Os benefícios de realizar uma gestão logística eficiente dos processos são inúmeros: mais eficiência, redução de perdas, aumento da satisfação do cliente e da lucratividade.
Para isso, no entanto, é importante desenvolver a gestão logística de forma correta compreendendo seus conceitos e aplicações.
Neste post vamos explicar, em detalhes, o que é gestão logística, falar dos principais benefícios para a empresa, tratar dos principais desafios que esse tipo de gestão representa para o negócio e também explicar por que é vantajoso terceirizar. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!
1. Entenda o que é a gestão logística
Antes de tratarmos dos benefícios e desafios da gestão logística, é importante entender o que essa expressão significa, quais são as suas implicações e características e também quais são os processos envolvidos em sua execução.
Quando falamos desse conceito estamos abordando a administração dos fluxos logísticos da empresa, o que significa todas as atividades que estão relacionadas à produção de mercadorias, compra de produtos, seu armazenamento e distribuição.
Esses processos e atividades exigem cuidados específicos do gestor de logística e sua equipe. Caso sejam executados de forma eficiente e alinhada com as melhores práticas de mercado, oferecem uma série de benefícios, como redução de desperdícios, aumento da produtividade e otimização dos processos logísticos.
2. Conheça os benefícios para a empresa
Agora que você já entendeu o que é gestão logística e como ela está diretamente envolvida nos resultados obtidos pela companhia, é interessante também saber quais são os principais benefícios que pode trazer para os negócios.
Maior integração da cadeia de suprimentos, redução de perdas, consequente redução de custos nos processos e a maior satisfação do cliente final são benefícios diretos de uma gestão logística feita de forma eficiente. Veja abaixo, em detalhes, as vantagens para seu negócio!
2.1 Visão ampla da cadeia de suprimentos
Um dos principais benefícios da gestão logística e de sua execução correta está na chamada “visão 360º”, que permite ao gestor logístico analisar e acompanhar todas as fases da cadeia de suprimentos (ou supply chain), indo desde o processo de armazenagem até a entrega ao cliente final.
Com essa visão ampla, o gestor pode desenvolver estratégias mais eficientes por meio de um planejamento direcionado, que evita gastos desnecessários, reduzindo custos e perdas.
2.2 Eficiência nos processos
Adotar a gestão logística de forma estratégica também permite que o gestor obtenha mais eficiência na execução dos processos logísticos, já que cada uma das etapas é acompanhada e mensurada por meio de métricas e indicadores de desempenho, garantindo análises mais objetivas e reais dos processos da empresa.
2.3 Redução de perdas
Por meio da gestão logística também é possível reduzir perdas em todas as etapas do processo logístico, começando pelo estoque, já que cada uma delas é acompanhada de forma eficiente e estratégica, evitando atrasos, quebras ou duplicidade de pedidos, além de permitir adotar práticas como o outsourcing de gestão logística.
2.4 Maior satisfação do cliente
Ao adotar políticas inteligentes de gestão logística, os processos são executados de forma mais ágil e eficiente, resultando em entregas mais rápidas, com menor índice de atraso e de perdas, o que melhora a percepção do mercado com relação à empresa e também garante maior satisfação por parte do cliente.
2.5 Monitoramento em tempo real
Por último, vale destacar que a gestão logística oferece ao gestor o monitoramento das transportadoras em tempo real — por meio de ferramentas e softwares — de todos os processos logísticos da empresa, o que facilita a tomada de decisão e garante mais eficiência.
3. Saiba quais são os desafios da gestão logística
Agora que tratamos dos principais benefícios que a gestão logística representa para a empresa, é importante também saber quais são os principais desafios relacionados ao assunto. Como ela vai envolve diversos processos, é possível afirmar que os desafios também são distintos.
Elementos como a integração da supply chain, o controle das entregas, a terceirização da gestão logística e a redução de custos são desafios que envolvem a gestão e que devem ser levados em consideração pela empresa. Veja abaixo mais detalhes a respeito dos principais desafios!
3.1 Integração da supply chain
Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores quando falamos sobre o assunto certamente é realizar a integração da supply chain de forma eficiente e inteligente.
Isso se deve ao fato de que é necessário compreender as necessidades de cada um dos elementos que compõem a cadeia de suprimento para uma efetiva gestão logística, visando evitar problemas como excesso de estoque, desperdício de produtos, dentre outros.
Por meio de ferramentas de integração, é possível sincronizar as demandas de cada um dos elementos integrantes da cadeia de suprimento, garantindo mais produtividade, reduzindo custos e aumentando os resultados financeiros da empresa, além de melhorar a percepção do cliente final a respeito da empresa.
3.2 Gestão das transportadoras
Outro ponto importante e que representa um forte desafio para a gestão logística eficiente está na gestão das transportadoras, já que muitas empresas ainda adotam políticas e estratégias que acabam trazendo prejuízos e insatisfação para seus clientes, impactando a percepção junto ao público e reduzindo os resultados.
Por isso, realizar a gestão das transportadoras contratadas é importante para que seja possível oferecer qualidade aos clientes. Isso significa que é fundamental adotar políticas claras, visando coordenar o trabalho de forma eficiente e garantir a melhoria constante dos serviços prestados.
3.3 Controle das entregas
Também é importante destacar que o controle das entregas também é um ponto de grande importância para a gestão logística e, por isso, representa um desafio a ser considerado ao definir as estratégias de gestão.
Isso significa que é necessário definir quais serão as ferramentas, processos e indicadores utilizados para o controle das entregas, definindo quais as métricas de qualidade e também a estratégia de comunicação com os prestadores de serviço contratados.
Vale destacar também que o controle das entregas deve ser feito de forma eficiente e automatizada, visando garantir mais segurança, reduzir custos e oferecer uma experiência satisfatória para os clientes.
3.4 Terceirização da gestão logística
Em empresas que contam com um grande volume de tarefas de logística, uma opção interessante para os negócios pode ser realizar a terceirização da gestão logística. No entanto, esse também é um processo que representa desafios para a gestão, já que envolve diversos elementos, cuidados e processos próprios.
Explicaremos adiante quais as vantagens da terceirização, mas é importante considerar que esse é um processo importante, que exige do gestor logístico análise estratégica e que pode representar um desafio para a empresa como um todo.
3.5 Redução de custos
Por último, também é um desafio da gestão logística a redução de custos, já que muitas vezes isso significa mudar processos já estabelecidos e analisar a execução das tarefas no dia a dia.
Para que seja possível reduzir custos de forma eficiente, sem que isso impacte negativamente os resultados da empresa, é necessário analisar todos os elementos envolvidos, identificar os pontos em que a empresa precisa melhorar ou adotar novas práticas e então definir métricas claras para entender se realmente houve melhoria após as mudanças.
4. Veja por que é vantajoso terceirizar a gestão logística
Quando falamos em terceirização da gestão logística, ainda existem muitas dúvidas a respeito do que isso significa, quais processos podem ser terceirizados e como isso pode impactar os resultados da empresa como um todo.
A terceirização de logística consiste em contratar uma ou mais empresas parceiras, que serão responsáveis por executar determinadas tarefas e rotinas de logística do negócio, com o objetivo de facilitar a gestão e reduzir custos.
Em geral, essa é uma prática adotada para a execução das rotinas de distribuição, por meio de transportadoras, mas também é possível terceirizar as áreas de recebimento, estoque e expedição, por meio de operadores logísticos.
Para que isso seja possível, é fundamental que os parceiros de negócio, que realizarão os processos de gestão logística em conjunto com a empresa, estejam alinhados em valores e boas práticas, além de estarem compromissados com os resultados que sua empresa espera obter.
5. Entenda quais são os benefícios da terceirização da gestão logística
Agora que você entendeu o que é terceirização da gestão logística e também os motivos pelos quais essa pode ser uma prática vantajosa, é interessante conhecer mais a fundo alguns dos benefícios que ela pode trazer para seu negócio.
Elementos estratégicos como redução de custos, maior facilidade na gestão dos processos por meio do controle simplificado e o aumento da qualidade do serviço são pontos interessantes e que você precisa conhecer.
O ponto chave é saber “o que pode ser terceirizado” sem que afete minimamente de forma negativa os resultados da empresa. Uma dica é verificar processos/atividades “volumosas” e “repetitivas”, pois são tarefas passíveis de automação e de mais fácil gestão.
5.1 Redução de custos
Um dos maiores benefícios trazidos pela terceirização da gestão logística é a redução de custos, sendo um dos principais motivos que levam as empresas a adotar esse tipo de ação. A redução de custos se dá pela diminuição da folha de pagamento, pelos encargos menores relacionados a essa diminuição e também pela troca de custos fixos por variáveis.
Com isso, torna-se possível pagar apenas pelos custos do trabalho que foi efetivamente realizado, diminuindo os custos fixos e permitindo aumentar a margem de lucro da gestão logística e do negócio como um todo.
5.2 Segurança na execução da gestão logística
Ao terceirizar a gestão logística, a empresa também se beneficia da segurança em sua execução, já que os processos passam a ser executados por empresas com equipes especializadas e que possuem conhecimento das melhores práticas e técnicas para essa tarefa.
Isso também significa que se passa a contar com especialistas desenvolvendo as estratégias e acompanhando os processos, o que permite reduzir custos, aumentar a qualidade do serviço prestado e garantir a satisfação do cliente final.
5.3 Controle simplificado dos processos
Também vale destacar que, com a terceirização da gestão logística, a empresa reduz o volume de processos a serem executados, garantindo um controle simplificado e mais estratégico, já que as tarefas de gestão passam a ser responsabilidade do parceiro de negócios, como é o caso da auditoria de frete.
Com isso, o gestor de logística fica responsável por analisar os resultados obtidos, compará-los aos objetivos definidos e também entender quais os fatores que levaram ao cumprimento ou não das metas estipuladas para cada área e período.
5.4 Aumento da qualidade do serviço
Por último, vale destacar também que a terceirização da gestão logística permite que a empresa foque seus esforços e atenção em sua atividade-fim. Com isso, as equipes internas podem desenvolver seu trabalho de forma mais eficiente, enquanto os processos logísticos são geridos e executados por profissionais especializados em tais tarefas.
Com isso, é possível afirmar que a terceirização também permite aumentar a qualidade do serviço oferecido, já que os processos logísticos são executados por profissionais capacitados, enquanto as equipes internas ficam responsáveis pelo negócio em si.
Como é possível concluir, a gestão logística é um processo fundamental. Caso seja executada de forma correta, ela pode reduzir custos, aumentar a satisfação do cliente e trazer resultados positivos para o negócio como um todo.
No entanto, como destacamos acima, esse processo envolve diversos desafios, como a integração da supply chain, o controle das entregas e o gerenciamento dos fretes, sendo fundamental entendê-los e levá-los em consideração ao desenvolver as estratégias.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é gestão logística e saber quais são os desafios mais comuns, aproveite e entenda também se é melhor terceirizar ou fazer internamente a auditoria de frete!