As vendas online têm sido uma grande oportunidade para que diversos tipos de negócios se consolidem. Logo, para que os consumidores sejam bem atendidos, a logística para e-commerce precisa acompanhar essa evolução.
Entretanto, esse público tem características peculiares, como buscar a opinião de outras pessoas, não querer ser bombardeado por propagandas, ter interesse pelas novas tendências do mercado, ser um influenciador, querer comprar sem burocracias, entre outras.
Dessa maneira, isso precisa ser considerado no desenvolvimento das estratégias de vendas e da distribuição das mercadorias, mesmo tendo que lidar com os desafios e as oportunidades ao mesmo tempo. Sendo assim, para saber como atender à demanda do mercado, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas!
Entenda o cenário atual de pandemia e de que forma impactou o e-commerce
Em todo o mundo, as vendas online cresceram 23% até junho de 2020 em relação a 2019, de acordo com pesquisa realiza pela ACI Worldwide. Isso é resultado das restrições comerciais devido à pandemia do coronavírus.
Entre os produtos mais vendidos pelas lojas virtuais, estão aqueles de uso ao ar livre, como calçados e artigos esportivos, com aumento de 117%. Já os produtos para a prática de yoga e pilates atingiram 378% de alta nas vendas, entre outros.
No Reino Unido e nos Estados Unidos, o aumento foi de 20 e 25%, respectivamente. O primeiro teve maiores vendas em itens como hardware, utensílios domésticos e bricolagens. Já no segundo, as roupas e jogos online são os mais populares.
Entretanto, no Brasil, o volume de vendas foi o maior dos últimos 20 anos, com 47% a mais em relação aos anos anteriores. O primeiro semestre negociou R$ 38,8 bilhões, o que corresponde a mais de 90,8 milhões de pedidos, conforme estudo da Ebit/Nielsen em parceria com a Elo.
Confira como a área de transporte atua no aumento da demanda no e-commerce
Lembra que é preciso equilibrar desafios e oportunidades? Um bom exemplo disso é melhorar os serviços sem aumentar o preço. Para isso, é necessário traçar uma estratégia na logística que gere economia para a empresa e aos clientes. Saiba como nas orientações a seguir.
Faça um planejamento preciso da logística para e-commerce
A logística traz resultados positivos quando o seu processo está planejado e alinhado aos processos de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias. Até porque a venda ocorrerá apenas quando o produto está disponível. Logo, a gestão de estoque deve ser criteriosa para não ter falhas nem falta de artigos.
Defina uma política clara
É necessário ter uma política clara de como serão os níveis de estoque, seus critérios e tempo entre o pedido e a entrega do item no departamento. Além disso, os quesitos a serem implantados durante a liquidação de materiais obsoletos e promocionais.
Otimize a separação do produto
Depois da compra, a separação do produto é uma etapa que deve ser otimizada para não ocorrer erros ao montar o pedido. Por isso, divida-o em tamanho, modelo, cor, tipo e outros detalhes, de tal forma que cada fase seja minuciosa e distinta. Assim, cheque e agrupe os artigos conforme as solicitações.
Acompanhe os indicadores de performance
Os Key Performance Indicator (KPIs) precisam ser empregados para avaliar e medir o desempenho dos processos da empresa. Eles também podem ser usados na logística do e-commerce, iniciando nos pedidos ao fornecedor até quando o consumidor recebe a mercadoria. Você ainda pode inseri-los na precisão dos dados de inventário, taxa de atendimento do pedido (Order Fill Rate — OFR), tempo do ciclo do pedido (Order Cycle Time — OCT) etc.
Invista em segurança
O transporte de mercadorias enfrenta diversos problemas, como a mobilidade, a infraestrutura das estradas, as possibilidades de roubos, entre outros. Dessa maneira, é fundamental investir em rastreamento e escolta para proteger as cargas, assim como contratar um seguro para que em caso de roubo ou extravio não haja maiores prejuízos.
Otimize a logística reversa
No modelo de negócio do e-commerce, existe uma dificuldade a ser considerada: a ausência do contato físico. Logo, mostruários ou testes não podem ser feitos pela tela do computador ou celular. Diante disso, pelo Código do Consumidor, ele pode se arrepender e exercer o direito de devolver o produto. Isso ocorre por inúmeros motivos, levando-o a solicitar a troca da peça ou mesmo manda o item de volta.
Em relação a esses fatos, é indicado simplificar o processo desde o pedido de devolução ao ressarcimento do dinheiro. Inclusive, é preciso que haja diferentes formas de coletar a mercadoria, como pelo endereço do destinatário, pelo envio via Correios ou pela logística reversa simultânea.
Conte com a tecnologia de ponta em logística para e-commerce
Integre seu e-commerce a uma plataforma de TMS, pois dessa forma conseguirá obter vantagens competitivas nas vendas.
A integração é de suma importância, pois principalmente nas vendas via e-commerce, o custo do frete pode inviabilizar vários negócios. Se existe uma integração com um TMS de mercado, o cliente poderá simular online qual é a melhor relação custo-benefício de transporte para sua compra.
Nesse caso, a GKO possui rotinas de simulação de preços que, através de web services, agilizam o processo de cotação de frete em tempo real.
Saiba quais são as consequências de não investir na logística para e-commerce
Você já deve ter percebido que a logística para e-commerce impacta nos resultados de suas vendas. Logo, ter problemas com gestão de estoque, por exemplo, acarreta atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes. Se o preço do frete for elevado, os consumidores podem desistir da compra e, ainda, falhas na expedição ocasiona devolução de mercadorias.
Essas são algumas das problemáticas que precisam ser analisadas ao realizar parcerias com transportadoras ou motoristas autônomos. Ambos necessitam fazer as entregas com segurança, agilidade, precisão e respeitando os prazos.
Diante disso, a logística para e-commerce deve ser descomplicada e direcionada a um atendimento de excelência. Por isso, avalie suas soluções e inove ao implementar a tecnologia da informação.
Deseja saber mais sobre os softwares? Leia nosso artigo sobre TMS embarcador: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!