A logística é um dos setores mais relevantes dentro das empresas. Afinal, esse departamento envolve as atividades operacionais que envolvem planejar, executar e controlar a movimentação dos produtos e mercadorias. Nesse sentido, é importante entender o que é o processo de picking e a picklist.
De um modo geral, essa atividade consiste na separação e expedição de produtos que foram selecionados pelos clientes e deverão ser enviados. Diante desse cenário logístico, os gestores precisam entender como funciona esse processo e, então, conhecer o que é o picklist.
Trata-se de uma maneira de trazer mais eficiência para a atividade de separação de pedidos e efetividade para a triagem de produtos, de modo que os pedidos podem ser devidamente enviados. Apesar de parecer simples, é um processo complexo que envolve a automação na logística e requer atenção por parte dos colaboradores.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você vai conhecer o que é picklist, suas vantagens e as principais estratégias para otimizar essa atividade logística da empresa. Boa leitura!
O que é a lista de separação?
As listas de separação, também conhecidas como listas de picking, picking lists ou pick lists, são listas usadas pelas empresas com o objetivo de coordenar e organizar a sequência de processos logísticos envolvendo a coleta dos itens no depósito ou armazém que serão destinados para o envio aos clientes.
Trata-se de um documento de uso logístico interno de extrema importância para os colaboradores que atuam nesse setor. As picking lists devem conter os dados do pedido do cliente e indicar a localização dos produtos no depósito ou no armazém, de forma que o operador tenha a capacidade de coletar os pedidos corretamente e sem erros.
Além disso, a criação das listas de separação ou picking lists dependem do tipo de picking utilizado e o tipo de equipamento do depósito ou armazém.
A lista de separação é um instrumento muito útil para organizar o processamento de pedidos, como a triagem dos produtos que serão enviados aos clientes. Não é um processo tão fácil assim, pois requer a colaboração de muitos funcionários para concluir o tempo do ciclo do produto no Centro de Distribuição. Como picking é o processo de separação dos pedidos dos clientes, também é utilizada a expressão “order picking” para se referir a esse fenômeno.
Nesse sentido, a picklist serve de auxílio para o operador, uma vez que esse documento contém a listagem de todos os produtos que foram pedidos pelos clientes, bem como o modelo e a quantidade de cada item.
Caso se trate de volumes pequenos, eles serão recolhidos do armazém de forma manual e serão levados até a estação de trabalho para as próximas fases. Por sua vez, caso sejam produtos mais volumosos, pode haver a necessidade de uso de esteiras e máquinas empilhadeiras para agilizar e facilitar a etapa de locomoção das caixas e paletes.
A partir daí, chega a fase de alocação dos produtos na embalagem correspondente e a posterior movimentação para a área de expedição, onde serão concluídos os processos de conferência e preparação dos produtos para o transporte.
Para que serve o picklist e por que é tão importante?
O picklist proporciona mais organização e agilidade para todos os processos logísticos da empresa, principalmente em departamentos em que as operações de separação e preparação dos pedidos é bastante intensa e complexa. Em algumas corporações, esse processo chega a atingir mais de 40% do custo de mão de obra do armazém.
Além disso, os colaboradores costumam gastar boa parte do seu tempo desempenhando as funções de coleta e colocação dos produtos em embalagens apropriadas. Nesse sentido, a picklist aumenta a produtividade do setor e diminui o tempo gasto para concluir determinadas operações.
O picklist pode ser utilizado de modo integrado com outras ferramentas, como é o caso do uso de equipamentos que funcionam como leitores de código de barra e leitura ótica. Desse modo, há uma diminuição do tempo de busca de itens no estoque, além de facilitar toda a etapa de documentação e promovendo maior agilidade nos processos e reduzindo o tempo de coleta, bem como evitando erros na coleta do produto.
De qualquer forma, antes de definir os melhores métodos utilizados no sistema, você deve observar alguns pontos, como o número de operadores disponíveis por pedido, a quantidade de produtos por encomenda, o período de agendamento e o prazo para conclusão de cada operação.
Como otimizar o picklist da logística da empresa?
Confira, a seguir, com mais detalhes, algumas estratégias para usar essa ferramenta no procedimento de separação de pedidos para alinhar os processos e conseguir obter a satisfação aos clientes.
Faça a separação de modo integrado
A partir do momento em que a venda é concluída e o pedido é recebido no estoque, a equipe logística tem a função de coletar e separar o produto. Nesse sentido, a picklist surge para simplificar essa operação e agilizar a tarefa, possibilitando a separação dos itens da lista de modo integrado e de uma vez só.
Assim, não haverá a acumulação de pedidos no momento de sua separação ou despacho, uma vez que todas as fases serão melhor coordenadas de modo mais eficiente e organizado. Como consequência, haverá uma maior margem de tempo para a execução das atividades e até mesmo o aumento da produtividade.
Realize uma conferência adequada de pedidos
A picklist também diminui os erros de separação dos pedidos no momento de expedição dos itens e no despacho, principalmente na fase de conferência. É uma forma de proporcionar um trabalho mais coordenado com rotinas organizadas. Com isso, há menos probabilidade da necessidade de retrabalho, o que acabaria afetando o tempo de conclusão das operações.
Preze pela agilidade e eficiência
A picklist traz mais eficiência para as operações, garantindo a entrega dos produtos em boas condições e conforme o prazo estipulado, reduzindo o tempo de espera e os riscos de atrasos. Isso traz impactos diretos para proporcionar a satisfação dos clientes. Com isso, há grandes chances de encantar os clientes e fazer com que eles fechem negócios com você novamente.
Que informações o picklist deve conter?
As picking lists refletem as informações referentes ao pedido do cliente. Essas ferramentas devem conter os seguintes dados:
- número de picking list: a lista de separação deve constar um número único com o intuito de identificar o item e reduzir o risco de duplicidades do pedido, além de facilitar o registro e organizar o histórico de listas;
- informações do cliente: facilita a individualização dos pedidos e sua conferência;
- ordem de pedido do cliente: deve conter uma numeração específica, a data e o código de barra para escaneamento;
- dados sobre os produtos que serão coletados: abrange os números de referência ou SKU (stock keeping unit, ou identificador interno do produto) vinculados ao item, a descrição do produto, a quantidade de unidades de cada SKU que serão coletadas e as informações de localização dos produtos no armazém.
Qual é a relação entre a picklist com o Autocarga?
O picklist não é, por si só, um sistema de separação de pedidos. Na verdade, essa ferramenta apenas agrega informações importantes referentes ao pedido e que são necessárias para o devido procedimento de separação.
Assim, quando se recebe apenas o código, a quantidade e a unidade dos itens, é necessário que um sistema, assim como o GKO FRETE, calcule o peso líquido, peso bruto, quantidade, volume e quantidade de palete, caso o cadastro logístico tenha sido alimentado previamente.
O GKO FRETE possui um módulo chamado Autocarga que faz a triagem dos pedidos que poderão entrar no dia da separação, levando em consideração a data agendada de entrega e o SLA dos transportadores ou de janelas parametrizadas para separação. Nesse sentido, o sistema calcula a data na qual a coleta deverá ser devidamente realizada, bem como os procedimentos referentes ao frete.
Após a execução do Autocarga, o sistema apresenta um picklist do que deve ser separado com os dados necessários de paletes, volumes e orientações específicas que venha a ter para cada pedido eventualmente como necessidade de paletização diferenciada, observações para o separador ou para o entregador.
No caso do Cross Docking, quando o Autocarga executa a simulação para definir os transportadores e veículos que farão o transporte, poderá considerar tanto o trecho direto quanto a possibilidade de parada em um armazém para troca de veículo e transportadores. O Autocarga, ao comparar as opções, irá considerar a que pagará o menor custo de frete. Para isso, basta que as tabelas de preços estejam cadastradas com preços para todos os trechos envolvidos, seja o direito, seja o com redespacho.
O procedimento de preparação e separação dos pedidos de uma distribuidora é uma etapa imprescindível para o correto desenvolvimento do setor logístico. Trata-se de uma forma de dar mais agilidade para os processos e garantir uma entrega eficiente do produto.
Apesar de ser um conceito simples, a prática requer operações de análises e variáveis, conforme o porte da empresa e o tamanho do depósito e os recursos disponíveis.
O que é Cross Docking?
Cross Docking é um método logístico que envolve um sistema de distribuição de produtos. Assim, quando um consumidor compra uma determinada mercadoria, esse item é coletado, separado e enviado ao armazém ou centro de distribuição. No entanto, ela não é mantida no estoque. Na verdade, ela é imediatamente preparada para o embarque da carga e expedição, no intuito de ser entregue ao destinatário final o quando antes.
Trata-se da transferência de produtos a partir do ponto de recebimento diretamente para o ponto de expedição e entrega, fazendo com que a mercadoria se mantenha no estoque pelo mínimo de tempo possível. O cross docking pode ainda ser dividido em algumas modalidades: Cross docking pré-distribuído, Cross docking consolidado e Cross docking híbrido.
Quais são os tipos de picklist?
A etapa de separação de pedidos é dividida em quatro tipos principais: separação discreta, separação por lote, separação em zona e separação em onda. Conheça, a seguir, os principais detalhes de cada uma dessas modalidades.
Separação discreta
A separação discreta é um processo simples e bastante comum dentro do setor logístico. Nessa modalidade, cada operador atende de modo individualizado e acolhe o pedido do produto solicitado, atuando desde o início até o fim.
Esse método diminui o risco de erros e traz mais segurança, uma vez que conta com um único operador responsável pelo pedido. Além disso, existe um documento referente a cada ordem de separação referente à mercadoria escolhida. Por outro lado, trata-se de um procedimento mais lento.
Separação por zona
Nesse modelo, os espaços referentes à armazenagem são divididos por zona. Sendo assim, cada operador fica responsável por uma seção, tendo a função de coletar e organizar as informações do pedido conforme a área de atuação. Caso o pedido esteja finalizado, ele estará pronto para ser despachado.
Caso contrário, deve seguir para os próximos departamentos até a sua conclusão. O pedido sempre é organizado por mais de um funcionário. Por exemplo, um separador tem a função de coletar mercadorias do corredor 1, que será destinada, então, para o corredor 2, e assim por diante.
Separação por lote
Esse é considerado o método mais eficiente e produtivo. O operador incumbido pela separação aguarda a reunião de um número específico de encomendas, para só então iniciar a sua coleta e separação.
O separador determina um grupo de pedidos com a quantidade de cada SKU. Depois da coleta, o colaborador desloca os pedidos até o setor onde então os pedidos individuais serão separados e encaminhados ao destino.
Separação por onda
Nesse tipo, cada operador tem a função de recolher um produto. Para isso, há um cronograma contendo o agendamento da quantidade de requisições por cada turno. A separação dos pedidos segue uma “onda”. Isso significa que eles são diferenciados, conforme suas caraterísticas em comum, como mesmo prazo de entrega, transportador, cliente e região.
A gestão logística de uma empresa envolve a elaboração de um picklist adequado. Nesse sentido, o ideal é fazer o investimento em um bom software para logística para atuar na gestão dos processos de separação de mercadorias e fazer entregas rápidas, com segurança e proporcionando a melhor experiência para o cliente.
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