Muitas empresas embarcadoras têm encontrado na frota terceirizada a solução para reduzir seus custos, de acordo com pesquisa realizada pela FDC. São aproximadamente 65% de gerentes que desejam fazer a gestão de fretes contratados.
Contudo, até os terceirizados mais experientes podem cometer erros, e isso custará caro. Por isso, saiba quais são os 5 principais equívocos que encarecem a gestão de fretes contratados para que você possa se prevenir e manter a qualidade do seu negócio. Acompanhe!
Conheça a importância da gestão de fretes contratados
No mercado de transporte, a frase “tempo é dinheiro” é certeira, pois para fazer a entrega das mercadorias é preciso combinar diversos fatores como combustível, seguro, salário do motorista, pedágio dentre outros. Sabe-se que qualquer atraso aumenta os custos. Assim, as empresas embarcadoras tem optado pela terceirização para reduzir essas despesas, mas sem perder a eficiência e qualidade.
Todavia, é fundamental que, mesmo sendo uma transportadora que levará seus produtos, seja feita a gestão de fretes contratados para que não haja erros de sobretaxas, classificação incorreta de peso, entre outros. Assim, são estabelecidos procedimentos operacionais, como coleta de dimensões, peso e densidade do frete para que não ocorram as falhas mencionadas.
Com isso, quando a transportadora cobrar as taxas de transporte, você terá os dados corretos para prevenir atrasos no embarque ou erros de cobrança. É importante essa gestão, pois são dezenas de taxas que compõe o preço cobrado pelas transportadoras e cada uma delas possui uma regra para sua precificação e erros aqui podem gerar erros de cobrança de até 20% a mais dos valores que deveriam ser cobrados.
Veja os 5 erros mais cometidos e saiba como evitá-los
Para minimizar os enganos, procuramos evidenciar o que consideramos 5 erros que precisam ser evitados pelos embarcadores apontando algumas soluções. Saiba quais são:
1. Desconsiderar a demora nas cotações de frete
Geralmente, cada transportadora tem uma forma de trabalhar, principalmente quando a questão é preço. Comparar alternativas de preço muitas vezes não é uma tarefa fácil, justamente pela variação das taxas e pela forma de como as transportadoras definem os gatilhos de cobrança de cada uma delas. Esse processo acaba demorando e existe o risco de pagarmos mais por um frete por não termos entendido bem a dinâmica das tabelas de preço.
Uma alternativa para resolver esse problema é por meio de sistemas que permitem automatizar esse processo gerando respostas quase que imediatas da melhor condição de transporte.
2. Não qualificar corretamente as transportadoras
A falta de avaliação das transportadoras que prestarão serviço para sua empresa pode trazer muitos aborrecimentos. Por isso, é imprescindível selecionar os prestadores de transporte analisando sua capacidade de atendimento para as suas necessidades.
Sendo assim, verifique aspectos como custo, qualidade na entrega, equipe e veículos especializados, tecnologia empregada, flexibilidade das operações e cumprimento dos prazos. Esses itens ajudarão você a selecionar os parceiros adequados, além de orientá-lo sobre os critérios que são relevantes para sua empresa.
3. Não monitorar as entregas arcando com altos custos de devolução e perda de clientes
É extremamente importante deixar o cliente informado quanto a suas entregas. Deixar essa informação apenas nas mãos das transportadoras não tem funcionado, pelo contrário, além de gerar estresse para o cliente, gera altos custos de devolução com potencial risco de perdê-lo.
Necessariamente o embarcador precisa estabelecer um processo de acompanhamento das entregas e informatizá-lo fazendo com que as transportadoras sejam parceiras na coleta e envio das informações.
4. Não auditar os pagamentos
Sem auditar as informações de pagamento, como garantir que as transportadoras estão cobrando os valores corretos? Sabemos que é difícil de fazê-lo manualmente, mas ao mesmo tempo é imprescindível que se faça, pois nesse processo há espaços para graves desperdícios de dinheiro.
Comece auditando por amostragem e após entender bem o processo, procure informatizá-lo pois não existe a condição de auditar 100% dos fretes sem o apoio da tecnologia da informação.
5. Evite previsão de custos imprecisos
A cadeia de suprimentos é mais que pegar uma mercadoria de um lado e entregá-lo a outro. Existe uma variação de custos devido ao local por onde o produto passará, influenciando o sistema operacional.
Dessa maneira, muitas empresas têm dificuldades de acompanhar as alterações nas taxas e custos dos clientes por estarem desatualizadas. Para evitar imprevistos é necessário fazer ajustes e monitoramento regularmente nos custos operacionais, para que as despesas se mantenham dentro de limites gerenciáveis.
Diante destes casos é relevante realizar a gestão de fretes contratados para que erros não aconteçam e a parceria entre embarcadoras e transportadoras possa ter um equilíbrio de preço, serviço e lucratividade para ambas.
Depois de ler este post, você considera que seus resultados estão sendo prejudicados por esses erros? Está na hora de conhecer o GKO FRETE, um sistema TMS de gestão de fretes contratados muito eficiente!