Apesar da pandemia de COVID-19, a LogPartners, empresa da GKO Informática para terceirização dos processos da gestão de transportes, alcançou a expressiva marca de mais de R$ 1,3 milhão de descontos concedidos entre janeiro e maio de 2020. Esse número significa dizer que todos os clientes somados deixaram de pagar, em cinco meses, quase o mesmo valor em cobranças indevidas de frete que em todo o ano de 2019 (R$1,6 milhão).
E como a LogPartners proporcionou tal resultado aos clientes? Através de uma central de serviços compartilhados, a equipe de outsourcing, utilizando a auditoria de fretes, identificou erros na cobrança a maior das transportadoras. Dessa forma, foi possível solicitar descontos aos prestadores de serviço que, somados, alcançaram mais de R$ 1,3 milhão.
A LogPartners pode utilizar o GKO FRETE ou o sistema de gestão de fretes adotado pelo cliente para realizar as auditorias. Tomando como exemplo o GKO FRETE, o módulo em questão realiza a conferência exata do valor negociado entre transportadora e cliente, que é a tabela de preço, verificando se está correto ou não. Adicionalmente, é possível avaliar a performance de entrega das transportadoras e simulações com opções de mercado, identificando, assim, o prestador que pode trazer o melhor custo-benefício. Todos esses dados são fornecidos aos clientes para a tomada de decisão baseada em relatórios gerenciais e KPIs.
Economia com a terceirização dos processos da gestão de transportes
Além da evidente economia, identificar cobranças indevidas traz outros benefícios a reboque. Para o embarcador, a menor preocupação em pagar errado ao transportador agrega mais segurança ao processo de transporte. Em paralelo, a empresa pode trabalhar com outros tipos de foco mais estratégicos como negociar melhor as tabelas de preço e melhorar as entregas por região ou outro recorte, por exemplo.
Desafio da pandemia
Mesmo com a pandemia modificando toda a sociedade e as relações de trabalho, a gerente da LogPartners, Aline Branco, acredita que a equipe seguiu 100% produtiva e isso foi compartilhado pelos clientes. “Mesmo em home office, o contato ficou próximo. Um momento marcado na agenda acaba recebendo a devida atenção porque não há muitas distrações. Esse comprometimento, aliado à parceria dos clientes, permitiu alcançar esse resultado e gerar essa economia”, ressalta.