O transporte de mercadorias é uma das atividades de logística mais importantes. E o motivo é claro: é que ela concentra a distribuição dos produtos aos consumidores e isso significa retenção de clientes (faturamento) e mais vendas (novos faturamentos). Afinal, se os produtos chegam até o seu destino dentro do prazo estipulado e sem perdas, ganha-se boa reputação, mantém-se os clientes existentes e ganha-se outros. Acontece que, para essa engrenagem rodar da maneira como se espera, é necessário ter em mente alguns pontos importantes sobre a gestão estratégica do transporte que vamos descrever em seguida.
O que é gestão estratégica do transporte?
Gestão estratégica é simplesmente olhar para um departamento específico da empresa como um todo e utilizar os recursos disponíveis para alcançar as metas propostas inicialmente.
É preciso planejar e acompanhar todo o processo de contratação de uma empresa especializada em transporte. E a empresa contratada precisa desse olhar que envolve a definição prévia de objetivos, a análise do mercado, a avaliação de estratégias e sua implantação e, por fim, um acompanhamento para que todo o processo seja modificado e atualizado quando necessário.
As escolhas, como a melhor forma de transportar determinado produto ou qual o melhor meio para a realização do transporte, devem ser analisadas antes de serem implementadas.
Quais são os objetivos da gestão estratégica do transporte?
O principal objetivo da gestão estratégica do transporte é fazer com que o transporte da empresa cliente funcione com rapidez e antecipando acontecimentos. Dessa forma, é possível oferecer um serviço de excelência e obter uma considerável redução de custos.
Para que toda a logística de transporte até o cliente funcione sem grandes percalços, o uso desse conceito é fundamental, uma vez que uma boa gestão é base para uma logística eficiente.
Qual a importância da gestão estratégica do transporte?
Quando a empresa segue à risca o que foi planejado e tudo o que contempla a gestão, certamente terá ganhos significativos. Veja abaixo alguns desses diferenciais:
Aumento da produtividade
O planejamento visto como estratégia faz com que se produza mais com menos recursos. Isso impacta diretamente no preço praticado no mercado.
Competitividade
A redução de custos que foi obtida e utilizada na elaboração de preços mais atrativos leva a empresa a competir de forma mais agressiva no mercado. Além disso, a gestão ajuda a manter a qualidade na prestação do serviço. Dessa forma, a fórmula “qualidade + preço” resulta em clientes mais satisfeitos, que por sua vez indicam mais.
Inovação
A gestão estratégica do transporte leva a insights de inovação que são fundamentais e isso não podia ser diferente para o setor logístico. Além disso, as inovações desenvolvidas para suprir as necessidades da gestão estratégica do transporte podem ser levadas para outros departamentos da empresa, melhorando a integração entre setores e os resultados do negócio como um todo.
Se você pensa em alcançar excelência na prestação de serviço, lembre-se que a gestão estratégica do transporte deve, necessariamente, fazer parte do dia a dia do seu negócio. Uma solução eficiente para otimizar a sua gestão de transporte é optar por contratar uma empresa terceirizada, como a GKO FRETE, especializada em gestão de fretes para embarcadores.
Quer saber mais sobre logística de transportes? Siga as nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube) e fique por dentro dos nossos conteúdos!