. O embarque das mercadorias acontece com maior velocidade, precisão e economia. Entre todas as dicas citadas, essa é uma das mais transformadoras em qualquer gestão.
7. Adote um sistema de gestão de fretes
Para fechar com chave de ouro, mais uma dica de estímulo à tecnologia. Um bom sistema TMS é capaz de revolucionar a sua gestão, movendo o seu controle das velhas planilhas para uma plataforma moderna, de interface intuitiva e com livre consulta a informações e relatórios emitidos em tempo real.
Com isso, o gestor ganha uma supervisão facilitada a todos os aspectos da gestão e consegue navegar confortavelmente por custos, operações, calendários e demandas, de maneira simples e rápida. Uma solução como o GKO Frete, por exemplo, é conhecida por promover economias substanciais às empresas.
Funções como a Auditoria de Frete conseguem entregar uma economia operacional de 5%, enquanto o Simulador de Cotações resulta em economias de 10% e, por vezes, até mesmo 20%. Por último, mas também importante, há o módulo Autocarga, capaz de entregar até 25% de economia no valor dos fretes.
E isso não é tudo. Afinal, nós acreditamos que o melhor voto na qualidade de um produto não é a opinião institucional, mas sim o testemunho do cliente. Hoje, fornecemos soluções para centenas de empresas de renome, como Adidas, Goodyear, HP, Intelbras, Michelin, Nike, Petronas, Volkswagen, Volvo e afins.
Então, não perca a oportunidade de reduzir custo de frete, assim como muitas outras marcas já fazem. Para isso, acesse nosso portal e conheça as nossas ferramentas!