A terceirização das atividades logísticas é uma realidade que vem se consolidando nos últimos anos como tendência de mercado. Isso se deve à possibilidade de contratar transportadora e reduzir os custos, aumentando a produtividade das operações de armazenagem, distribuição e entrega.
Por sua importância estratégica para os negócios, no entanto, é necessário prestar atenção a alguns fatores ao fazer essa escolha, sendo recomendado fazer boas pesquisas e análises.
Explicamos agora quais devem ser as ações ao contratar uma transportadora, os principais fatores a serem considerados, como volume e frequência das entregas, além da reputação da empresa e sua área de atuação. Acompanhe as próximas linhas e tenha uma ótima leitura!
Veja a importância da análise ao contratar transportadora
Antes de contratar transportadora para a logística da empresa, é importante analisar qual tipo de serviço será mais adequado às necessidades da companhia. Por isso, considere o perfil dos clientes, o tipo de produto a ser transportado e também a trajetória das entregas.
Para uma decisão acertada, conheça as opções disponíveis e analise alguns fatores, que listamos logo abaixo, para compreender se a transportadora atende, ou não, às necessidades do negócio e suas características.
Volume e frequência das entregas
Considere o volume e a frequência das entregas realizadas. Isso é essencial para entender se a transportadora tem capacidade para suprir a sua demanda e também para obter um referencial do trabalho executado.
Valor do frete
Outro ponto importante a ser ponderado é o valor do frete, já que esse é um custo que deve ser observado na precificação dos produtos da empresa. Vale destacar que, no cálculo do frete, deve-se ter em mente a cobrança de taxas extras, como seguro.
Reputação da empresa
Analise qual a reputação da transportadora que se deseja contratar. Para isso, é interessante falar com outros clientes, entender quais são os pontos fortes e se existem problemas com o serviço oferecido. Tenha o cuidado de visitar clientes que tenham algum tipo de similaridade com sua carga.
Área de atuação da empresa
Por último, avalie a área de atuação da transportadora e compreenda se ela pode atender às necessidades de seu negócio. Caso você esteja buscando transportar carga viva, por exemplo, é fundamental que a contratada tenha experiência no setor.
Tabela de preço
Entenda bem o funcionamento da tabela de preço, pois dependendo da condição de transporte (rota, volume, estradas, pedágios) podem existir taxas adicionais que elevam muito o valor do frete. Aproveite e veja o infográfico que preparamos sobre tabelas de preço clicando em: “entendendo as tabelas de preço de seu transportador”.
Condição dos equipamentos
Certifique-se de que os equipamentos que a transportadora oferece estão em condições de fazer o transporte de sua carga.
Atendimento ao cliente
De preferência faça uma visita às instalações da matriz e veja como está estrutura da área de atendimento a clientes: processo, pessoas e softwares de apoio.
Instalações físicas
Quando estiver visitando a matriz para contratar transportadora aproveite e observe as condições físicas de todos os ambientes: do escritório, pátio e armazéns ou CD´s.
Ao avaliar esses itens, será possível contratar uma transportadora de forma segura e eficiente, garantindo resultados melhores. Além disso, os fatores que citamos acima abarcam elementos importantes para a integração entre as partes.
Por fim, seu negócio ganha em agilidade, eficiência, segurança e redução de custos, contribuindo para a boa gestão.
Neste post você aprendeu sobre a importância da análise em todo o processo para contratar transportadora, viu quais são os fatores que devem ser examinados e se informou sobre os impactos da contratação para a gestão de logística da empresa. Agora, aproveite e entenda como monitorar o desempenho das transportadoras!