Estamos em um momento em que mostrar ao mercado valores competitivos é essencial para manter o negócio nos eixos. Segundo dados da Fundação Dom Cabral, a logística custa para as empresas 11,73% da receita. Isso acontece, entre outros motivos, em razão do montante de tempo gasto com as atividades de gestão, como a auditorias de frete, resolução de problemas urgentes de entregas e trâmites com transportadoras.
Por esse motivo, a prática do outsourcing de gestão logística vem sendo cada vez mais utilizada no momento de planejamento de redução de custos. Afinal, os gastos citados acima influenciam diretamente o preço, exigindo o máximo da otimização dos processos para que a empresa possa ter lucros.
Quer descobrir quais são as vantagens de utilizar a estratégia de outsourcing de gestão logística? Continue lendo e saiba mais!
Melhoria nos processos
Quando você escolhe determinada área para trabalhar com um outsourcing, está entregando as atividades para outra empresa que tem expertise no assunto, podendo oferecer melhor estrutura e mais tecnologia para agilizar a operação.
As empresas estão habituadas a terceirizar a operação logística, contratando operadores e transportadoras para a execução dos transportes, por exemplo. Mas o outsourcing da gestão ainda é um recurso pouco utilizado, ainda que os resultados possam ser excelentes em termos de melhoria nos processos.
Redução de custos
O outsourcing é estratégico para as empresas. Sabe aquele setor que mais gera ônus para sua operação? O mais difícil de organizar, que sempre dá dor de cabeça? As falhas desse setor geram prejuízos financeiros para a organização.
Entregar a área para uma empresa que sabe do assunto torna o processo mais preciso e com redução nas falhas. Logo, haverá redução de custos. Além disso, você não precisará mais que seu time trabalhe nessa atividade, podendo alocar o recurso em algo mais relevante, que agregue mais valor, naquilo que somente sua equipe interna possa resolver.
Aumento nos lucros
Com a redução de custos, a otimização de processos e a redução das falhas, automaticamente o resultado da empresa melhorará, fazendo com que a margem aumente e a empresa tenha maior possibilidade de lucros.
Além disso, buscar precisão nos processos também influencia outras áreas, como os departamentos de compra e venda, que terão informações mais concretas e confiáveis, melhorando seus resultados.
Foco nas necessidades do cliente
Ao adotar o outsourcing para algumas áreas estratégicas, os gestores e suas equipes terão mais tempo para desempenhar atividades que agregam maior valor ao cliente, além de gerenciar melhor as demais atividades da operação com as quais têm maior familiaridade.
Ter foco em atender da melhor forma possível as expectativas do cliente é fundamental para que a empresa alcance alto grau de satisfação e faça com que ele volte a fazer negócio.
O outsourcing de gestão de logística deve ser visto dentro das empresas como um pilar para a gestão de tempo. Otimizar processos e reduzir custos é um bônus que esse tipo de estratégia traz para a empresa, pois, a principal é que você tenha a capacidade de entregar o melhor nível de serviço ao cliente a fim de satisfazê-lo.
E aí, gostou do conteúdo? Quer aplicar o outsourcing na sua empresa? Então, entre em contato conosco e potencialize seu negócio!