Pesquisas apontam que “confiabilidade no prazo de entrega” e “informações obre posicionamento de carga” são duas das dificuldades mais enfrentadas no dia-a-dia da gestão de transportes e logística. Visto que o processo de entregas de mercadorias pode envolver grandes distâncias e a contratação de transportadoras, a confirmação de entrega torna-se um passo problemático quando não há tecnologia envolvida.
Durante o ciclo do pedido, que engloba procedimentos internos como liberação, separação e preparação de embarque, podemos assumir que a responsabilidade está com a empresa. Porém, uma vez embarcadas, a guarda dessas cargas está com a transportadora até a que a entrega seja realizada, cabendo ao destinatário o “de acordo” ou recusa no recebimento.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de dar um passo à frente no sentido da confirmação de entregas em um mundo cada vez mais digital e como esse avanço se dá no sentido da adoção de tecnologia.
Dificuldades do processo de entrega
A etapa final de entrega e recebimento de um processo de compras de produtos é uma fase chave, podendo determinar a satisfação (ou não) dos clientes e, consequentemente, a concretização de um bom serviço prestado. Essa etapa vem se apresentando cada vez crítica em sua importância. As organizações, por outro lado, vêm a cada dia focando em seu “core-business” e terceirizando serviços. Sendo assim, a comunicação clara dos motivos para um atraso ou não entrega fica por conta das transportadoras.
Dessa forma, a entrega propriamente dita pode envolver diversos passos, que incluem a chegada ao local de destino, eventual espera em fila por vaga nas docas de descarga, ou o horário da janela de recebimento, etc. Finalmente, é de responsabilidade da transportadora, com a validação do destinatário, colher o canhoto de DANFE (documento de apoio à nota fiscal eletrônica) assinado.
A partir daí, a depender de acordos com o embarcador, a transportadora é responsável ou não por manter e retornar esse documento em papel. Pense agora no caso de uma entrega, dentre várias, realizada no Acre por uma empresa do Sul do Brasil. Imagine os percalços pelos quais esse canhoto não terá que passar para manter a sua integridade e mais: como confiar 100% na veracidade das informações de entrega?
A tecnologia a serviço da logística
Logística 4.0, Internet das Coisas, SaaS (Software as a Service)…você já ouviu falar nesses termos e na revolução tecnológica nos quais estão inseridos. Baseado nessas e em outras inovações, hoje existem softwares e serviços que possibilitam a troca rápida (ou em tempo real) de informações entre embarcadores e transportadoras.
Sendo assim, já é totalmente possível que um transportador realize a confirmação de entrega digitalmente, via portal WEB ou aplicativos mobile, agregando, inclusive, uma foto como evidência e a geolocalização do ponto de recebimento. Todo esse processo oferece, tanto ao embarcador como ao transportador, a facilidade de agrupar na nuvem uma série de canhotos de entrega assinados e digitalizados, eliminando o esforço dispensado à movimentação do documento físico.
Para o embarcador, quanto mais transparência entre as partes melhor, porque isso irá culminar em um serviço com mais qualidade na ponta do cliente final. Com a confirmação de entrega realizada e armazenada por meio digital, as empresas têm em mão uma ferramenta poderosa para consulta de dados relacionados às Notas Fiscais entregues, além de geração de indicadores para inteligência logística e acompanhamento de SLAs de transportadoras. Além disso, apesar de o canhoto digitalizado não ter validade jurídica, ele serve como prova associada ao documento físico.
As transportadoras, por sua vez, podem usufruir de um controle e direcionamento melhor dos inúmeros documentos assinados. Cada vez mais as transportadoras vêm utilizando tecnologia a seu favor através de softwares que permitem fazer as confirmações de entregas, diminuir o volume de documentos físicos e aumentar a transparência operacional com seus contratantes.
Contar com meios para que as informações trafeguem livremente entre esses players já se firmou de grande valor e cada vez mais necessário. Interligar transportadores e embarcadores, além de disponibilizar de forma amigável informações para clientes, representantes comerciais, área de vendas, entre outras, abre espaço no mercado atual em que o serviço é tão importante quanto o produto vendido.