A GKO Informática foi fundada em 1987 para desenvolver e apoiar a implantação de soluções tecnológicas no setor de logística. Com o tempo, também se especializou na gestão de fretes para embarcadores. No entanto, ela não parou sua evolução por aí. Na verdade, em outubro de 2010 investiu na criação da LogPartners, uma divisão da empresa focada na terceirização dos processos de gestão de fretes.
Atualmente, audita mais de 120 mil Conhecimentos de Transportes Eletrônicos (CT-es) por mês. Sendo assim, vamos conhecer mais sobre seus serviços e atuação por meio da entrevista do diretor comercial, Ricardo Gorodovits. Podemos começar?
O que é a LogPartners e como funciona?
A LogPartners é o nome “fantasia” da operação de outsourcing de processos que a GKO provê para o mercado, no segmento de gestão de fretes. Seu atendimento é realizado por meio de uma equipe que forma uma Central Compartilhada de Serviços.
Com isso, ela aproveita todo o conhecimento acumulado da GKO sobre este segmento. Ainda, opera por meio de soluções que a própria organização oferece, como o GKO FRETE e o Confirma Fácil. Isso ocorre a partir de processos estruturados sempre acordados com cada cliente, estabelecendo as regras operacionais e os indicadores de desempenho (KPI’s) a serem perseguidos.
Dessa forma, a LogPartners foca em uma parcela cada vez mais significativa do mercado embarcador, que não deseja implementar ferramentas de software ou ampliar sua equipe de gestão. Por outro lado, pretende melhorar seus procedimentos e controles no que tange ao processo seletivo.
Assim, define parceiros de transporte para a auditoria e validação de pagamentos de fretes e acompanhamento de entregas. Também, faz validação de documentos de comprovação de entrega, gestão do ciclo do pedido, estruturação de uma Torre de Controle e outras tarefas que podem trazer melhores resultados.
Como ela auxilia na gestão dos embarcadores?
As empresas contratantes determinam o escopo do projeto, em um trabalho conjunto com a equipe comercial da contratada. Desse modo, executarão um diagnóstico da operação, indicando que partes da mesma podem ou devem ser otimizadas com o Business Process Outsourcing — BPO.
Com isso, boa parte dos clientes, por exemplo, utiliza os serviços de auditoria de pagamentos de fretes, assegurando que apenas cobranças efetivamente válidas serão pagas aos transportadores. Estes, por sua vez, são questionados pela LogPartners quando os valores divergem das expectativas definidas pelo que foi transportado e de que forma, em função das tabelas de frete pré-acordadas com eles.
Dessa maneira, o embarcador é acionado quando as divergências não forem solucionadas pela equipe, exigindo a intervenção que poderá, inclusive, autorizar pagamento em discordância, se for o caso. Ademais, ele as ajuda a se manterem em conformidade no atendimento aos seus Service Level Agreement (SLA´s) internos.
Veja como a LogPartners ajuda sua empresa a ter uma Torre de Controle
Quais são as plataformas combinadas que ajudam no trabalho e como isso ocorre?
Para ajudar no trabalho a LogPartners otimiza seus processos utilizando-se de recursos diversos e adotando ferramentas alternativas, caso haja demanda por parte de seus clientes. Até aqui, entretanto, as soluções da GKO têm sido empregadas basicamente por meio de duas plataformas principais: o GKO FRETE e o Confirma Fácil. Há, ainda, soluções complementares empregadas como apoio, sendo o Power BI para gerar dashboards inteligentes e flexíveis aos quais os clientes têm acesso.
Em outras palavras, o GKO FRETE é um software completo para a gestão de fretes direcionados aos embarcadores. Já o Confirma Fácil concentra as informações relativas às entregas, os dados de imagens de comprovantes e demais fluxos de informações que podem ser gerados. Isso, a partir de um app disponível no celular de quem realiza a entrega. Sobretudo, é a partir do Confirma Fácil que estruturam a Torre de Controle.
De que maneira ela gera economia no pagamento dos fretes?
A economia direta no pagamento dos fretes se deve à auditoria realizada sobre as cobranças apresentadas pelas transportadoras. Como os cálculos feitos pela LogPartners são totalmente independentes daqueles realizados pelas empresas de transportes, é usual identificar divergências muitas vezes a favor dos clientes.
Isso ocorre por motivos diversos e a ordem dos desacordos pode variar abaixo de 1% até valores que superam os 10%, assim é realizada uma média em torno de 3 a 5%. Alguns dos motivos podem ser o número de fretes complementares não autorizados, de regras de faturamento que não foram respeitadas, desacordo de caráter fiscal, entre outros.
Também, impacta positivamente quando há uso de simulações para a escolha de parceiros de transporte ou existe redução das situações de fretes adicionais em função das melhorias no acompanhamento das entregas.
Por que o sistema ajuda no controle administrativo dos embarcadores de transporte?
O BPO da gestão de fretes já elimina, por si só, todas as questões que se relacionam à equipe interna que eventualmente poderia realizar estes processos: férias, licenças, substituições na equipe, treinamentos, a busca permanente de melhorias de processo e automação de procedimentos. Tudo isso passa a ser delegado à equipe LogPartners, de quem se irá cobrar através de SLA, repactuado de tempos em tempos para ajustá-lo aos objetivos da empresa embarcadora.
Toda a interface entre o setor de transporte e outras áreas corporativas também pode ser delegada, como os lançamentos contábeis e fiscais realizados, a alimentação ao SAC de modo direto por meio da equipe da contratada. Sobretudo, há a questão de compliance, já que a área de transportes responde normalmente por custos relevantes da operação corporativa.
Como os clientes têm acesso ao serviço e devem fazer treinamento?
Clientes que não querem lidar com as dificuldades e desafios da implantação de sistemas contratam a LogPartners, que é um serviço terceirizado. Às vezes, algumas orientações servem para aproveitar melhor os dashboards que fazem parte das soluções propostas pela GKO.
Entretanto, também ocorrem avaliações distintas, em que empresas decidem levar ao BPO apenas parte das operações, mantendo outras em ambiente interno. Com isso, oportuniza partilhar ferramentas com a equipe da organização.
Esse modelo já foi adotado, inclusive, por empresas que inicialmente optaram pela implantação das soluções GKO, como o GKO FRETE e o Confirma Fácil. Após, decidiram que a auditoria de fretes passaria a ser executada pela equipe da LogPartners.
Enfim, dependendo do processo de implantação dos serviços pode se exigir mais ou menos do envolvimento da equipe interna do cliente, sua participação em treinamentos e o melhor conhecimento das ferramentas que serão utilizadas.
Quais são os diferenciais da LogPartners em relação aos concorrentes?
Os diferenciais objetivos são fruto da utilização de ferramentas reconhecidas pelo mercado como as melhores para a área de gestão de fretes para embarcadores. Absolutamente, são seguras e estáveis, dado seu tempo de atuação, e consolidadas por meio de processos. São esses processos estabelecidos nos anos de prestação de serviços que formam o histórico de sucesso da GKO e de seu BPO, LogPartners.
Portanto, a relação de confiança que a GKO logrou estabelecer com o mercado respaldou a escolha da LogPartners como opção sempre que a questão de compliance estiver envolvida. Ainda que não seja o objetivo, a empresa conseguiu, em função do grau de automação, definir um modelo de precificação de caráter variável. Desse modo, os clientes são beneficiados à medida que os processos melhoram. Também, as informações fluem corretamente e todos os parâmetros se encaixam, em um ganha-ganha que nem todos os concorrentes parecem ter motivação de gerar.
Interessou-se? Então, acesse o site da LogPartners e conheça mais os nossos serviços.