Você sabe como anda o desempenho das transportadoras que atendem sua empresa? A avaliação dos serviços de frete é fundamental para garantir uma boa experiência de compra para seus clientes. O monitoramento do cumprimento do SLA no transporte ajuda a minimizar os imprevistos, agregando qualidade e reduzindo custos.
Veja, neste artigo, quais são os principais indicadores para avaliar a qualidade dos serviços das transportadoras e como eles devem ser analisados. Por fim, entenda a importância de verificar questões que vão muito além do cumprimento de prazos.
Principais indicadores de desempenho das transportadoras
Como gestor de empresa ou de setor, você sabe a importância dos indicadores de desempenho na administração de um negócio. Com as transportadoras não é diferente. Para saber se essas empresas são confiáveis e de qualidade, é imprescindível avaliar os seguintes quesitos:
- nível de serviço de entregas (percentual de entregas no prazo);
- índice de avarias;
- índice de extravios;
- índice de erros em cobranças;
- custos dos fretes.
Análises que devem ser consideradas
A avaliação da qualidade dos serviços de entrega pode ser realizada sob diversas perspectivas, mas é importante que alguns pontos não sejam deixados de lado. Para isso, separamos alguns questionamentos que auxiliam nessa análise.
A qualidade dos serviços está evoluindo?
O mercado evolui diariamente, e isso impacta a prestação dos serviços de entrega. Se a quantidade de erros nas cobranças, extravios de cargas e atrasos não sofrem redução com o passar do tempo, reconsidere essa parceria.
Os indicadores são avaliados conforme sua relevância?
Cada um dos indicadores deve ganhar um peso diferenciado na hora de fazer uma análise mais detalhada. O cumprimento dos prazos é mais importante do que o custo, por exemplo. Defina os graus de relevância de cada indicador e avalie de forma ponderada.
Como as transportadoras respondem em situações imprevistas?
Imprevistos acontecem, mesmo com as empresas que seguem à risca o plano de gerenciamento de riscos. Como gestor, você precisa se atentar ao posicionamento da transportadora nessas situações. Ela se mostra uma parceira em busca de uma solução, ou ela tenta transferir a culpa para terceiros?
O que seus clientes têm a dizer sobre as transportadoras?
O seu cliente final é a principal voz a ser ouvida. Sua empresa pode ter o melhor produto do mercado, mas se houver problemas no processo de entrega, é sua imagem que ficará prejudicada. Portanto, monitore os feedbacks recebidos e use-os para aprimorar a eficiência da logística do seu negócio.
As informações sobre as entregas chegam em tempo hábil?
Ter acesso às informações ao longo de todo o processo de entrega é essencial nos dias de hoje. Além de ser uma forma de controlar mais de perto cada uma das entregas e ter mais transparência nas relações com esses fornecedores, é uma maneira de tranquilizar o consumidor final, que pode acompanhar o andamento do pedido.
Como vimos, o cumprimento de um SLA no transporte não se resume a entregas feitas no prazo. Sua empresa precisa estar atenta a diversos outros fatores para garantir a qualidade dos serviços de frete. Seguindo as dicas deste artigo, ficará muito mais fácil monitorar o desempenho das transportadoras.
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