O acompanhamento de entregas é uma das fases mais importantes do processo logístico. Isso porque é uma parte que está intimamente ligada ao cliente final, já que permite a ele identificar quando a sua compra saiu do estoque da organização e todas as etapas até que o item chegue em suas mãos.
Por isso, é fundamental que você priorize esse processo, a fim de que seja possível garantir o máximo de eficácia e o menor índice de erros. O outsourcing de logística é uma opção interessante nesses casos.
Descubra a importância dessa alternativa por meio dos benefícios que ela traz para a sua empresa. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.
Diminuição de custos operacionais
Uma das principais vantagens em optar pelo outsourcing de logística é ter uma redução considerável nos custos operacionais. Isso porque há uma série de custos envolvidos no processo de entrega que, normalmente, ficam sobre a empresa embarcadora, quando a mesma faz suas próprias entregas, encarecendo os custos internos.
Estão entre eles:
- treinamento dos motoristas;
- manutenção das frotas;
- renovação da frota;
- custos com documentações;
- aquisição do software de monitoramento;
- aquisição e manutenção dos itens de monitoramento;
- contratação de funcionários.
Quando você terceiriza uma fase do processo — por exemplo, a entrega dos itens —, boa parte desses custos passam a ser da empresa de outsourcing, que divide os gastos com seus diversos clientes. Com isso, cada um deles paga um valor menor do que se arcassem com isso sozinhos em seus respectivos negócios.
Acompanhamento de entregas preciso
A empresa terceirizada, especializada em entregas, tem todos os equipamentos necessários para realizar um monitoramento preciso de cada etapa do processo. Com isso, torna-se possível ter um controle mais próximo e verificar se há algum tipo de atraso que demanda a notificação do cliente.
Sistemas de rastreio de carga, por exemplo, permitem o lançamento em tempo real da localidade da carga, além de atualizar o cliente, informando-o sobre a sua compra com mais detalhes.
Isso é importante em um momento no qual há uma necessidade de colocar o cliente no centro do processo, empoderando-o e dando mais autonomia nos processos de compra. Isso pode impactar positivamente em outros aspectos que serão abordados ainda neste texto.
Implementação de tecnologias específicas
Muitas tecnologias importantes para o processo de transporte de cargas podem ser bastante custosas para a organização. Por exemplo: sensores de abertura de portas, para controle de eficiência operacional, adoção de sensores nas cargas de alto valor, monitoramento via satélite, entre outras ferramentas importantes, são altamente custosas e podem impactar consideravelmente o orçamento da empresa.
Além disso, apesar de o transporte do produto ser uma parte importante do processo produtivo, ele não faz parte, necessariamente, do core business da organização. Ao delegar essa função para outra empresa, que tem isso como área principal, você consegue investir os valores que utilizaria para aquisição dessas ferramentas em melhorias no seu produto final.
Com isso, você conta com melhorias significativas no processo de acompanhamento de entregas, fazendo uso de tecnologias específicas e ferramentas importantes, mas sem a necessidade de arcar diretamente com os gastos de boa parte delas. Muito bom, não é mesmo?
Rapidez na atualização do status de entrega
Com a adoção de ferramentas de acompanhamento de entregas mais modernas, como a utilização de aplicativos de gestão de entregas, os dados de entrega são atualizados mais rapidamente, fazendo com que o seu público receba as informações de forma mais rápida.
É possível, por exemplo, por meio de sistemas específicos, conectar os dados oferecidos pela empresa transportadora aos sistemas de compras do seu negócio e notificar o cliente por e-mail, SMS e dados relacionados às entregas de seus pedidos, de forma automatizada.
Por meio desses recursos, a sua empresa gera um diferencial importante, principalmente quando falamos de produtos que são de grande valor para os clientes ou que possam gerar ansiedade no público para o seu recebimento.
Muitas pessoas, por exemplo, preferem optar por negócios que tenham um sistema de rastreio eficiente, mesmo que isso implique em um maior custo de aquisição.
Aumento da produtividade
A partir do momento em que as preocupações sobre o acompanhamento de entregas ficam com a empresa de outsourcing, seus colaboradores da área de logística podem se dedicar a outras questões importantes e que são igualmente relevantes.
Sendo assim, aumenta-se a produtividade a longo prazo, garantindo melhores resultados e mais agilidade nos processos logísticos internos. Além disso, por estarmos falando de uma empresa especializada, ela tem todos os recursos para tornar o processo de entrega mais ágil e produtivo, algo que seu negócio não conseguiria fazer sozinho com os atuais recursos — ou até poderia, mas tiraria verbas de áreas importantes para isso.
Satisfação do cliente
Essa, talvez, seja uma das partes mais importantes ao optar por um outsourcing de logística. Afinal, estamos vivendo um momento no qual o cliente está no centro do processo produtivo, ou seja, o foco das organizações deve ser o público e, consequentemente, sua satisfação.
Muitos deles deixam de realizar negócios com a sua empresa, por exemplo, devido a problemas comuns existentes no processo de entrega, tais como:
- atrasos nas datas oferecidas inicialmente pelo setor de logística;
- avarias no produto que são ocasionadas por um processo de transporte inadequado;
- extravio ou roubo das cargas;
- falta de informações para o acompanhamento do pedido, entre outros.
Pense, por exemplo, em uma pessoa trabalhando home office e que adquiriu um notebook para realizar suas atividades. Ela tem urgência e solicitou a entrega mais rápida. Ainda assim, o item atrasou, prejudicando a realização dos trabalhos.
Essa insatisfação pode perdurar, mesmo que tenha sido algo pontual — afinal, no momento em que ele precisava de determinado item, seu negócio falhou com ele. Além de evitar fazer novas compras com a sua marca, ele provavelmente contará o ocorrido para outros colegas e familiares, gerando um buzz negativo sobre sua empresa. Nada bom, não é mesmo?
Com a terceirização desse processo logístico, nas mãos de quem realmente entende do assunto e tem todos os artifícios para resolver as questões, quando necessário, é possível obter melhores resultados, minimizar as ocorrências de erros e ser notificado previamente quando houver problemas.
Sendo assim, a empresa pode agir de forma proativa na resolução da questão e tentar minimizar a crise, tentando reconquistar a confiança do cliente. Muito bom, não é mesmo?
Porém, para que isso seja realmente efetivo, é fundamental que você conte com uma empresa especializada e que seja de confiança. Caso contrário, correrá o risco de apensar terceirizar o problema e causar mais prejuízos que benefícios para a sua empresa.
Portanto, pesquise bastante sobre a reputação da empresa de outsourcing, confira se ela presta todo o suporte necessário e se realiza as suas funções de forma eficiente, garantindo a sua satisfação e a do seu cliente final, sempre com um acompanhamento de entregas realmente de qualidade. Aproveite e veja como contratar uma transportadora de confiança.
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