Sua empresa já está preparada para a logística 4.0? Se a resposta for “não”, saiba que essa não é mais uma tendência do setor para os próximos anos, mas sim uma realidade presente nos dias atuais. Sendo assim, é preciso conhecer e aplicar o conceito no negócio antes que ele fique para trás.
A seguir, confira as características dessa nova forma de fazer logística e quais são os benefícios proporcionados tanto a embarcadores quanto a transportadoras. Além disso, veja como fazer para adotar a prática, levando sua organização a um novo patamar de modernidade e eficiência operacional.
O que é a logística 4.0?
O setor de logística é diretamente influenciado pelo da indústria. Com isso, todas as mudanças nas formas de produção surtem efeitos nas formas de distribuição da cadeia de suprimentos. Portanto, para sabermos melhor o que é esse conceito, precisamos entender como se deu a evolução da indústria até o cenário atual.
A evolução da indústria e os reflexos na logística
A indústria surgiu no final do século XVII, com as máquinas a vapor, na primeira Revolução Industrial, que se estende até meados do século XIX. A partir daí, a criação de novos modelos de produção, focados na alta especialização dos trabalhadores e na máxima eficiência operacional, marcou a Segunda Revolução Industrial.
Da metade do século XX em diante, foi a vez dos avanços tecnológicos ditarem as mudanças no processo produtivo. A indústria 3.0 é caracterizada pelo avanço da robótica e pelas primeiras automações. Por fim, no século presente, a indústria 4.0 surgiu da evolução da Internet das Coisas (IoT), que permitiu uma maior autonomia aos sistemas automatizados e a redução da necessidade de interação humana na maior parte do processo.
Diante de todas essas mudanças, o setor logístico foi se adaptando para atender às novas demandas da indústria. Como consequência, a logística 4.0 utiliza os mecanismos de automação e Inteligência Artificial para tornar os processos da cadeia de suprimentos mais autônomos e eficientes.
As características da nova logística
Para atender ao novo cenário da indústria e das relações de consumo, esse conceito dispõe das seguintes características principais:
- redução do volume de estoque;
- menor tempo de entrega;
- redução dos custos;
- alta conectividade e rastreabilidade;
- automação dos armazéns.
Quais são os benefícios que esse movimento proporciona?
A nova forma de lidar com a cadeia de suprimentos permite que as empresas tenham ganhos significativos sob diversos aspectos. Confira os mais relevantes abaixo.
Aumento na eficiência operacional
Os sistemas automatizados e a Inteligência Artificial garantem melhorias expressivas na eficiência operacional da empresa. Por meio dos canais de comunicação ágeis e online, os processos são realizados de forma mais adequada às demandas específicas, reduzindo desperdícios de espaço no armazenamento e o tempo de entrega.
Redução de custos
O aumento na eficiência operacional promove uma grande economia nos custos envolvidos. Veja os principais pontos em que as reduções são percebidas:
- mão de obra operacional;
- perdas e desperdícios de produtos;
- erros e retrabalhos;
- logística reversa;
- tempo de execução das etapas.
Assim, o negócio ganha em capacidade operacional, podendo aumentar suas vendas sem causar grandes impactos à cadeia de suprimentos.
Foco estratégico
A forma como a logística 4.0 atua tem um foco totalmente estratégico. Antes, as ações de otimização visavam à máxima eficiência, considerando apenas a visão operacional. Agora, o direcionamento é voltado às estratégias de negócio que podem ser desenvolvidas para garantir a máxima eficiência e competitividade no mercado.
Melhoria na qualidade dos serviços
Diante de todos os benefícios anteriores, a melhoria na qualidade dos serviços prestados é mera consequência. Isso é evidenciado na relação do embarcador tanto com a transportadora quanto com seus clientes. Assim, todos os envolvidos no processo ficam mais satisfeitos com os resultados alcançados.
Como adotar a logística 4.0?
A adoção do conceito depende de uma mudança fundamental na visão que as empresas têm dos processos. Toda a cadeia deve estar inserida no movimento 4.0, desde a produção até a entrega ao consumidor final. Para ajudar você a entender melhor, separamos 3 dicas que vão orientá-lo nesse desafio.
Comece pela mudança cultural
Por mais que o movimento 4.0 seja diretamente ligado às novas tecnologias, o primeiro passo começa bem antes. É muito importante ter em mente que os softwares tornam automáticos os processos já existentes. Para haver uma mudança real, é preciso que eles sejam pensados de forma diferente.
Por isso, uma nova cultura organizacional é imprescindível, pois rege a maneira como os funcionários pensam e agem na execução de suas tarefas. Eles precisam estar preparados para planejarem e atuarem no novo cenário — até mesmo para que não representem um força contrária a essa evolução.
Invista em tecnologia avançada
Depois de preparar os funcionários e revisar os processos, o próximo passo é investir em tecnologia de ponta. Nesse ponto, o uso das seguintes soluções é indispensável:
- internet das coisas;
- cloud computing;
- digital twin;
- big data;
- Inteligência Artificial;
- machine learning.
Otimize toda a cadeia logística
Outro ponto que merece destaque na adoção de uma postura 4.0 é pensar na cadeia de suprimentos de maneira ampla e completa. Isso significa que todas as etapas devem estar integradas e seguir o mesmo direcionamento, independentemente de quem seja responsável por cada uma delas.
Sendo assim, uma indústria que já esteja produzindo de forma 4.0 precisa contar com o apoio de uma transportadora nos mesmos padrões, para garantir o escoamento da produção e a eficiência total. Caso contrário, todos os benefícios ficam limitados às restrições logísticas, principalmente no que se refere à capacidade e agilidade de entrega.
Enfim, a logística 4.0 é uma realidade que veio para suprir as novas demandas do setor industrial e proporcionar diversas vantagens a todas as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos. Se o seu negócio está se preparando para esse movimento de avanços tecnológicos, tenha a certeza de estabelecer as parcerias certas para aproveitar ao máximo tudo o que o 4.0 tem a oferecer.
E então, gostou deste conteúdo? Que tal aprender outras formas de otimizar as operações logísticas da sua empresa? Confira como reduzir o frete por meio de simulações!