Famosa por ditar a moda no segmento conhecido como lifestyle, a Lojas Renner, segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário do Brasil, investe pesado em campanhas publicitárias com celebridades e em logística para dar suporte às 110 lojas que tem espalhadas em todo o território nacional. São ao todo 103 instaladas em shopping centers e sete em pontos centrais de cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A empresa deu um importante passo para sua evolução: as coleções passaram a ser desenvolvidas por estilos de vida que refletem os valores de seus clientes e compostas por marcas próprias. As lojas passaram a expor os produtos de forma coordenada, facilitando a escolha do consumidor e otimizando o seu tempo de compras.
Dois grandes momentos marcaram o crescimento da empresa: a oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo e a implantação do software de gestão de fretes GKO FRETE.
“A solução veio apoiar um momento importante da instituição, pois o crescimento era irrefreável e, com ele, as operações tornaram-se mais complexas”, afirma César Bugança, supervisor de operações logísticas das Lojas Renner.
“De 10 lojas saltamos em pouco tempo para 110 espalhadas pelo Brasil, algo que forçava uma automatização das informações de transportes para melhor negociação de fretes e tomada de decisões”.
Ocorre que antes da implantação do GKO FRETE, a área de logística da Lojas Renner tinha um panorama de suas operações de transporte, bem como o controle de pagamentos às transportadoras, lançadas em planilhas Excel. Três pessoas realizavam o manuseio e controle das informações, mas com a marcha acelerada de expansão da rede de lojas de departamento, aponta Bugança, previa-se caos com o premente crescimento das informações em circulação e também de pessoas para acompanhá-las.
A solução
Antecipando problemas e preparando a parte operacional da empresa para que não houvesse ruptura nos pontos de venda, tampouco um colapso das operações de transporte, o departamento de logística da Lojas Renner procurou a GKO INFORMÁTICA para a implantação. O GKO FRETE seria utilizado exclusivamente para controle e conferência dos fretes, garantindo que os valores cobrados pelas transportadoras seriam os acordados previamente entre as partes.
A implantação do GKO FRETE ocorreu de forma integrada ao software corporativo (ERP, Enterprise Resource Planning) usado pela Lojas Renner, o que facilitou o alinhamento, no âmbito da tecnologia da informação, do fluxo de dados entre todas as áreas – fiscal, contábil, de logística, entre outras -, da empresa. A complexidade da parte contábil com a logística pode ser percebida a partir de sua estreita ligação: a contabilização para pagamentos dos fretes é feita com base nos romaneios. Desta forma, o GKO FRETE teve de receber adaptação com a assimilação de módulo de cálculos de fretes por rotas pré-estabelecidas.
Já na ponta das transportadoras, o GKO FRETE oferecia como ponto positivo a versatilidade de envio de avisos eletrônicos de embarque, proporcionando a redução de mão de obra e eliminando papéis do processo, duas grandes causas dos erros gerados no fluxo.
Resultados
Mais do que a redução de pessoas envolvidas em toda a operação, a área de logística da Lojas Renner capitalizou outros ganhos após a implantação do GKO FRETE. O supervisor de operações da empresa descreve ainda a acuracidade dos valores pagos às transportadoras, e a automatização com a consequente rapidez no fluxo de informações entre o GKO FRETE e o software corporativo para recolhimento de impostos e pagamentos, como impactos “extremamente positivos a toda a operação”.
“Recentemente conseguimos a plenitude da ferramenta que nos permite realizar a emissão de relatórios gerenciais, proporcionando-nos acompanhamento maior do desempenho do transporte e a tomada de decisões nas mais diferentes praças de atuação”.
“A tranquilidade de que agora operamos dados confiáveis nos possibilita estruturar o transporte de maneira assertiva”.
A comunicação com as transportadoras para troca de informações fiscais e emissão de notas, bem como informar valores a serem pagos, antes do GKO FRETE era feito em duas horas: hoje, o tempo foi reduzido a 30 minutos, tornando ágeis os pagamentos às transportadoras e assegurando a confiabilidade das entregas e dos dados. O EDI (Electronic Data Interchange, intercâmbio eletrônico de dados) é o meio mais utilizado para o tráfego das informações.
Para o futuro e em continuidade ao crescimento dos negócios, a logística da Lojas Renner planeja implantar a ferramenta de pré-fatura para as transportadoras, o que ainda está inviabilizado por limitações operacionais entre as duas partes. Contudo, Bugança avalia que as discrepâncias serão solucionadas em breve tempo e avisa: “também já temos em vista a implantação de um módulo para avaliar o desempenho das transportadoras”.
De acordo com declaração do supervisor, mais um instrumento de melhoria do processo de transportes com apoio do GKO FRETE.