Rapidez e eficiência são elementos que devem construir a base de uma gestão de transporte. Uma operação deve atingir as metas de entrega, trabalhando sempre para melhorar os prazos e alcançar a satisfação do cliente, fazendo com que ele volte a contratar sua empresa para novos serviços.
Informação em tempo real, relatório de entrega e precisão dos dados são fatores fundamentais quando falamos de gestão de transporte. Passar ao cliente uma informação errada pode fazer com que ele não volte mais a buscar sua empresa. Portanto, é de grande importância que o gerenciamento seja feito de forma responsável e rigorosa.
Quer conhecer algumas dicas de como ter uma boa gestão de transporte? Continue lendo e saiba mais!
Obter a informação de entrega mais rapidamente
O cliente sempre tem pressa e quer o melhor prazo de entrega possível. Porém, em conjunto a esses elementos, ele também deseja ser atendido de forma eficiente. Então, busque ferramentas que ajudem na visibilidade das entregas.
O cliente fica muito insatisfeito quando a empresa que ele contratou não atende o telefone e demora para passar as informações que precisa. Incidentes como esses podem ser evitados de forma fácil se a sua empresa dispuser de um sistema de monitoramento de entregas.
Assegurar que a entrega foi feita no local correto, no prazo correto
O atendimento de prazos deve ser uma das metas principais do time da logística de transportes, e a empresa precisa trabalhar para que qualquer gargalo que impeça que a equipe alcance esse resultado seja eliminado. Uma gestão de transporte deve controlar as entregas uma a uma, evitando erros de endereço de destino e outras falhas.
Ter um ambiente compartilhado entre embarcador, transportador e destinatário
A comunicação é algo fundamental quando se trata de gerenciamento de entregas e fretes. As pontes entre o embarcador, seu cliente e o transportador precisam estar disponíveis para qualquer eventualidade que aconteça.
A melhor forma de fazer isso é ter um ambiente em que todos os envolvidos possam ter acesso à informação, facilitando assim a troca de dados e simplificando o processo de follow up.
Dar ao destinatário um meio simples e sem ônus para acompanhar a carga e entrega
Telefonemas tornam-se um empecilho diante de uma rotina lotada de atividades. Proporcionar ao cliente um canal pelo qual ele mesmo possa fazer o acompanhamento da carga sem precisar entrar em contato com sua empresa é um excelente diferencial a ser aplicado.
Adotar as ferramentas adequadas
Um bom software de gestão de transporte é a ferramenta ideal para as empresas que desejam reduzir custos, eliminar gargalos e otimizar a operação. Um sistema deve promover a automação de atividades, o que ajuda a diminuir os erros causados por inputs manuais de informações e o tempo necessário para retrabalho, deixando a operação mais rápida. Isso afeta diretamente o cliente, que por sua vez fica mais satisfeito.
Atender às demandas dos clientes e conduzir as entregas de forma singular, dando atenção aos detalhes para que não aconteçam imprevistos, é tarefa essencial de uma gestão de transporte. Sua função é deixar a operação logística mais precisa, rápida e sem falhas, para que o cliente esteja sempre satisfeito.
Está precisando de um sistema de visibilidade de entregas eficaz para sua empresa? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!