Para que haja uma relação saudável entre embarcadores e transportadoras, é indicada a utilização dos BIDs (Bidding Process), pois ambas as partes saem no positivo com esse processo. No mercado de transporte, tal prática ganha mais importância por ser um setor tão competitivo e exigente quanto à eficiência na entrega das mercadorias.
Na verdade, o BID não é uma prática somente do setor de transportes, ele é utilizado em diversas áreas da empresa.
Sendo assim, vamos entender melhor do que se trata esse processo e quais benefícios promove. Boa leitura!
O que são BID’s?
BID é a sigla de Bidding Process, um termo em inglês que pode ser traduzido como “oferecer” ou “convidar”. Trata-se de um convite para apresentação de lances. É usado para reduzir os custos com transporte, selecionando empresas com serviços qualificados.
Como funciona o Bidding Process?
No BID, são avaliados os valores de mercado e prazos para obter informações reais. Com isso, os embarcadores podem negociar ou substituir organizações ineficientes.
Assim, fazem uma lista de prestadores de serviços que já se encontram registrados ou os que se deseja registrar na organização e os selecionam por qualificações e características. Depois, convidam todos a apresentar suas propostas para o transporte a ser feito e vence aquele que ofertar o melhor preço e prazo de entrega.
Por conseguinte, pode-se identificar fornecedores que melhor se ajustam aos requerimentos da logística, garantindo valor justo, contratos mais elaborados, duradouros e entregas dentro do prazo.
No entanto, o BID não é um processo simples, requer uma preparação e conhecimento da área de logística ou compras. Geralmente, é utilizado quando há necessidade de melhorias de atendimento das empresas que prestam serviços para alcançar novos objetivos de entregas e custos.
Quais são as etapas principais dos BIDs?
As principais etapas são: definir o objetivo do BID, os critérios que serão avaliados e quais serão as empresas que poderão participar. Além disso, convidá-las a entrar e escolher aquela que melhor se adequou ao objetivo/processo da contratante.
Quais as vantagens do Bidding Process?
Com o BID, o tomador de decisões terá capacidade de avaliar as demandas econômicas e as complexidades da cadeia de suprimentos e os fornecedores, de modo que garanta e gere valor aos seus serviços. Entretanto, as vantagens não param por aqui. Veja outras, logo abaixo.
Aumento da produtividade
A condução do BID é feita por meio de ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão. Logo, o processo torna-se otimizado, aumentando a produtividade e auxiliando no planejamento logístico, proporcionando ações mais certeiras e gerando melhores resultados visíveis.
Redução de custos
Um gerenciamento mais adequado permite tomar decisões e ações que levam à redução de custos, negociando valores e produtividade em busca de maior eficiência. Nesse sentido, gera redução de despesas operacionais, processos e serviços, inclusive, de tempo, sem perder a qualidade do serviço.
Otimização de processos
O BID é mais rápido e preciso, pois, impacta a escolha dos processos de melhor valor, de acordo com a proposta. Além disso, favorece a obtenção de mais oportunidades de parceria, acarretando uma significativa eficiência operacional.
Igualmente importante é a definição de KPIs (indicadores-chave de desempenho) e SLA’s (acordos de nível de serviço) para serem aplicados na futura operação, visando ao sucesso no atendimento da empresa.
Aumento da produtividade
A cadeia de suprimentos passa por diversas fases e envolve a todos, desde o atendimento de pedidos. Assim, com uma logística integrada, a equipe troca informações, agilizando o processo e proporcionando expansão do negócio. Simultaneamente, os procedimentos são mapeados, assegurando o controle do gestor.
Diminuição de custos
Os embarcadores, ao realizar simulações precisas mediante a volumetria específica, conseguirão reduzir custos. No entanto, não podem se esquecer de acrescentar as tarifas e cotações dos licitantes. A princípio, essa prática ajuda a equilibrar os gastos, operando com preços de mercado.
Planejamento logístico
Já que a logística é formada por atividades gerenciais e operacionais, ambas devem estar alinhadas para que a empresa alcance destaque. Por isso, o planejamento logístico necessita estabelecer objetivos, ajustar variáveis, desenvolver e reunir os recursos adequados, tanto humanos quanto tecnológicos, para ter resultados.
Principalmente, será possível otimizar as operações de armazenagem, distribuição e entrega de insumos e mercadorias a clientes, fornecedores e demais públicos estratégicos.
Integração
Quem pratica BID tem seus processos otimizados, maior produtividade e auxílio do planejamento logístico. Logo, suas decisões são mais certeiras, pois é possível medir e acompanhar as entregas para saber se tudo está ocorrendo conforme seus planos.
Credibilidade
Toda organização pretende gerar credibilidade no setor em que atua, todavia, para isso, são indicados esforços múltiplos. Com o Bidding Process, é possível maximizar qualidade, pontualidade e produtividade porque sua comunicação é fluída e os processos integrados, prevenindo riscos de acidentes. Logo, clientes, stakeholders, empresários e os órgãos estatais têm mais confiança na marca.
Como a Logpartners apoia a construção dos Bidding Process?
A Logpartners é o BPO da GKO, e desta forma, apoia a gestão de fretes, em geral, utilizando o sistema GKO Frete para simulação de fretes, ao comparar preço de uma transportadora atual com outra diferente que você deseja que entre na “competição”. Ou ainda, simulando uma nova tabela de negociação com a mesma empresa de transportes para garantir uma transação mais justa.
Com isso, terá um direcionamento correto de preço, validando ou não os valores praticados pelos já parceiros, ou abrindo oportunidades para outros ingressarem, mostrando o custo/benefício. Na verdade, o BID oferece subsídios para que o setor de compras ou logístico dos clientes possa negociar melhor preço e qualidade no atendimento aos seus consumidores.
Portanto, o embarcador que deseja desenvolver os BIDs pode contar com os profissionais capacitados para isso da LogPartners. Além disso, ela ajudará no recebimento dos comprovantes de entrega, auditoria dos pagamentos indevidos de fretes, registro de atrasos de entrega, reduzindo os desgastes com cliente ou transportadora, além de diversas outras atividades para apoiar o embarcador.
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