As exigências do mercado e dos clientes têm levado as empresas a adotarem padrões de produção, de gestão e de logística de distribuição. Todos eles têm a finalidade de reduzir erros e melhorar a excelência de suas operações.
Para isso, são desenvolvidas estratégias direcionadas à demanda, à qualificação dos profissionais e à produtividade, de modo que os gestores e colaboradores atinjam as metas propostas e gerem resultados eficientes.
Assim, neste artigo você conhecerá mais a respeito do assunto, como o conceito, a sua relevância para o crescimento do negócio e o seu funcionamento. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Saiba o que é logística de distribuição e sua importância
A logística de distribuição é a etapa que mais se aproxima do cliente. Trata-se do processo de selecionar os produtos que estão no estoque da loja, no centro de distribuição ou no atacadista e organizá-los por tamanho e fragilidade dentro dos veículos de transporte para que sejam entregues seguindo um sistema de roteamento que leva a carga ao consumidor final.
Dessa forma, o profissional de transporte tem contato direto com o destinatário. Logo, essa etapa mostrará a imagem das empresas e a qualidade dos seus serviços. Por isso, é imprescindível que os funcionários estejam bem treinados para essa fase da logística e para as demais operações, já que há muitos detalhes a serem avaliados e diversos departamentos envolvidos.
Diante disso, os processos necessitam ser eficientes para distribuir a quantidade correta de mercadorias nos veículos, considerando fatores como tempo, lugar e destino. Realizado satisfatoriamente, ele trará lucro, recorrência e previsibilidade financeira. Aliás, para obter esses benefícios, é preciso equilibrar satisfação dos clientes, eficiência, custos e otimização dos processos.
Veja como funciona a logística de distribuição
Planejamento é a palavra-chave para obter um atendimento eficaz para os seus clientes. Dessa maneira, é necessário programar todas as fases do processo de logística de distribuição para atender à demanda, sem aumentar custos e com máximo de qualidade.
Gestão de transportes
A gestão de transportes trata das decisões que o empresário ou gestor toma para que se realize o processo de entrega, por meio das informações que ele tem à disposição. Contudo, é indicado avaliar se é melhor manter uma frota própria ou contratar uma ou mais transportadoras.
Além disso, deve-se analisar o tipo de modal mais indicado para a carga e os valores de frete que podem ser cobrados dos clientes. Sendo que, dependendo desse custo, o consumidor pode decidir pela compra ou não, até porque existem fretes que saem mais caros do que as próprias mercadorias.
Afinal, o gerenciamento tem que compor os custos para chegar aos resultados financeiros, pois esses fatores são preponderantes para o faturamento da empresa. Uma vez que se consegue reduzir as despesas, isso pode ser repassado aos consumidores; consequentemente, há mais vendas.
Conferência das cargas
Quando as mercadorias estão entrando no centro de distribuição ou galpão, elas precisam ser conferidas com as suas devidas documentações, quantidades, tipos, destinos e embalagens, de acordo com as especificações dos clientes. Além disso, elas devem ser manuseadas com todo cuidado, evitando que provoquem avarias ou danos para não causar prejuízos e acidentes com os colaboradores.
Outro detalhe crucial é utilizar a tecnologia para que as conferências sejam seguras, como leitores de código de barras. Isso porque erros resultam em devoluções que trazem perdas ao distribuidor e ao embarcador.
Controle de fretes
O controle de fretes é uma etapa que garante a entrega das mercadorias no destino certo e em boas condições. Para isso, são realizados cálculos de frete conforme a categoria, cotações, negociações e formas de pagamento.
Esse controle se divide em expedição de produtos, monitoramento remoto da frota, dimensionamento da carga por veículo e tipo modal de transporte. Se todo esse processo for feito eficientemente, ele promove agilidade nas operações, além de aumentar o controle financeiro e a qualidade.
Com isso, investir em programas de TMS (Transportation management system) é uma boa ideia, pois o impacto não é apenas na gestão dos fretes em si, mas no lucro da empresa.
Roteirização de remessas
Quem atua na área e é especialista logístico sabe que o planejamento é essencial para as entregas de mercadorias. Logo, é preciso criar um trajeto que reduza tempo e custos até o destino da carga. Essa agilidade é fundamental para proporcionar maiores níveis de satisfação dos consumidores.
Assim, você terá condições de identificar as rotas mais indicadas, diminuindo distâncias, consumo de combustível e manutenção de veículos.
Análise de indicadores de desempenho
A logística de distribuição deve anotar todas as fases da operação para levantar as métricas e relatórios. Isso auxiliará a encontrar problemas e gargalos que atrapalhem a produtividade. Na verdade, os gestores são os responsáveis por implantarem soluções que permitam atingir os objetivos propostos no negócio.
Enfim, a logística de distribuição é importante porque viabiliza a mercadoria na quantidade, momento e lugar certo. Tudo isso de forma otimizada para que as operações sejam rentáveis e lucrativas. Para isso, os empresários necessitam entender os métodos de marketing e vendas com a finalidade de operar a logística conforme o planejamento.
Desse modo, devem seguir as boas práticas em todas as atividades, normas, processos, equipamentos e maquinários. É o caso também dos colaboradores que atuam no depósito, no carregamento dos veículos e no monitoramento deles até a casa do cliente.
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