No mundo em que vivemos, palco de inúmeras transformações tecnológicas em diversas frentes, o adjetivo “inteligente” foi devidamente ressignificado. Agora, o termo empresta credibilidade e oferece esse ar de inovação para representar a capacidade de lidar bem com os entraves do dia a dia em um negócio ou setor.
Inteligência é, então, aproveitar bem os recursos existentes para chegar a resultados cada vez melhores, tendo a tecnologia como apoio. Nesse sentido, a logística inteligente figura como um conceito relevante.
Traz para esse segmento a resposta para vários anseios e a superação de desafios comuns no setor, como integração entre as partes, agilidade para os processos de frete, etc. Dessa forma, é fundamental entender esse termo e saber suas implicações para melhorar o dia a dia de quem gerencia processos logísticos.
Então, confira o resto do artigo e entenda melhor por que o termo “inteligente” significa redução de custos, otimização de preços e melhor controle das informações para aumento de produtividade.
O que é logística inteligente?
Como desenvolvemos brevemente na introdução, o adjetivo “inteligente” tem um significado bem estrito e definido. Está relacionado, sobretudo, ao uso de dados e à busca por tecnologias de apoio para a tomada de decisão. O jeito “não inteligente” de lidar com os processos e as necessidades diárias é com forte trabalho manual, sem integração e com decisões sem devido embasamento.
Na logística, não é diferente. Chamamos de logística inteligente a forma de gerenciar processos de transporte e movimentação de produtos com ajuda de automação, integração de dados e visualização de relatórios para tomada de decisão. É uma logística que evoluiu de um processo desconectado com outros da supply chain para ser um integrador e refletir mudanças nessas outras fases.
Assim, é uma logística que atualiza a gestão de acordo com os princípios tecnológicos mais avançados do momento. Desse modo, traz Big Data, inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem e outras expressões para a realidade, transformando essas palavras da moda em aplicações úteis e poderosas.
É possível traçar um paralelo com a ideia de logística 4.0, um conceito que acompanha a evolução da indústria 4.0. Assim, busca uma operação altamente conectada, com pessoas, processos e tecnologias em igualdade. Da mesma forma, ajuda a ampliar a visão dos gestores para satisfazer demandas ainda maiores que atendem aos tempos atuais.
A demanda por compras virtuais aumentou a necessidade de uma gestão logística mais inteligente, proativa e capaz de superar os desafios de antes. Várias empresas já saíram na frente e estabeleceram um padrão competitivo alto, o que força as outras a buscar uma reação.
A entrada de novos players no mercado facilitou a terceirização de subprocessos dentro da cadeia. Contudo, isso também acarreta uma necessidade por inteligência, no sentido que temos trabalhado aqui: é preciso integrar esses agentes para evitar erros, uma vez que uma falha em um processo desses produz um efeito dominó.
Quais os seus pilares?
Para ser inteligente, a logística precisa estar focada em monitoramento e em visibilidade. Esses são dois dos principais pilares desse novo momento. É necessário buscar tecnologias que forneçam olhos para a empresa em diversos lugares ao mesmo tempo, superando as barreiras geográficas. Para isso, evidentemente, é imprescindível ter informações em tempo real para desenvolver a capacidade de ação.
Na logística e na supply chain, a inteligência é traduzida, portanto, como a capacidade de conhecer e acompanhar todas as etapas por onde passam os produtos. Saber de tudo o que ocorre, monitorar o status, acompanhar a qualidade e a condição de cada mercadoria etc.
Outro pilar é a capacidade de visualizar informações importantes com relatórios, indicadores e gráficos. Essa nova fase da gestão de operações de entrega requer que os gestores consigam acompanhar tudo em dashboards claros e fáceis de compreender. É preciso saber o tempo de transporte, por exemplo, bem como o número de entregas em um dado período e outras variáveis.
Isso é diferente de um processo que não é claro para os líderes. Afinal, se a logística não está transparente para a empresa, certamente, não estará para os clientes e para os outros envolvidos. Isso tudo gera insatisfação, perda de lucratividade e de negócios e outros problemas.
O grande destaque, nesse ponto, é a automação, já que ela gera a visualização de dados nos melhores formatos possíveis. A liderança não precisa coletar dados e transformá-los manualmente: aplicações já fazem isso de forma autônoma.
A comunicação também é um pilar importante para a logística moderna. É crucial reforçar os elos entre os agentes da cadeia, como os centros de distribuição e as transportadoras. Sobretudo, com foco em sincronia para garantir menos erros.
Qual a importância da inteligência logística?
É importante ser inteligente na hora de pensar a logística. Um dos motivos, e que até já discutimos de forma breve, é a competitividade.
As outras organizações já deram o pontapé inicial na inovação e já estão mudando seus processos radicalmente. Vemos cases de sucesso que demonstram como a logística tem gerado efeitos positivos na cadeia de suprimentos, o que cria benefícios para todos os envolvidos. Podemos observar como isso afeta os clientes, também.
Por essa razão, o investimento deve ser priorizado. A empresa que não se adaptar pode perder posições no mercado e acabar cedendo seus clientes para concorrentes mais preparados.
Outro ponto é a flexibilização dos custos. Sabemos que uma cadeia logística envolve uma série de fases e, por conseguinte, depende de vários gastos complexos. Quanto mais organizada for, melhor para gerenciar essas despesas e diminuí-las ativamente. Com o apoio da logística inteligente, a companhia consegue sistematicamente diminuir custos e tornar os processos enxutos.
Para uma embarcadora, por exemplo, torna-se realidade reduzir despesas de frete e com outros processos terceirizados. Isso ocorre porque há menos erros, maior capacidade de resposta em tempo real, maior escalabilidade e mais produtividade. Assim, o sonho de redução de custos se torna cada vez mais próximo do real.
A logística se torna, também, essencial para a continuidade da empresa como um player importante no mercado. É possível melhorar as negociações e parcerias e expandir os negócios para novos universos, com a certeza de que a empresa conseguirá maximizar o seu lucro. Essa previsibilidade decorre de um pipeline tecnológico eficiente que auxilia nas operações diárias.
Quais os benefícios da logística inteligente?
Veremos, em detalhes, como a logística inteligente pode ajudar a sua empresa.
Visibilidade
No geral, é possível obter uma visão mais abrangente do processo de entrega, inclusive, com tecnologias de localização, administrando todas as variáveis importantes. O foco na visualização de relatórios e indicadores faz com que a gestão logística se torne mais transparente para embarcadores, para transportadoras e para os clientes, de modo a beneficiar a todos.
É viável monitorar todas as etapas, com clareza e consistência. Essa visibilidade é traduzida em capacidade de ação rápida e efetiva, com as melhores decisões na abordagem de um problema.
Compliance
Outro benefício crucial é a proteção do compliance. Uma vez que há monitoramento constante, em todas as fases da cadeia, é possível assegurar a conformidade com leis e regras obrigatórias para a empresa. Essas normas são transmitidas com facilidade e são seguidas por todos, de modo que a companhia não precisa se preocupar demais com essa questão.
Afinal, o acompanhamento de entrega previne os possíveis erros ou diminui seus impactos. Com aplicativos que solicitam envio de fotos, registros dos produtos e outras formas de documentação, é viável saber como as mercadorias chegam a cada ponto.
Redução de tempo
Para quem necessita entregas mais rápidas e ágeis, a logística inteligente, certamente, tem as respostas necessárias. Com seus recursos e ferramentas, é viável diminuir os prazos com rotas otimizadas, previsibilidade no transporte e redução de imprevistos no planejamento. Tudo é controlável com as tecnologias modernas.
Essa redução no tempo também significa descomplicar o acesso a informações. Ou seja, o tempo para ter acesso a dados importantes é reduzido para todos os agentes fundamentais das operações logísticas.
Aumento de eficiência
Além de ter processos menos custosos e mais ágeis, é possível contar com aumento de eficiência, também. Ou seja, a gestão consegue aproveitar melhor o uso de recursos para gerar ótimos resultados de entregas. Dá para melhorar a produtividade do pessoal, das tecnologias e dos agentes, de modo a otimizar bastante a movimentação de itens.
Melhor atendimento ao cliente
A logística inteligente também se preocupa em gerar valor para os clientes, ao oferecer maior transparência para eles. Por exemplo, com sistemas de monitoramento das entregas e relatórios, existe a possibilidade de transmitir dados em tempo real para os clientes saberem onde estão seus produtos/encomendas. Assim, é viável obter um melhor acompanhamento para descobrir quando o item de fato chegará ao local combinado.
Outro ponto é a melhoria da comunicação com o cliente no atendimento. Ao contar com indicadores e com a gestão inteligente deles, a empresa é capaz de identificar qual é o prazo correto de envio para cada produto, de forma a prometer um período justo e correto de entrega.
Melhores fretes
Hoje, as soluções logísticas envolvendo os fretes são diversas e poderosas para todos os agentes. A solução logística para embarcadores, nesse sentido, apresenta sistemas que possibilitam controlar os fretes, administrar os custos, realizar auditoria e, até mesmo, administrar as transportadoras para oferecer melhores resultados.
Dessa maneira, a empresa é capaz de oferecer melhores preços para os clientes e conseguir custos menores na relação com parceiros. Quanto ao frete, em si, é possível controlar separação e organização de produtos, embarque e outros pontos para garantir o cuidado com o planejamento e com o cronograma estipulado.
Além disso, é viável visualizar relatórios sobre o desempenho das empresas transportadoras, de forma a acompanhar a produtividade.
Redução de perdas e desperdícios
Outra vantagem importante é a redução de perdas e desperdícios de produtos. Com o controle em todas as fases da logística, como no armazenamento e no transporte, é viável superar esses desafios tão comuns e reduzir o impacto desses problemas para não sofrer tanto com eles nos balanços mensais.
Como colocar a logística inteligente em prática?
Agora, vamos comentar sobre como colocar a logística inteligente em prática nas empresas. Falaremos um pouco mais sobre o uso ideal de tecnologia na logística para evitar gastos sem o retorno esperado.
Primeiramente, é claro, é necessário fazer uma avaliação do negócio para entender a demanda, de fato. A partir de uma análise do que sua empresa é e do que ela precisa, obtém-se um caminho para implantação das soluções específicas. É mandatório saber o tamanho da demanda para escolher o número adequado de ferramentas.
Em seguida, podemos avançar para as soluções em específico que implantam a logística inteligente. Falaremos sobre algumas delas, a seguir.
ERP
Um ERP é um sistema de gestão centralizado que administra as operações de empresas com integração e automação. É uma aplicação modularizada, ou seja, que se divide em módulos para atender a diferentes demandas. Assim, cada módulo cuida de um setor e oferece responsabilidades únicas.
É possível, então, usar o ERP com um módulo focado em logística. Assim, a gestão consegue gerenciar o transporte, o monitoramento dos produtos enquanto a movimentação ocorre, a comunicação com parceiros, o registro de notas fiscais, a auditoria e outras funcionalidades importantes.
TMS
O TMS (sistema de gestão de transportes) é direcionado para a gestão de transporte na cadeia de suprimentos. Encarrega-se de monitorar e acompanhar as movimentações, otimizar rotas, controlar a separação e o embarque de mercadorias, bem como organizar as estratégias de entrega para diferentes regiões.
Com a auditoria de frete, por exemplo, torna-se uma realidade a redução de valor de fretes, bem como a diminuição de custos para a embarcadora.
WMS
O WMS (sistema de gestão de armazéns) é outro exemplo de ferramenta que pode ser usada para colocar em prática a gestão inteligente da logística. Cuida de todas as demandas do armazenamento de produtos em centros de distribuição e em armazéns.
Nesse sentido, gerencia a localização, o registro das mercadorias, a entrada e a saída, a movimentação dentro do espaço e a orquestração das máquinas que auxiliam nesses estabelecimentos, por exemplo. Com todas essas funções, torna-se possível evitar perdas e defeitos nos produtos, bem como agilizar a operação como um todo.
Sistema de monitoramento
Há, também, outra opção: os sistemas de monitoramento. Eles são especializados no controle das ocorrências de entrega e na visibilidade dessas informações em tempo real. Auxiliam, inclusive, com a mobilidade para facilitar a visualização e a tomada de decisões.
Como a inteligência logística ajuda a fidelizar os clientes?
Além de um controle prático e integrado de todo o processo de entrega, que se torna mais rápido e visível, é possível também otimizar a logística reversa, ao implementar princípios inteligentes. Nesse ponto, encontra-se um dos principais desafios das empresas que lidam com processos logísticos, atualmente.
Assim, a empresa é capaz de oferecer ao cliente a liberdade e o poder de enviar de volta suas mercadorias, ou seja, de desfazer algum inconveniente. Como resultado, você tem a fidelização de seus clientes e uma marca que se torna uma referência de uma boa experiência para as pessoas.
A inteligência logística envolve cuidar dos processos como uma cadeia, integrada e conectada. Assim, é gerenciar esse grande volume de informações com foco em clareza para todos os agentes poderem agir quando for necessário. É ter uma visão completa do processo na mão ou na tela do computador, com as aplicações corretas. Para isso, é fundamental contar com as soluções e com os parceiros certos.
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