Com o aumento da demanda por transporte, impulsionada principalmente pelo crescimento das operações de e-commerce, cada vez mais as empresas embarcadoras sentem a necessidade de terceirizar esse serviço. No entanto, saber como fazer a avaliação de fornecedores é uma tarefa fundamental para o sucesso do negócio.
“Avaliar corretamente os fornecedores dos serviços de transporte, consolidando os itens mais relevantes para cada tipo de negócio, é uma estratégia de suma importância para os processos logísticos nos embarcadores”, destaca Renato Ormelezzi, gerente do escritório de projetos (PMO) da GKO Informática.
Essa análise, de acordo com o especialista, é essencial para evitar perdas, otimizar o serviço de gestão de entregas e aumentar a satisfação dos clientes. Quer saber mais? Continue a leitura para descobrir como avaliar fornecedores de forma adequada e, com isso, melhorar a rentabilidade de seu negócio!
Por que a avaliação de fornecedores é tão importante?
O ponto mais importante é que essa análise evita prejuízos, sejam eles decorrentes de avarias ou perdas nas mercadorias, sejam relacionados a atrasos e outras questões que possam comprometer a credibilidade do serviço de sua empresa, aos olhos do cliente final.
Um exemplo disso, de acordo com Ormelezzi, ocorre quando o embarcador atua no segmento farmacêutico. “Nessa área, um dos cuidados mais relevantes é a condição dos veículos que fazem a coleta da mercadoria no embarcador”, afirma, mencionado a importância da refrigeração.
“Alguns produtos exigem caminhões especiais, com controle de temperatura. Se o fornecedor disponibiliza um veículo fora das condições adequadas, o risco de perda durante o transporte até o cliente é muito grande, o que gera prejuízos diversos”, explica. Assim, segundo ele, o principal objetivo de avaliar os fornecedores é aferir a sua performance e a qualidade do serviço.
Quais as dicas para analisar os serviços dos fornecedores de forma adequada?
O gestor da GKO Informática ressalta que existem alguns itens triviais utilizados na avaliação de fornecedores, que servem para qualquer tipo de negócio. Em sua avaliação, os pontos mais importantes a serem observados são:
- performance de entrega, que analisa se os prazos acordados estão sendo atendidos;
- percentual de mercadorias avariadas, que é um indicador essencial para avaliar a qualidade das entregas e minimizar gastos com perdas de mercadoria por eventuais danos durante o transporte;
- percentual de mercadorias sinistradas, índice com ligação direta com o preço de renovação dos contratos de seguro. Ou seja, quanto maior a quantidade de sinistros, mais cara será a renovação, o que impacta negativamente no orçamento do negócio.
Além disso, o ideal é que as avaliações sejam feitas com uma periodicidade específica. Esse prazo tende a variar conforme a atividade de cada embarcador. “Usando o exemplo das empresas farmacêuticas, a frequência costuma ser menor, muitas vezes mensal, uma vez que a característica dessa modalidade de transporte é mais exigente”, explica Ormelezzi.
Segundo o executivo, em tais casos existe a necessidade de uso de veículos especiais (refrigerados), os quais demandam avaliações frequentes, relacionadas à qualidade e manutenção. “No entanto, isso depende do segmento. Outras áreas varejistas, como o setor de vestuário, costumam manter a avaliação trimestral, com metas que devem ser atendidas pelos seus fornecedores”, ressalta.
Para os embarcadores, quais os benefícios da avaliação de fornecedores?
Ao contratar qualquer tipo de serviço, a avaliação do fornecedor é essencial. No caso do transporte de mercadorias, que inclui questões como qualidade, prazo e preço adequado ao mercado, além de detalhes específicos, como a segurança das entregas, isso é ainda mais importante.
Para os prestadores de serviços logísticos, algumas especificidades são diferenciais para a conquista de credibilidade no mercado:
- as empresas de transporte precisam ter veículos adequados ao tipo de carga, que estejam com a manutenção em dia, de forma a evitar riscos de acidentes ou interrupções por falhas mecânicas;
- os motoristas devem ter certificados específicos relacionados ao tipo de mercadoria transportada, especialmente no caso de cargas perigosas ou frágeis;
- os transportadores devem adotar estratégias de segurança, definindo melhores rotas, considerando ocorrências e mensurando as situações de risco, para garantir a integridade e proteção das mercadorias;
- todo o processo logístico deve ser monitorado de forma remota, de forma que eventuais problemas sejam imediatamente identificados, além de garantir que os veículos estejam percorrendo as rotas mais indicadas.
Assim, fica claro que, para o embarcador, é essencial estabelecer critérios rígidos de avaliação para escolher os seus fornecedores. Afinal, além de isso ser determinante para a imagem perante o cliente, a qualidade do serviço de entrega faz toda a diferença para a segurança da operação.
“Ao trabalhar os pontos de avaliação de seus fornecedores, os embarcadores conseguem identificar as vantagens e desvantagens, e os aspectos fortes e frágeis do serviço prestado pelos transportadores”, observa Ormelezzi.
Segundo o especialista, isso também resulta em uma vantagem competitiva para os embarcadores. “Por exemplo, a identificação de regiões comuns de entrega permite contratar serviços com maior qualidade, competitividade no preço do frete e melhores prazos de entrega”, aponta.
Como a LogPartners pode ajudar neste processo?
A LogPartners, que responde por vários serviços, como auditoria de fretes, gestão de entregas e avaliação de parceiros e fornecedores, entre outros, é uma ferramenta que sinaliza itens e estratégias de análise, os quais se transformam em diferenciais para o negócio.
Com o uso de modelos já testados (e de eficiência comprovada), a LogPartners simplifica a aferição dos serviços das transportadoras. “Essa é uma extensão da funcionalidade de auditoria oferecida pela LogPartners”, ressalta Ormelezzi.
Segundo o executivo, a LogPartners aproveita dados já consolidados, inseridos no sistema logístico, para gerar seus próprios indicadores. “Ou seja, a análise de fornecedores acaba sendo muito mais simples”, explica.
Inteligência de mercado
De acordo com o especialista, uma das grandes vantagens de utilizar o serviço LogPartners é a possibilidade de uso de sua expertise para a negociação. “Temos vivência no fluxo de ocorrência, tratando com atenção questões como reentrega, contatos com transportadoras, recebimentos, entre outras ações do processo logístico”, destaca.
Ormelezzi frisa que os analistas de negócio da empresa conhecem o mercado e têm habilidade para definir as melhores estratégias para cada embarcador. Entretanto, as empresas que já têm um modelo implementado têm, segundo ele, a liberdade de sugerir mudanças ou trazer suas próprias soluções, que serão agregadas à ferramenta.
“Esse é o grande diferencial de usar a LogPartners para a avaliação de fornecedores. O software de apoio utilizado pela LogPartners encaixa o trabalho em suas métricas e avaliações e o seu sistema é implementado conforme as necessidades de cada cliente”, ressalta o executivo.
Quer saber mais sobre as funcionalidades e importância da análise de fornecedores? Entenda como a LogPartners funciona e descubra como trazer maior competitividade ao seu negócio!