A tecnologia não é o futuro dos negócios: é o presente. Sem recorrer a recursos capazes de otimizar processos e de maximizar resultados, fica difícil competir em um mercado cada vez mais dinâmico, volátil e acirrado. Para continuar crescendo, é preciso investir em ferramentas eficientes.
Um bom exemplo é um app para logística, transporte e gestão de entregas. Por meio dele, é possível aprimorar as operações, ofertar um serviço de qualidade, tornar a experiência do cliente mais agradável e, consequentemente, ter mais chances de fidelizá-lo e de melhorar os resultados da organização.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar a importância de uma boa política de gestão de entregas, como aplicá-la, quais os motivos para contar com a tecnologia nesse processo, entre outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!
O que é uma política de gestão de entrega?
A política de gestão de entrega se trata de uma estratégia de controle de fluxos de trabalho direcionada para a organização da forma como uma equipe de logística atua. Tem como finalidade reduzir os riscos e melhorar a qualidade dos processos da empresa, colaborando para que os integrantes do time consigam trabalhar com uma performance contínua de qualidade.
Por meio dessa gestão, é possível acompanhar todas as etapas do processo, desde quando o motorista sai do local de origem até o seu destino final. Assim, fica mais fácil monitorar a operação e adquirir informações relevantes para tomadas de decisões mais acertadas. Por exemplo, localização da frota, ocorrências durante o percurso, status das entregas, controle da jornada do motorista, entre outros aspectos.
Mas para que as expectativas da gestão de entrega sejam atendidas, é fundamental alinhar boas práticas operacionais, tecnologias e metas objetivas.
Por que a gestão de entregas é essencial para o sucesso do negócio?
Uma pesquisa realizada pela Neoassist em 2018 evidenciou que 68% das pessoas estão dispostas a gastar mais em troca de uma experiência de compra melhor. O valor extra, inclusive, é bastante significativo: preços até 20% mais caros seriam positivamente avaliados na hora de optar por um atendimento mais completo.
Os números indicam que, além de boas ofertas, o consumidor está preocupado com outros atributos relacionados à compra. A qualidade da entrega é, sem dúvida, um dos mais evidentes: é preciso caprichar no pós-venda e proporcionar uma experiência alinhada às expectativas do cliente.
A gestão de entregas, por sua vez, é parte importante desse sucesso. Com as compras online aumentando expressivamente — em 2021, as vendas cresceram 35,36% e o faturamento alavancou 48,41%, com a expectativa de um crescimento de 49% para 2022 —, é válido ajustar processos e incorporar soluções capazes de descomplicar as rotinas logísticas.
Diante disso, fica fácil perceber que a preocupação com o transporte de mercadorias, do faturamento à entrega ao destinatário, é uma necessidade urgente. Afinal, não basta oferecer um preço competitivo e, depois de vender, pecar na experiência. Certifique-se de encantar o cliente com um serviço incrível de ponta a ponta.
Uma política de gestão de entrega é indispensável para que as organizações consigam alcançar um padrão de qualidade mais elevado, tendo em vista que ela permite que o negócio tenha menos dificuldades para executar um serviço de ponta para os seus clientes. Isso porque todas as vendas serão entregues dentro dos prazos acordados.
Esse cuidado faz com que os clientes se sintam mais satisfeitos e, consequentemente, a sua fidelização se torna mais simples. Para a empresa, isso é essencial, levando em conta que consumidores fiéis representam fontes de resultados cada vez melhores, além de ajudarem na propagação da marca e na atração de novos clientes.
Como implementar essa política na empresa?
A implementação efetiva de uma política de gestão de entregas requer atenção para que a organização tenha um processo alinhado com as exigências do mercado. Veja, a seguir, algumas boas práticas para a execução dessa atividade.
Planeje as medidas com foco em médio e longo prazos
O primeiro passo é você projetar sua política de gestão de entregas com foco em resultados a médio e longo prazos. Com base nisso, a instituição precisa detectar os seus objetivos e alinhar os processos conforme o que foi estabelecido. Assim, todos os fluxos de trabalho vão contribuir para a empresa ser mais competitiva e conseguir atingir suas metas.
Leve em conta as demandas do negócio
A estratégia de gestão também precisa estar ligada aos problemas existentes no presente. Portanto, converse com os integrantes da equipe de logística para compreender os principais problemas que eles enfrentam. Isso vai ajudar na criação de medidas eficazes para resolver as demandas do negócio.
Controle o estoque
O controle de estoque é uma prática essencial para uma boa política de gestão de entregas. Afinal, ele garante que os itens estejam bem organizados e livre de falhas de armazenamento. Possibilita também que a empresa realize suas rotinas de maneira ágil e dê o direcionamento adequado às demandas.
Estipule indicadores de performance
Os indicadores de performance colaboram para que os gestores encontrem problemas rapidamente e os solucionem da melhor forma. Por esse motivo, a organização sempre deve usá-los de maneira estratégica, tanto para mensurar a qualidade do serviço prestado como para entender as lacunas existentes e, assim, evitá-las.
Acompanhe as atividades
O monitoramento das tarefas executadas auxilia o negócio a checar o estado da linha de produção em tempo real. Verificando a evolução do fluxo da cadeia logística frequentemente, as equipes podem corrigir erros em setores com gargalos e otimizar suas estruturas operacionais para adaptá-las às demandas existentes.
Avalie os impactos das ações empregadas
Após a aplicação das práticas desenvolvidas para a gestão de entregas, é preciso avaliar os seus impactos. Essa medida vai possibilitar que o gestor encontre eventuais melhorias e veja se há alguma questão que necessita de ajustes. Com isso, a equipe poderá ajustar suas atividades de uma forma mais dinâmica e conforme as expectativas do negócio.
Treine o time
Os treinamentos são práticas bastante significativas para que qualquer mudança na empresa funcione. Eles ajudam os colaboradores a se adequarem rapidamente à nova realidade, evitando falhas e aumentando a motivação. Também contribuem para que as ações empregadas na empresa sejam menos onerosas e mais ágeis.
Aposte na tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada para que a companhia alcance seus objetivos, além de adquirir um processo de gerenciamento robusto. Ferramentas de gestão de fluxo de trabalho centralizam rotinas e aprimoram o acesso a informações. Ao mesmo tempo, as soluções de estoque minimizam erros e ajudam o negócio a ter mais foco nas operações relacionadas ao core business.
Manter uma equipe logística em pleno funcionamento sem ter que lidar com falhas é um grande desafio. Por esse motivo, as organizações devem estar atentas e procurar melhores estratégicas para terem êxito na rotina, já que qualquer erro pode levar a problemas que venham a prejudicar as finanças do negócio.
Por que investir em tecnologia?
Administrar as entregas é um aspecto básico para o sucesso logístico de qualquer companhia, além de proporcionar um impacto direto nos resultados. Conforme a empresa se expande, fica ainda mais complicado manter um controle manual, o que aumenta a necessidade de melhorar os processos.
Para ter uma operação mais rápida, o mercado tem disponibilizado inovações capazes de atender aos mais variados segmentos, inclusive na logística. Nesse ramo, é possível contar com ferramentas que permitem o acompanhamento em tempo real de cada etapa da entrega e demais atividades em geral.
Algumas empresas investem somente em recursos de roteirização, mas contar com uma gestão de entregas completas possibilita ir além de criar rotas mais eficazes. Afinal, dá para cuidar melhor do processo de distribuição, carregar os veículos na ordem de entrega e identificar diversos tipos de problemas que possam interferir nos processos.
Ajuda também a suprir uma falta de controle que pode trazer uma série de situações negativas para a operação. É o caso de descumprir os prazos, ter que percorrer uma distância maior, demorar mais tempo que o previsto em determinando local, entre outras circunstâncias que vão, consequentemente, gerar aumentos de combustível, insatisfações do cliente e demais infortúnios decorrentes do não uso da tecnologia.
Como funciona um app para gestão de entregas?
Com um app para gestão de entregas, os motoristas conseguem realizar anotações das fases das entregas, inserindo dados a respeito daquelas que foram concluídas e demais ocorrências. Dessa forma, o embarcador consegue acompanhar todo o processo de distribuição de produtos em tempo real e executar as medidas que forem necessárias para assegurar que sejam entregues no prazo acordado.
Uma vantagem de contar com essa solução é que ela pode ser instalada em smartphones. Logo, confere mais praticidade para o dia a dia dos membros da equipe de logística e torna o gerenciamento de entrega mais eficaz.
Qual a importância de um app para gestão de entregas?
A tecnologia é uma poderosa aliada na potencialização logística do seu negócio. Um app integrado de entregas, por exemplo, é capaz de otimizar o transporte e alavancar a experiência do cliente — somando pontos na fidelização do consumidor.
Se você ainda não se convenceu de que precisa implantar soluções alinhadas às exigências do mercado, convém entender a importância e as principais vantagens de incorporar um app de logística e transporte à sua operação o mais rápido possível. Confira!
1. Informações em tempo real
O mercado moderno é volátil e altamente disputado. Não se trata apenas de conquistar o maior número possível de clientes, mas também de estruturar uma operação robusta, escalável e competitiva. As tecnologias de gestão, principalmente aquelas que conferem mobilidade às tarefas rotineiras, são ferramentas importantes para negócios em crescimento.
No caso das entregas, obter dados em tempo real faz toda a diferença na efetividade operacional. Com o Confirma Fácil, por exemplo, é possível reunir informações de diversas fontes e integrá-las aos aplicativos mobile da solução. O resultado disso é o melhor possível: no que diz respeito ao transporte de mercadorias, os gestores têm ampla visibilidade e total controle.
2. Armazenamento digital do canhoto
A auditoria de entregas também desponta como um recurso essencial às operações enxutas, eficientes e produtivas. Com a disponibilidade de um app para gerir as entregas, por exemplo, o armazenamento de comprovantes — que, em última escala, continuam sendo imprescindíveis — tornou-se uma atividade mais fácil com a digitalização.
O Confirma Fácil, solução inovadora da GKO, trabalha com um app para facilitar o controle dos canhotos. A tecnologia permite a digitalização do comprovante e viabiliza o rastreamento de entregas com geolocalização, eliminando a necessidade de manter a DANFE impressa.
3. Redução de custos com infraestrutura
Quando o assunto é a gestão eficiente de entregas, um dos principais benefícios é a redução de custos. Nesse aspecto, a tecnologia é, sem dúvida, uma excelente aliada dos bons resultados. Uma coisa é certa: quanto mais integrada for a sua operação, mais lucrativa a sua empresa será.
Um app aplicado na gestão de entregas ajuda tanto na geolocalização quanto na digitalização do comprovante assinado, garantindo que a entrega foi efetivamente feita no lugar certo e para o destinatário correto.
Além disso, o acompanhamento de status em tempo real evita que, em caso de problemas, as respostas demorem a chegar à ponta da cadeia. Afinal, quando o assunto é transporte, agilidade é a palavra de ordem!
4. Análise de indicadores
O dashboard estruturado é um dos grandes diferenciais das tecnologias de logística e transportes. No Confirma Fácil, o cockpit de controle fica disponível em uma só tela, oferecendo uma enorme gama de indicadores e gráficos.
O objetivo da solução é proporcionar uma visão global de Business Intelligence (BI), favorecendo as decisões estratégicas da gestão. A ferramenta permite, ainda, que o usuário personalize o modo como as informações são apresentadas, moldando-as da forma mais conveniente às análises.
5. Roteirização simplificada
A realização do cálculo de maneira automática viabiliza um replanejamento rápido do trajeto em caso de necessidade de alteração de rotas. Dessa forma, será possível assegurar a pontualidade nas entregas, proporcionando uma experiência mais agradável aos clientes, além de fazer com que o entregador consiga alcançar suas metas.
6. Melhor planejamento das entregas
O recebimento dos pedidos de coleta e entrega pode ser realizado por meio eletrônico, tendo em vista que uma boa solução tem interface para receber e enviar arquivos dentro dos formatos, evitando retrabalhos, além de acelerar a entrada de informações no sistema, emissão de documentos fiscais etc.
7. Segurança na informação repassada ao cliente
Pode acontecer de os arquivos físicos se perderem, se deteriorarem ou serem extraviados. Da mesma forma, os arquivos de computador armazenados de maneira usual podem ser danificados, corrompidos ou acessados por hackers, o que pode gerar muitos transtornos para a empresa.
Esse problema pode se tornar ainda maior se algum cliente solicitar algum dado sobre comprovantes de entrega ou alguma ocorrência e a instituição não tiver para oferecer. Com a solução, as informações serão sempre atualizadas e protegidas por backups rotineiros, feitos dentro do próprio sistema.
Isso proporciona tranquilidade para todos os envolvidos, levando em conta que todos terão certeza de que nenhum dado importante será perdido e, caso aconteça, existem diversos backups para manter a segurança dos arquivos.
8. Facilidade na comunicação
Por meio do uso do aplicativo, a comunicação entre motoristas e gestores fica mais prática. Outro recurso é que o histórico de conversas no chat fica registrado, simplificando a consulta futura de dados, caso haja necessidade.
Organizações que usam outras formas de comunicação com os motoristas (telefone, por exemplo) não apresentam a vantagem de manter um registro das informações trocadas. Sendo assim, poderão passar por dificuldades se futuramente precisarem ter acesso a elas.
9. Diminuição do número de reentregas
O acompanhamento em tempo real possibilita que o embarcador execute as ações que forem apropriadas, como pedir a correção do endereço, informar o cliente sobre algum imprevisto que vá gerar alguma atraso, combinar o melhor horário para entrega, e assim por diante.
Essa simplicidade para obter informações viabiliza uma redução considerável no volume de reentregas, tendo como consequência a minimização dos custos extras, já que ocorre uma menor necessidade de novas tentativas de entregas.
10. Minimização de falhas
Qualquer erro na entrega pode ocasionar problemas financeiros graves. Por mais competente que seja o responsável, é comum que aconteçam falhas eventualmente em alguma etapa do processo, levando em conta que controlar entregas requer atenção total do colaborador, além de revisões para analisar se tudo está funcionando de acordo com o esperado.
Essa quantidade de tarefas faz com que seja impossível fazer um trabalho bem-feito em longo prazo somente com práticas tradicionais, e uma tecnologia adequada vai ser a aliada ideal nesse processo.
11. Aprimoramento na gestão operacional
Essa melhoria é possível devido aos indicadores disponíveis na ferramenta. O sistema, no decorrer do tempo, vai apontar se houve alguma alteração na produtividade, nos custos, na agilidade na entrega e até mesmo na lucratividade.
Com essas informações, será possível detectar, de maneira mais precisa, quais ações implementadas pelo gestor foram positivas para a empresa e quais não geraram os resultados esperados. Essa visão geral fornecerá subsídios relevantes para fundamentar o planejamento de melhorias na organização.
12. Capacidade de atender mais clientes
Pelo fato de as entregas se tornarem mais simples, eficientes e econômicas, a empresa poderá firmar contratos complexos, ficando habilitada a atender a grandes pedidos, o que normalmente seria mais difícil de acontecer sem o auxílio das inovações tecnológicas.
A consequência disso é o aumento no número de parceiros, fazendo com que o negócio se destaque entre os concorrentes e se torne uma referência no ramo de atuação.
13. Melhoria da experiência do cliente
Uma má experiência na entrega da mercadoria pode levar a uma reclamação ou até mesmo à perda de um cliente. Por outro lado, uma experiência agradável é quase uma garantia de fechamentos de novos negócios.
Sendo assim, evitar atrasos e manter o consumidor bem informado a respeito da localização do produto vai ajudar a conquistar a sua fidelidade e a mostrar como o negócio se preocupa com o processo de compra em geral.
Como escolher o app ideal?
Uma dúvida frequente que surge é como escolher um app de logística, transporte e gestão de entregas ideal. Pelo fato de existirem muitas opções no mercado, é normal você não saber direito como agir. Nesse caso, o caminho é considerar fatores como:
- experiência e reputação da empresa fornecedora;
- funcionalidades da ferramenta;
- opinião dos clientes;
- oferecimento de recursos de otimização de rota, acompanhamento da frota e apresentação de métricas de desempenho;
- rastreamento de motorista, já que beneficia a empresa e seus clientes, que poderão ter acesso e verificar onde estão seus produtos;
- facilidade de manuseio do recurso;
- suporte oferecido.
Esses são apenas alguns aspectos a serem analisados durante a sua pesquisa. Aqui, também é importante levar em consideração qual solução está mais adequada às necessidades e às demandas do negócio.
Como o Confirma Fácil pode ajudar a otimizar a gestão de entregas?
O Confirma Fácil é o sistema para visibilidade de entregas da GKO Informática. Com ele, é possível confirmar entregas com geolocalização e monitorar o processo de forma ampla — do pedido à entrega, com registros de ocorrências em tempo real —, valendo-se da tecnologia SaaS (Software as a Service).
A solução permite, ainda, acompanhar entregas auditadas a partir de comprovantes digitalizados, gerar relatórios analíticos e construir indicadores precisos, garantindo uma operação mais enxuta e uma tomada de decisão mais assertiva. Tudo para que as entregas sejam duplamente transparentes: mais seguras para a sua empresa e mais eficazes para o consumidor.
Além disso, o Confirma Fácil é um sistema 100% em nuvem, o que contribui para reduzir os custos de infraestrutura. Com ele, você tem mais liberdade e autonomia para automatizar atividades puramente operacionais para, então, ter mais tempo para pensar no que realmente faz a diferença na estratégia do seu negócio. Conte com o app de logística e transporte para isso!
Conseguiu perceber a importância de um app de logística, transporte e gestão de entregas? O investimento nessa tecnologia vai garantir à sua empresa vários benefícios, como redução de erros, maior economia, otimização do fluxo de trabalho, aumento da segurança, facilidade de comunicação etc.
Tudo isso é fundamental para que o negócio tenha uma cadeia de produção que funcione de forma plena e que seja capaz de proporcionar uma experiência mais satisfatória aos clientes e melhores resultados.
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