A gestão logística é uma área com um grande número de detalhes, procedimentos e custos, exigindo muita atenção dos seus profissionais. Com isso em mente, criamos este artigo para falar sobre esse tema, elencando algumas taxas de transporte de carga e mercadorias, suas características e finalidades, os benefícios de contar com uma transportadora de qualidade, o papel da tecnologia nesse processo, entre outras informações.
Assim, além de contribuirmos para a qualidade e a eficiência da sua gestão, vamos estimular o pensamento crítico sobre a importância desses custos ao setor. Não perca tempo e acompanhe!
O que são as taxas de transporte de carga e mercadorias?
As taxas de transporte de carga e mercadorias são valores que precisam ser pagos para que os produtos cheguem aos seus destinos, além de precaverem custos originários de infraestrutura, lei, segurança, riscos e demais aspectos que fazem parte do dia a dia das empresas que necessitam trabalhar com o transporte em suas operações.
Qual é a importância dessas taxas?
Afinal de contas, por que as taxas de transporte são importantes? De um ponto de vista estritamente econômico, pode parecer que não faz sentido defender esses custos, já que eles se acumulam. De fato, isso torna a operação de transporte mais cara e pressiona as margens de lucro.
No entanto, como você perceberá durante a leitura, muitas das taxas são revertidas para áreas fundamentalmente importantes ao setor de transportes. O exemplo mais simbólico disso são os pedágios. Por serem concessões privadas, essas taxas nem ao menos são consideradas como um tributo.
Conhecendo a realidade logística brasileira, é possível que você tenha uma boa noção das nossas estradas. O que mais se destaca nessa observação é comparar a qualidade estrutural dos trechos que cobram pedágio com aqueles que não cobram. A disparidade é óbvia e, muitas vezes, gritante.
Nesse cenário, boa parte dos recursos são revertidos para manutenção e melhorias de infraestrutura. No longo prazo, as estradas de boa qualidade são fundamentais para o sistema rodoviário brasileiro, à medida que aumentam a segurança nas entregas, reduzem fatalidades e ampliam a durabilidade dos veículos.
Quais são as taxas de transporte de carga e mercadorias?
Agora que você conta com uma noção ampla da importância desses custos, chega o momento de conhecer as principais taxas cobradas nas operações de transporte. Acompanhe!
- Frete valor
A principal finalidade do frete valor é cobrir os custos do seguro obrigatório ao transporte de cargas, que é a apólice de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, também conhecido no mercado como RCTR-C. O seu custo é proporcional ao valor da mercadoria transportada.
Então, quanto mais cara a mercadoria, maior a taxa. Além disso, a tarifa é proporcional à duração da operação de transporte. Portanto, quanto maior o tempo que o item fica sob responsabilidade da transportadora, maior o valor da taxa — já que maior será o risco para a seguradora.
- Frete peso
Assim como o frete valor, o frete peso é uma taxa de proporcionalidade, que considera o peso bruto ou cubado da mercadoria transportada (o que for maior) para utilizar em sua base de cálculo. Além disso, essa taxa engloba custos operacionais e margem de lucro.
O objetivo desse cálculo é tornar a cobrança de frete mais justa e equilibrada. Afinal de contas, não são todas as operações que utilizam toda a capacidade volumétrica dos caminhões, de modo que não seria sensato cobrar o mesmo valor de um baú lotado a um baú parcialmente utilizado.
- Taxa de despacho
Também conhecida como DESP, a taxa de despacho serve para remunerar todos os custos inerentes à atividade de despacho das mercadorias, cobrindo despesas operacionais, documentais, administrativas e afins. Sendo assim, é comum que a DESP seja eventualmente cobrada dos clientes.
O cálculo da taxa considera dois pontos: os custos operacionais inerentes às atividades de envio/coleta e a margem atribuída pela transportadora. Dessa forma, além de quitar os custos fundamentais à realização do serviço, a empresa prestadora é devidamente remunerada.
- Gerenciamento de Risco e Segurança
Popularmente conhecida como GRIS, essa é uma taxa proporcional cobrada sobre o valor da nota fiscal. Um detalhe importante sobre a GRIS é que seu cálculo ignora a distância percorrida na operação de transporte. Assim, tanto os deslocamentos longos como os curtos contam com a mesma base de cálculo.
Por ser uma taxa diretamente ligada à segurança do setor, é comum que essa cobrança seja maior em regiões com maior índice de roubo. Isso é particularmente especial em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, ambas capitais com taxas GRIS proporcionalmente maiores que as do restante do país.
- Taxa de Restrição de Trânsito
O objetivo dessa taxa, amplamente conhecida como TRT, é cobrir eventuais despesas ao operar em regiões com fluxo de trânsito limitado. Ou seja, as cidades que limitam tanto a circulação de veículos de carga como as operações de carga e descarga em determinados horários e/ou locais.
Essa é uma taxa familiar para empresas que operam em cidades como Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. No entanto, é importante prestar sempre atenção às legislações locais, pois é uma tendência comum que metrópoles em crescimento, mesmo não sendo capitais, adotem essas limitações.
- Taxa de Dificuldade na Entrega
Como você pode ver, a TDE tem um nome bem sugestivo. O objetivo dessa tarifa é repor custos adicionais realizados pela transportadora em função de algum obstáculo ou circunstância que aumentou o tempo da entrega. Essa taxa pode ser configurada por uma série de situações.
Digamos que o cliente faça exigências no desembarque e na organização das mercadorias. É uma dificuldade adicional, que acrescenta tempo à operação e, portanto, deve ser ressarcida à transportadora.
Outro exemplo comum é a baixa acessibilidade. Em certos casos, o destino da entrega fica em um lugar de difícil acesso, exigindo tempo, planejamento e dedicação extra dos motoristas para finalizar a operação. Assim como as demais, a TDE é uma taxa proporcional, calculada sobre um percentual do valor do frete.
- Taxa de Permanência de Carga
A Taxa de Permanência de Carga (TPC) é calculada levando em conta o espaço ocupado pelas mercadorias no armazenamento em áreas destinadas ao processo de transporte. É cobrada conforme o valor, o período em que os itens permanecem na transportadora e o peso.
A finalidade da TPC é ressarcir a organização contratada dos gastos relativos à locação dos espaços, às despesas com seguro, aos serviços de vigilância, ao imposto predial e demais.
- Estadia do veículo
Também conhecida como “diária”, é cobrada quando o período em que o veículo ficar parado, esperando a carga ou descarga, for maior que o previsto em contrato ou na norma. A taxa tem o objetivo de cobrir os custos dessa ociosidade e tem valores diferentes conforme o tipo de veículo, multiplicados pelos dias ou por frações do tempo total da estadia.
- Devolução de mercadorias
A devolução acontece quando o cliente rejeita o recebimento do item. Isso gera a necessidade de retornar a carga à sua origem, o que ocasiona novos custos para o transporte. O cálculo da taxa é feito considerando a cobrança de um novo frete, com o mesmo valor do anterior, acrescido do total do ICMS que incide na operação.
- Reentrega
Toda vez que, por responsabilidade do embarcador ou do destinatário, a entrega não for concluída na primeira tentativa, o transportador vai cobrar uma taxa equivalente à reentrega a cada nova tentativa feita.
O custo tem como base os valores gerados pela distância percorrida entre o local de destino e o de origem. Geralmente, é cobrada uma taxa de 50% do valor do frete comum para o serviço.
- Cubagem
A cubagem e o preço cubado são questões fundamentais quando o assunto é cálculo de frete, especialmente quando o intuito é otimizar a ocupação dentro do veículo, considerando espaço e peso. Afinal, se tiver como base apenas o peso bruto ou as dimensões, a cobrança pode não ser a mais correta.
Nesse caso, são consideradas as dimensões (altura x largura x comprimento) para identificar o volume em metros cúbicos. Após, o resultado é multiplicado pelo fator de cubagem e, assim, encontra-se o peso cubado.
Então, quando a carga for constituída de caixas grandes e leves, que ocupem o espaço do veículo antes que a capacidade de peso seja alcançada, vai sofrer um adicional no valor do frete para compensar o espaço físico que o volume está ocupando, o qual vai impedir que mais cargas sejam enviadas no mesmo caminhão.
- Taxas complementares
As taxas complementares de frete, como impostos e pedágios, são necessárias para a composição do transporte rodoviário de carga. Elas são adicionadas ao frete valor e ao frete peso, resultando em um montante a ser cobrado na emissão de documentos necessários para que as cargas sejam transportadas.
Também fazem parte desse grupo: Taxa de Despacho por emissão de conhecimento, Custo Adicional de Transporte Rodoviário (CAT), horas paradas em excesso, armazenagem de mercadorias, entre outras.
Qual a importância de fazer boas parcerias?
Fazer boas parcerias é essencial para a qualidade dos serviços prestados. Entenda os principais benefícios de contar com parceiros experientes e de confiança.
Diminuir custos operacionais
A opção de realizar o envio dos pedidos por meio da contratação de parceiros com conhecimento necessário na área possibilita que os processos sejam administrados por colaboradores capacitados. Isso proporciona uma redução de erros e, consequentemente, de custos.
Além disso, essas empresas dispõem de recursos importantes para fazerem o envio e o armazenamento da carga. É o caso de veículos adequados para cada tipo de transporte, sistemas de rastreamento de rotas, embalagens adequadas, entre outros.
Ter mais segurança
Quando o embarcador conta com uma empresa de transporte especializada, fica mais fácil garantir a chegada dos produtos de maneira segura. Um ponto-chave nesse sentido é que a terceirizada oferece cobertura total para que os itens sejam protegidos em casos de furtos, roubos, acidentes e outros riscos que podem ocorrer, o que gera mais segurança.
Contar com conhecimento e experiência
Ao contratar uma empresa qualificada em transportes, o embarcador pode contar com diversos conhecimentos no ramo. Toda carga tem suas especificidades com relação a como ser transportada, armazenamento, temperatura, condição do ambiente, entre outros aspectos, para que não ocorra nenhum tipo de perda ou de dano.
Por esse motivo, os funcionários responsáveis têm a experiência e os conhecimentos necessários sobre o devido manuseio dos mais variados itens. Assim, possibilitam que todos os envios cheguem aos seus destinos preservados e dentro do prazo definido. Eles também entendem a respeito dos processos alfandegários, o que colabora para que as operações sejam executadas de forma apropriada.
Ganhar a confiança dos clientes
Uma transportadora que consegue realizar as entregas dentro dos prazos estipulados está apenas cumprindo o seu papel, mas esse é um fator que ajuda a aumentar a credibilidade junto aos clientes.
Quando não há a confiança do cliente pelo fato de a mercadoria atrasar e de ele observar uma falta de comprometimento com os prazos, o embarcador pode passar por transtornos gerados pela transportadora contratada, bem como sofrer impactos diretos na reputação da marca perante o mercado.
Outra questão a ser considerada nesse caso é a perda desse cliente para a concorrência. Por isso, é fundamental fazer boas parceiras e, assim, garantir que todos esses problemas não se tornem reais, manter a confiança do público, obedecer aos prazos acordados e ser reconhecido por ter comprometimento com as entregas.
Como escolher uma transportadora qualificada?
Existem alguns pontos que você deve observar ao buscar uma transportadora, cuja responsabilidade é executar todo o serviço conforme o planejado e, assim, evitar problemas que possam impactar a satisfação dos clientes. Veja as dicas!
Pesquise mais de uma opção
Antes de fechar acordo com uma transportadora, o ideal é avaliar mais de uma alternativa e verificar as propostas. Tenha em mente que, mesmo que os preços oferecidos sejam atrativos, essa limitação diminui o poder de negociação e a chance de encontrar um serviço mais satisfatório.
O mais indicado é fazer, no mínimo, três cotações diferentes. Isso colabora para que você obtenha o máximo de informações a respeito da demanda e, a partir daí, identifique um parceiro de negócio que realmente atenda às necessidades da sua empresa.
Conheça a composição da frota
Outra questão é conhecer a composição da frota da possível transportadora parceira. Nesse caso, você pode levantar aspectos como:
- quantidade de veículos;
- estado de conservação;
- marcas e modelos;
- ano de fabricação.
O intuito é verificar o cuidado que a empresa tem com os seus veículos, bem como saber seu nível de investimento em renovação. Afinal, quanto mais velha e mal conservada for a frota, maiores são os riscos de erros e problemas que podem impossibilitar a entrega das cargas intactas e dentro do prazo ao seu destino.
Procure por referências
Você também pode procurar saber quem são os clientes da transportadora, tanto antigos quanto atuais, verificar a reputação dessa potencial parceira no mercado e, se possível, buscar referências a respeito das experiências que os contratantes tiveram ou têm tido com ela.
Nesse caso, vale lembrar que mercadorias diferentes podem apresentar algumas particularidades em relação ao transporte, como fragilidade e perecibilidade. Portanto, esse também é um fator que precisa ser levado em consideração.
Observe se há certificações
A certificação é um ponto relevante quando falamos na busca por qualidade na prestação de serviços. Assim, se uma transportadora tem certificações, é um sinal de que ela se preocupa em aprimorar seus processos e em atender aos critérios básicos impostos pela legislação. Então, esse é um requisito que pode ser visto como um diferencial.
Analise os serviços oferecidos
Apesar de a qualidade e o preço serem aspectos importantes ao buscar uma boa parceria, é necessário prestar atenção a outros critérios na hora de fazer a sua escolha. Entre os elementos que você precisa analisar, destacamos os seguintes:
- prazos de entrega;
- abrangência do atendimento, ou seja, número de destinos supridos pelas rotas;
- soluções em casos de extravios e avarias;
- restrições de envio, que pode ser por tipo de carga, valor, tamanho, peso, entre outros elementos;
- possibilidade de oferecer a logística reversa para trocas e devoluções.
Uma alternativa é contar com transportadoras diferentes para cada região, considerando as que apresentem melhor proposta e nível de serviços de entregas.
Veja o custo-benefício
Normalmente, o preço apresenta um peso relevante no momento de contratar um parceiro de negócio. Vale lembrar, no entanto, que o investimento mais baixo nem sempre é a melhor opção. Isso porque a quantia paga pode representar uma redução na qualidade dos serviços prestados.
Sendo assim, o mais indicado é sempre focar a relação custo-benefício disponibilizada pela parceria. Então, avalie com cuidado a qualidade do atendimento e o suporte oferecido pela transportadora, bem como a transparência nos negócios, a troca de informações e as garantias concedidas em termos de segurança das mercadorias transportadas.
Verifique a capacidade do transporte
A capacidade de transporte está associada à demanda do negócio. Dessa forma, se a sua empresa lida com produtos sazonais, que apresentam alta em um período determinado, por exemplo, é preciso contratar uma transportadora que consiga atender a esse volume maior de entregas sem gerar atrasos.
O objetivo é contar com um parceiro capaz de ofertar o mesmo atendimento, com eficiência e agilidade, em épocas de aumento nas vendas. Isso, claro, sem afetar a qualidade do serviço.
Considere o investimento em tecnologia
A automatização dos processos por meio do uso de ferramentas inovadoras é outro diferencial que pode ser verificado. Dessa forma, um passo importante para escolher bem uma transportadora é observar como ela aplica a tecnologia a seu favor e qual a sua expectativa de investimento em modernização.
Um fato é que a realização de atividades manuais não só eleva o risco de erros e a necessidade de retrabalho, como deixa os processos mais demorados, tornando o dia a dia mais ineficiente e improdutivo.
Os hábitos dos clientes também mudam com o tempo, e hoje as pessoas estão sempre buscando informações atualizadas a respeito do status dos seus pedidos. Assim, se a transportadora investe em tecnologia para otimizar a gestão, há grandes chances de as operações alcançarem o sucesso esperado, atendendo às demandas dos clientes.
Confira as cobranças de taxas
Também é importante verificar a respeito da cobrança de taxas adicionais por determinados serviços, considerando que essas quantias variam entre as transportadoras. Entre elas, estão:
- taxa de carga e descarga;
- frete mínimo;
- taxa de dificuldade na entrega;
- taxa de reentrega.
Acompanhe a saúde financeira
A saúde financeira do parceiro de negócio pode apontar se a empresa realmente tem recursos para cumprir todas as cláusulas estabelecidas no contrato. Por exemplo, imagine que a transportadora apresenta um alto nível de endividamento e que o faturamento não está tão satisfatório.
Nesse cenário, se não houver recuperação, a qualidade do serviço pode sofrer uma queda com o decorrer do tempo, a ponto de impossibilitar a empresa de atender os clientes de forma adequada. Então, não deixe de fazer essa avaliação.
Por que usar a tecnologia no cálculo e na gestão de taxas?
Ao contar com soluções tecnológicas inovadoras na operação logística, é possível aumentar a eficiência, otimizar os processos, minimizar falhas, reduzir custos, entre outros benefícios. Além disso, as informações são disponibilizadas para o gestor de maneira ágil, proporcionando um controle mais efetivo.
Você pode encontrar no mercado alguns sistemas que simplificam a vida não só das transportadoras, mas também dos embarcadores e operadores logísticos, pois apresentam toda uma plataforma de gestão de transporte e controle de custos e receitas que envolvem os serviços de transporte.
Por meio deles, é possível contar com dados precisos que vão viabilizar a criação de relatórios, além de manter todos os arquivos em uma base centralizada. Isso permite ter acesso a informações relevantes sempre que necessário e gerenciar com facilidade os níveis de serviços, as receitas, os fretes e os custos.
Como sempre, é fundamental reconhecer o impacto estratégico de cada uma dessas taxas de transporte de carga e mercadorias na sua operação. Por isso, acreditamos que é importante encarar essas tarifas como pontos indispensáveis à eficiência da missão de transporte, e não apenas como custos e burocracias desnecessárias.
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