Uma das maiores reclamações dos consumidores é a demora no recebimento de uma mercadoria. O atraso na entrega pode ser um dos fatores que influenciam diretamente na insatisfação e podem resultar na perda dos clientes. Diante desse cenário, é importante prestar atenção ao lead time de entrega das mercadorias.
Afinal, a experiência de compra não se refere apenas à aquisição do produto e ao pagamento. O cliente analisa o atendimento, a agilidade e a eficiência da entrega. O mercado está concorrido e é natural que o cliente seja exigente e queira ser bem atendido. Caso contrário, há grandes chances de ele começar a fechar negócios com os seus concorrentes.
Quer melhorar os seus serviços? Preparamos este post para que você entenda o que é e como funciona o lead time em logística. Você vai conhecer a importância desse indicador e o que fazer para otimizá-lo no setor. Acompanhe a leitura!
O conceito de lead time
O lead time na entrega consiste no tempo de espera necessário para que a mercadoria seja distribuída e entregue no endereço do destinatário final, sendo computado desde o pedido do cliente até o momento em que o consumidor recebe o produto. Esse indicador é também conhecido como intervalo de tempo de aprisionamento ou ciclo de produção.
É importante deixar claro que o lead time do cliente costuma ser diferente da empresa, uma vez que ambos apresentam uma visão individualizada sobre a produção e recebimento de um produto. Afinal, para o consumidor, o lead time corresponde ao período em que ele realizou o pedido até o momento da entrega. Por sua vez, a visão do lead time para a empresa é um conceito mais abrangente e complexo, formado por diversas outras etapas de produção e entrega.
A importância do lead time
Esse indicador ajuda a medir o desempenho logístico das atividades que são realizadas na empresa. O seu valor é variável de acordo com o segmento de atuação da empresa, a complexidade das atividades operacionais, a personalização e o tipo de mercadoria.
Nesse sentido, as empresas que apresentam um alto valor agregado e maior personalização de seus produtos e serviços tendem a ter um lead time de entrega maior.
É essencial prestar atenção ao lead time com o objetivo de otimizar as operações e garantir mais agilidade e eficiência para os clientes. O conceito de lead time também pode ser aplicado em todo o ciclo de produção de uma mercadoria.
Fatores que influenciam o lead time de entrega
Confira, a seguir, os elementos que incidem diretamente sobre o cálculo do lead time de entrega:
- tempo de transporte da mercadoria até o veículo;
- quilômetros a serem percorridos durante o trajeto;
- tipo de carregamento;
- necessidade de paradas para descanso do transportador e para abastecer o veículo;
- entregas e descarregamento incluídos no caminho;
- necessidade de montagem do produto;
- capacitação e experiência dos colaboradores;
- eventuais burocracias (especialmente internacionais) que tornam o processo de entrega mais demorado.
Dicas para otimizar o lead time de entrega
Conheça algumas dicas que ajudam a agilizar o lead time de entrega do setor de logística da sua empresa.
1. Treine a equipe
Os funcionários devem estar capacitados e aptos a prestar um serviço eficiente e com agilidade na entrega. Por isso, ofereça treinamentos e cursos que melhoram a preparação da sua equipe.
2. Organize as rotas
Crie rotas otimizadas que propiciam um acesso mais rápido. O foco é agilizar as operações com o objetivo de satisfazer a expectativa do cliente. Para isso, você deve considerar atalhos e levar em consideração a entrega de mercadorias com prioridade. Caso o percurso não seja bem organizado, há o sério risco de a entrega se tornar mais demorada.
3. Conte com bons parceiros de transporte
Pesquise sobre a reputação e a conduta dos fornecedores. Escolha parceiros que tenham: estrutura, equipamentos adequados à carga, equipe treinada e que pratiquem um preço coerente as rotas a serem percorridas.
4. Use a tecnologia a seu favor
Existem softwares de gestão que auxiliam em todo o processo de entrega da mercadoria até o destinatário. Essas ferramentas automatizadas são úteis para agilizar as etapas, evitar erros e proporcionar a máxima efetividade nas operações.
Lead time de entregas x Lead time total
É importante reforçar a diferença entre o lead time total e o lead time de entrega. O lead time de entrega considera os eventos que ocorrem após o embarque da mercadoria. Já o lead time total considera eventos partindo da aquisição de insumos e matérias-primas. Logo, importante considerar:
- os materiais de insumos que incidem na produção e manutenção;
- um tempo médio de aquisição dos insumos (período de deslocamento do item partindo do estoque do fornecedor até a indústria);
- tempo de atualização do inventário, organizando o material conforme a data;
- um prazo máximo para as fases de produção;
- o prazo de entrega do produto ou serviço.
Se, por exemplo, a sua empresa atua no setor de vestuário, o tempo necessário para que o fornecedor entregue os tecidos é de 5 dias úteis. O processo de listagem e o inventário dura mais 1 dia, que deve ser acrescido ao lead time. Além disso, deve-se incluir o tempo de confecção e produção que é variável de acordo com a complexidade do item, podendo levar de 1 a 5 dias, por exemplo.
Já o prazo da transportadora varia conforme o endereço do destinatário final, podendo ser de 5 dias para os estados da região Sudeste. Sendo assim, o prazo de entrega é de 5 dias e o lead time total é de cerca de 16 dias úteis.
A tecnologia pode ajudar na otimização do lead time do setor de logística. Nesse sentido, o Confirma Fácil é uma solução SaaS (Software as a Service) que atua na confirmação das entregas com geolocalização e permite acompanhar todo o processo, inclusive as ocorrências, em tempo real, por meio de um dashboard moderno e intuitivo.
Trata-se de uma ótima alternativa que ajuda a melhorar a gestão desse tempo, permitindo aos gestores acompanhar e monitorar a saídas de mercadorias e sua chegada até o destino final. Quer saber mais? Aproveite para conhecer a tecnologia Confirma Fácil agora mesmo!