Atuando no Brasil há 30 anos, a GKO Plus, unidade de negócios 100% web da GKO Informática, oferta soluções para gestão de fretes direcionados a embarcadores. Assim, de acordo com a demanda do mercado e com as oportunidades encontradas, a empresa busca resolver os problemas que identificam no segmento, por exemplo: a visibilidade e gestão do ciclo do pedido, monitoramento de entregas e confirmação digital delas. A partir desses três gargalos, foi desenvolvido o sistema Confirma Fácil, na modalidade Software as a Service (SaaS).
A ferramenta constantemente recebe novas funcionalidades, por isso se tornou uma plataforma robusta, sofisticada e de fácil manuseio. Quer saber mais a respeito do Confirma Fácil? Conversamos com Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO, para entender as vantagens do sistema. Continue a leitura!
O que é e como funciona o sistema Confirma Fácil?
A solução Confirma Fácil é um conjunto de ferramentas composto de um portal que pode ser compartilhado por embarcadores, transportadores e destinatários. Além de um app a ser utilizado pelos motoristas responsáveis pelas entregas, a plataforma oferece demais alternativas para a operação dos compradores, como: SMS, link dinâmico para dados atualizados sobre as entregas e acesso a um mapa de acompanhamento delas.
Sua principal finalidade é conceder de maneira ágil os dados sobre processos de entregas de cargas, dando visibilidade aos usuários. Considerando que os clientes majoritários são os embarcadores, quando ele contrata a solução, toda a sua rede de transportadores e destinatários passam a ter acesso à plataforma.
Inclusive, o sistema relaciona as remessas com as notas fiscais, de modo que elas podem ser vinculadas aos pedidos, cujas etapas são monitoradas, permitindo uma visão do ciclo do pedido.
O modo mais comum de utilização do Confirma Fácil é receber as NF que já estão no transporte pelo embarcador. Dessa forma, através do Enterprise Resource Planning (ERP), de um Transport Management System (TMS) ou de qualquer outra origem, você receberá os dados de ocorrências de entrega ligados a cada uma das notas que foram enviadas pelas transportadoras, via aplicativo do sistema, por exemplo. Com isso, obtém-se a informação completa sobre o processo, permitindo ter o registro com o comprovante digital e as fotos de possíveis danos ou problemas.
Desse modo, o usuário poderá ver em um mapa todas as entregas ocorrendo, bem como o destinatário, que acompanhará as etapas. Será possível até mesmo acompanhar o veículo se aproximando de sua casa para entregar a mercadoria.
Aliás, ele possui um mecanismo de leitura de imagem para identificar o comprovante de entrega a partir do canhoto de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) digitalizado ou fotografado, trazendo essa informação para o sistema via Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).
Quais são as suas principais funcionalidades e características?
Conforme já mencionado, o principal objetivo do Confirma Fácil é responder rapidamente à pergunta: o que está acontecendo com a nota fiscal X? Os serviços giram em torno dessa questão, apresentando a informação rápida e organizadamente — inclusive, por meio de dashboards preparados que oferecem visualizações adequadas para o gestor logístico.
Para o embarcador, o principal serviço é o apoio à gestão de entregas, com uma visão ampliada do ciclo do pedido. Já para o transportador, ele serve como portal de relacionamento com o cliente embarcador e também permite usufruir sem ônus do app para acompanhamento das mercadorias.
Finalmente, para o destinatário, a solução oferece os processos de acompanhamento, contando com o recurso de verificação de última milha da posição e deslocamento do equipamento de transporte (caminhão, veículo leve, moto ou mesmo bicicleta) sobre o mapa da região.
Diante dessas explicações, é possível concluir que essa plataforma completa traz vantagens importantes, como:
- permite, através do painel de gestão, a observação ágil e criteriosa do panorama de entregas, assegurando a melhor tomada de decisão;
- oferece ao seu cliente a visão clara e precisa de todo procedimento, rastreando a posição de carga de modo que você pode ver ela “chegando”;
- mantém toda a informação disponível, mesmo o comprovante de entrega em formato digital;
- disponibiliza às transportadoras que não tem o recurso, um app para comprovação de entregas pelo motorista/entregador;
- proporciona visibilidade ao ciclo do pedido, acompanhando suas etapas e sua evolução;
- auxilia no monitoramento de fretes em tempo real, até nas ocorrências de transporte;
- concede a confirmação digital das entregas com geolocalização, eliminando a necessidade do canhoto de DANFE e possíveis falhas da transportadora;
- possibilita que todo o sistema de monitoramento de entregas fique na nuvem, reduzindo custos de infraestrutura para sua empresa;
- faz integração via Electronic Data Interchange (EDI) com as transportadoras;
- realiza o rastreamento por link externo.
O Confirma Fácil possui uma mecânica particular para o acompanhamento de entrega, pois seu modelo se assemelha ao utilizado em aplicativos de transporte, acompanhando sua chegada.
Esse modelo, já consagrado por sua clareza e simplicidade, é um dos elementos que diferencia a solução. Além disso, seu front end moderno e intuitivo oferece a melhor experiência de uso do mercado, como atestam as transportadoras, parceiras dos embarcadores usuários da solução.
Na permanente evolução da plataforma Confirma Fácil, os novos recursos a serem implementados trarão ainda mais benefícios a todas as empresas que já a utilizam. Portanto, ela possibilita todo o respaldo da organização mais tradicional no segmento, líder e pioneira em ferramentas e serviços. Para fazer da gestão de fretes uma atividade geradora de recursos para a empresa embarcadora. Não é por acaso que mais de 50 grandes negócios em todo o Brasil adotaram o sistema como sua solução para visibilizar de maneira ágil as entregas.
Uma vez definida a contratação da solução, é preciso estabelecer o processo de migração de dados, que se originam do sistema corporativo (notas fiscais e pedidos) ou das transportadoras (ocorrências de entrega). Com o fluxo das informações estabelecidas e com o cadastramento básico de usuários feitos, realiza-se um treinamento para o início da operação. Por fim, os interessados que desejarem implementar essa solução em seu negócio devem entrar em contato com a empresa para receberem todas as informações ou então acessar o site da plataforma para conhecer mais sobre o sistema e agendar uma demonstração.