A logística é uma área de muita importância para qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte do negócio. Para que ela seja planejada e realizada com qualidade, é necessário haver um monitoramento constante por meio de indicadores de entrega e desempenho logísticos.
Os indicadores variam de uma organização para outra, pois precisam estar de acordo com as estratégias adotadas. Para algumas empresas, um indicador de tempo de entrega é o mais relevante, enquanto, para outras, pode ser a qualidade ou o custo.
Se você quer saber quais são os principais indicadores de entrega, confira este artigo que preparamos para você!
O que são indicadores de entrega?
Os Indicadores-Chave de Desempenho, também chamados de Key Performance Indicators (KPI), são métodos utilizados para avaliar e medir o desempenho dos processos mais importantes de uma empresa, identificando os aspectos que precisam ser melhorados.
Na logística, esses indicadores abrangem áreas como transporte, armazenagem e movimentação de produtos e gestão de estoques. Veja agora quais são os principais indicadores de entrega para que você possa avaliar e otimizar esse setor da sua empresa.
1. On-Time delivery
Esse indicador mede o percentual de pedidos entregues dentro prazo estipulado, sem levar em conta se as especificações dos itens estão corretas ou não. Ele serve principalmente para verificar se o tempo acordado de entrega está sendo respeitado.
Para mensurá-lo, é necessário realizar a sua medição diária. Na maioria dos negócios, é fundamental que o on-time delivery seja o mais elevado possível, digamos, por exemplo, sempre acima de 90%. Confira como realizar o cálculo:
- total de entregas no prazo ÷ total de entregas x 100.
2. Tempo de ciclo do pedido
Trata-se do tempo decorrido entre a data da realização do pedido e a data efetiva da entrega. A frequência de medição pode ser diária, mensal, por cliente, linha de produto ou até mesmo de todos os pedidos. Para calcular o tempo de ciclo do pedido, aplique os dados na equação:
- data ou hora de entrega do pedido ao consumidor – data ou hora de recebimento do pedido do consumidor.
A realização desse cálculo é fundamental, pois o transporte nem sempre é o responsável por todos os atrasos nas entregas. Eles podem ocorrer devido a um produto que não estava disponível e cuja falta não foi apontada no sistema, pela ineficiência da área de análise de crédito, da separação ou pela demora no carregamento. Sendo assim, a gestão pode identificar os gargalos e minimizar os impactos negativos.
3. Índice de ocorrências
As ocorrências são registradas quando algum evento não planejado se concretiza. Elas podem ser provocadas por avarias, extravios, trocas ou devoluções, por exemplo. Deve-se ter um indicador por tipo de ocorrência, já que elas podem ter naturezas totalmente distintas, fazendo com que as ações para correção sejam também diferentes. Esses são indicadores de desempenho essenciais na logística para evitar desperdício de tempo, aumento de custos e o comprometimento da produtividade.
4. Tempo de atraso das entregas
O tempo de atraso das entregas mede a eficiência logística e os impactos dessa atividade no relacionamento com os consumidores. O seu objetivo é entender os motivos do tempo de atraso na empresa.
Dependendo do valor encontrado, a organização deve repensar suas estratégias. As mais comuns são aumentar a eficiência logística, ao reduzir a burocracia e otimizar as rotas, ou até mesmo alterar a data estimada de entrega para uma perspectiva mais realista, com base nos últimos resultados.
Vale lembrar que os indicadores de desempenho são ferramentas valiosas para qualquer gestão. Para que eles sejam realmente eficazes, porém, devem estar alinhados com os objetivos e estratégias da empresa.
Agora que você já sabe como avaliar os principais indicadores de entrega para aprimorar o seu negócio, confira como é possível otimizar o processo de entrega!